Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés

Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 2 de 21Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 3 de 21Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 4 de 21Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 5 de 21Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Mais Imagens+ 16

Toulouse, França
  • Cliente: Vidjanagni
  • Escritório Projeto: SLH
  • Cidade: Toulouse
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 6 de 21
© TAA : T. Cecconi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe seis apartamentos no centro histórico da cidade de Toulouse, na Avenida Garonnette. Dois elementos históricos explicam as particularidades do local: a divisão em lotes do bairro e a seca em 1954 do Garonnette, antigo braço do rio Garona. O terreno, longo e estreito, está localizado, portanto, na planície de inundação do rio e sua profundidade pode chegar aos 4 m.

Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 18 de 21
Planta

Nesta área, o tecido urbano é diferenciado: armazéns, casas particulares, moradias coletivas, todas apresentam distintos gabaritos e estéticas arquitetônicas. O projeto tem como objetivo destacar as qualidades do lugar e do entorno: uma árvore notável em seu limite norte, um caminho pedonal ao longo do riacho que cria a sucursal do rio na Avenida Garonnette e a exuberante vegetação e jardins do hotel Clary em frente ao terreno. A análise das construções circundantes guiou o posicionamento dos volumes construídos e os espaços vazios dentro do local para estimular as vistas à estes notáveis elementos.

Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 3 de 21
© TAA : T. Cecconi

O terreno limita-se ao sul com casas geminadas, ao norte com uma casa e seu jardim e na parte posterior com o pátio de um edifício de apartamentos. Os acessos pedonais e de veículos encontram-se na Avenida. A fachada do térreo está recuada para criar um espaço protegido fora da entrada. O piso térreo, livre de qualquer apartamento, abre-se sob os volumes dos apartamentos dos andares superiores e acomoda o estacionamento para veículos e bicicletas.

Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 11 de 21
© TAA : T. Cecconi

O projeto consiste em dois cubos sucessivos implantados ao longo do terreno, cada um composto por três apartamentos de dupla exposição. Uma escada exterior central situada no centro permite o acesso aos apartamentos. Todos os apartamentos dispõem de terraço privado e abertura ao pátio central. Já os apartamentos na lateral da rua contam com um segundo terraço que oferece uma vista sobre a paisagem urbana verde. 

Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 19 de 21
Corte

A fachada da rua está revestida em sua totalidade por uma pele metálica de aço corten, composta por persianas nos pavimentos superiores e painéis sólidos na fachada recuada do térreo. O revestimento também integra as instalações da iluminação exterior, assim como os elementos técnicos e as portas de acesso pedonal, tudo revestido em corten. Nas fachadas das plantas superiores, a pele de aço corten se torna uma tela composta por lâminas fixas que se abre como um acordeão, criando uma animada fachada quando estão abertas e uma superfície transparente quando estão fechadas. A fachada posterior é feita de maneira similar a fachada da rua, enquanto que, nos limites compartilhados, a fachada norte e a fachada sul possuem vistas aos edifícios existentes e estão revestidas em sólidos painéis de aço corten colorido. O espaço do pátio se destaca por um filtro composto de lâminas de aço corten cortadas ao longo de padrão curvado. Estes elementos fixos nas bordas das lajes das varandas, preservam a intimidade dos terraços dos apartamentos.

Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 7 de 21
© TAA : T. Cecconi

Ao utilizar um único material para a construção, se enfatiza a clara e consistente imagem do projeto em um contexto circundante heterogêneo. A gama de usos do aço corten mostra o potencial deste material, sendo utilizado como fachada, revestimento de cobertura, chapas perfuradas, sólidas, portas e persianas. O uso da mesma chapa de aço nos limites partilhados acentua a unidade almejada por este projeto.

Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés - Imagem 12 de 21
© TAA : T. Cecconi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenue de la Garonnette, 31000 Toulouse, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Yaoitcha / Taillandier Architectes Associés" [Yaoitcha Residence / Taillandier Architectes Associés] 24 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791531/residencia-yaoitcha-taillandier-architectes-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.