O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sala De Concerto
  4. Letônia
  5. Volker Giencke
  6. 2015
  7. Sala de Concertos Grande Âmbar / Volker Giencke

Sala de Concertos Grande Âmbar / Volker Giencke

Sala de Concertos Grande Âmbar / Volker Giencke
Sala de Concertos Grande Âmbar / Volker Giencke, © Indrikis Stūrmanis
© Indrikis Stūrmanis

© Aigars Prūsis © Indrikis Stūrmanis © Indrikis Stūrmanis © Indrikis Stūrmanis + 20

  • Planejamento Geral

    Giencke & Company – Latvija PS, Riga
  • Planejamento

    Volker Giencke & Company, Graz
  • Gestão de Projeto

    Petra Friedl
  • Acústica

    Müller BBM, Karlheinz Müller, Munich/Planegg
  • Técnico de Palcos

    Bühnenplanung Walter Kottke, Bayreuth; Waagner Biro Austria Stage Systems AG, Vienna

  • Engenharia Estrutural

    Johann Birner, Graz
  • Conceito Tecnologia Construtiva

    Altherm Engineering, Hans Haugeneder, Baden/Viena

  • Iluminação

    Bartenbach Lichtlabor, Christian Bartenbach, Innsbruck 
Landscape planning: Paul Giencke
  • Associados

    SIA Arhitekta J. Pogas Birojs, Riga
  • Construção

    SIA Merks, Riga
  • Construção Metálica

    UPTK, Liepaja
  • UPTK, Liepaja

    Riga Chair, Riga
  • Mais informações Menos informações
© Indrikis Stūrmanis
© Indrikis Stūrmanis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo arquiteto Volker Giencke, a Sala de Concertos Grande Âmbar foi inaugurada no ano passado em Liepāja, Letônia. Deste modo se completa a primeira e mais transcendental fase de um projeto de múltiplas etapas, prevendo a construção um distrito urbano cultural. Em 2003, o arquiteto venceu o concurso internacional de arquitetura para um novo centro cultural no tradicional porto no Mar Báltico. 

© Giencke&Company
© Giencke&Company

“Grande Âmbar" possui uma estrutura monolítica, cônica e levemente retorcida com uma fachada transparente de cor âmbar. A fachada envolve o trabalho irregular da estrutura de concreto construída ao redor do elemento mais importante do edifício, uma grande sala de concertos com uma capacidade para mais de 1000 espectadores. A grande sala em si está rodeada pelas salas da Orquestra Sinfônica de Liepaja e salas de instrução e ensaio da Escola de Música, produzindo assim uma mistura favorável de espaços para fomentar a comunicação entre artistas, estudantes e professores. Uma Sala de Câmara adicional, situada em baixo da Sala de Concertos, assim como um Estúdio de Ballet, um cenário experimental e um hall de entrada, Bar e Clube de Música no quinto pavimento completam o conceito espacial.

© Indrikis Stūrmanis
© Indrikis Stūrmanis

A Sala de Concertos também pode ser adaptada para congressos, exposições e recepções através da elevação do fosso da orquestra e cadeiras do coro. Por outro lado, "Civita Nova" oferece um espaço extra de 2000 m² de espaço para eventos multifuncionais, respondendo assim à ideia do arquiteto de um lugar de reunião para todo tipo de propósitos, de livre acesso para as pessoas de Liepaja. 

Planta Baixa
Planta Baixa

O arquiteto também desenvolveu o conceito de acústica juntamente com Karlheinz Müller / Müller-BBM, de Munique, que obtiveram excelentes resultados, com uma acústica baseada no princípio de um vinhedo ovalado e repleto de terraços. No teto, 14 tubos refletores com acabamento espelhado inundam a sala de concertos com a luz do dia, criando um ambiente único em seu interior. 

© Indrikis Stūrmanis
© Indrikis Stūrmanis
Corte
Corte
© Merks Ltd
© Merks Ltd

A luz também possui um papel fundamental na fachada do Grande Âmbar. Acoplada a estrutura metálica cuidadosamente entrelaçada, sua fachada de vidros na cor de âmbar banha os interiores com uma confortável luz quente. Durante a noite, o edifício se converte em um elemento transparente e luminoso, tornando seu interior e algumas de suas funções visíveis no exterior. Durante o dia, a fachada externa se ilumina com diferentes cores e matrizes proporcionando impressões impressionantes. Tanto em arquitetura quanto seu conteúdo, este efeito simbólico enfatiza a conexão do Grande Âmbar com a cidade, um novo marco da Liepaja moderna.

© Indrikis Stūrmanis
© Indrikis Stūrmanis

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Concertos Grande Âmbar / Volker Giencke" [Great Amber Concert Hall / Volker Giencke] 20 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791479/grande-sala-de-concertos-de-amber-volker-giencke> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.