EILD 2016 - Encontro Ibero-americano de Lighting Design

Falta pouco para o início do EILD 2016 e a essa altura você já deve ter suas passagens para Ouro Preto garantidas. Caso não tenha se programado ainda, explicamos aqui tudo o que está por vir na 4ª edição do EILD, a ser realizado em Ouro Preto de 21 a 24 de setembro de 2016.

O Encontro Ibero-americano de Lighting Design é um convite ao participante para explorar a temática dos processos criativos, inerentes à toda profissão. Sendo um ENCONTRO, o EILD busca reunir profissionais e estudantes de diversas disciplinas e culturas para ampla discussão sobre o tema, incentivando a troca de experiências e impressões entre os participantes e a cidade.

É um evento de formato diferenciado, uma mistura de atividades, incluindo palestras, mostra de projetos ibero-americanos, percursos sensoriais e investigativos pela cidade, intervenções urbanas, cinema, experiências sensoriais sobre a luz e interação com soluções de iluminação.

A interface comunicativa e estrutural deste evento é um aplicativo para celulares, no qual os participantes encontrarão a programação e toda informação prática.

O processo tem início com o roteiro Sentidos Urbanos, na qual se rompem padrões e se aprende que, para observar uma cidade, não basta utilizarmos apenas a visão e encontrarmos o que já era esperado, mas é preciso sentir o lugar sem o ver. Desorientar-se, perder-se e reencontrar-se. O Roteiro Sensorial reflete em suas ações, expectativas, agenda e te ensina a ver outra vez.

As palestras são o fio condutor de conteúdo do evento. Com Charles Watson, escocês e educador, aprenderemos a reescrever o processo criativo. Cristina Simão, brasileira arquiteta e urbanista, compartilhará sua pesquisa sobre a evolução da relação entre os habitantes e a própria cidade ao longo da história. Daniele Quercia, italiano engenheiro e cientista, nos mostrará como uma pequena mudança de foco dá origem a uma série de resultados inesperados que podem modificar nossa percepção e abrir um novo leque de processos e soluções. O quarto palestrante será anunciado em breve!

Os 7.L.I.G.H.T.S.et alimentarão o intelecto, permitindo a exploração de diversos aspectos e qualidades da luz através da experiência com a cor, a comunicação, as sombras, a percepção, as tecnologias aplicadas, a poética e os materiais. Sete espaços que tornam possíveis intercâmbios de conhecimento com profissionais como Eli Sirlin, Paolo Portaluri, Margarida Bernardo, Alfredo Garcia, Diana Joels, Salvador Islas e Horácio Medina.

O Espaço de Interação deve estimular a interação entre os participantes e os patrocinadores ouro. Cada uma das empresas escolheu um produto, que se relaciona a um dos temas do EILD, para representar a identidade de sua marca. Além disso, duas Intervenções Urbanas serão construídas ao longo do evento através da interação dos participantes, autores e habitantes da cidade. No espaço “Casa dos Contos” será possível conferir 30 projetos que apresentam um Panorama da iluminação na Ibero-América atualmente.

Todas estas dinâmicas fazem sentido como conjunto de atividades, um jogo de descobertas e construções individuais e coletivas na cidade, tendo como base a luz e sua experimentação.

Os integrantes do EILD poderão desfrutar também de uma visita ao museu Inhotim, concedido por nosso patrocinador Schreder. O maior espaço de arte contemporânea ao ar livre do planeta, no qual é possível contemplar mais de 500 obras únicas entre as quais encontramos trabalhos de Olaffur Eliasson, Yayoi Kutsama e Chris Burden. Um espaço incomparável no qual ecologia, arte e ação social estão presentes.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "EILD 2016 - Encontro Ibero-americano de Lighting Design" 17 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791446/eild-2016-encontro-ibero-americano-de-lighting-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.