SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 2 de 20SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 3 de 20SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 4 de 20SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 5 de 20SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Mais Imagens+ 15

  • Arquiteto Responsável: Lorcan O’Herlihy, FAIA
  • Equipe De Projeto: Donnie Schmidt (PM), Damian LeMons, Lilit Ustayan, Chris Faulhammer, Ian Dickenson, Abel Garcia
  • Cidade: Los Angeles
Mais informaçõesMenos informações
SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 12 de 20
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Através da sua materialidade e forma, o projeto de LOHA para o complexo de moradias de estudantes e professores SL11024, aborda sensivelmente a condição histórica do seu lugar e sua difícil topografia, criando um novo modelo de desenvolvimento urbano que enriquece a comunidade acadêmica. 

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 6 de 20
© Iwan Baan

Situado em frente aos apartamentos Strathmore, de Richard Neutra, no bairro de Westwood de Los Angeles, este complexo de moradia de estudantes e acadêmicos de 31 unidades e serviços recreativos, rende homenagem ao seu vizinho pela excelência que proporciona à comunidade e ao complexo, além de sua conexão com os espaços limitantes do campus UCLA. Após conversas com os clientes e líderes da comunidade, LOHA desenvolveu um esquema que responde as considerações do bairro consolidado, requisito do extenso programa do cliente e o local único de implantação.

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 15 de 20
Planta baixa - primeiro pavimento

Ao dividir o edifício em dois volumes, LOHA foi capaz de integrar de maneira eficiente a volumetria geral da estrutura com a paisagem existente, além de proporcionar ventilação cruzada aos apartamentos e definir um caminho claro através das circulações da propriedade. Os volumes do edifício são movimentados para baixo, ao longo da inclinação natural da rua e chegam a sua altura mais baixa em frente ao monumento modernista de Neutra. Este gesto remete ao próprio projeto icônico, amplificando as brilhantes estratégias do local inseridas neste vizinho de alto perfil. 

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 9 de 20
© Iwan Baan

Para agregar espaços verdes em desenvolvimentos urbanos densos, o edifício incorpora terraços ajardinados nos distintos níveis, criando áreas ao ar livre para os estudantes. Ao recuar a forma, LOHA cria o acesso desde cada nível até a cobertura e a um pátio, proporcionando e fomentando espaços vitais de encontro para a comunidade. Esta continuidade de terraços comuns, desde o nível da rua até a cobertura, são um poderoso gesto urbano e arquitetônico que oferece uma conexão de múltiplas camadas, tanto dentro do edifício, como em relação à comunidade circundante. 

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 4 de 20
© Iwan Baan

A envolvente do edifício, feita através de painéis de metal branco sólidos, perfurados e ranhurados, projeta a vitalidade incrustada dentro da forma e das funções do projeto. Uma placa de fibrocimento pintada com oito camadas de verde cria um efeito degradado que enraíza a base do edifício e confere leveza a estrutura superior. O verde delineia os recortes na forma do edifício, indicando vazios para a circulação e os espaços de reunião.

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 17 de 20
Planta baixa - quinto pavimento

O sistema de revestimento desfaz o limite entre a calçada e a massa do edifício, gerando um efeito de animação na ondulação entre a sombra e a luz que rompe a escala das superfícies das paredes.

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 5 de 20
© Iwan Baan

Este projeto é parte do compromisso contínuo de LOHA em abordar e elevar as condições urbanas difíceis. Aqui, o escritório abraçou a topografia única de um terreno inclinado para desenhar um projeto de múltiplas facetas, tornando-se um atrativo para o tecido urbano, cada vez mais denso e dinâmico, de Westwood.

SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects - Imagem 10 de 20
© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Los Angeles, CA, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects" [SL11024 / Lorcan O’Herlihy Architects] 24 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791766/sl11024-lorcan-oherlihy-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.