Resultados do concurso #016 Projetar.org - Infopoint Olimpíadas

O Concurso 016, promovido pela Projetar.org, propôs aos estudantes que projetassem um Infopoint na orla da praia de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro, que possa servir como ponto de apoio e centro cultural para a cidade do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas 2016. O concurso contou com 65 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros.

Integraram o júri Caio Calafate arquiteto pela PUC-Rio (2010) e mestre em Projeto de Arquitetura pela mesma instituição, premiado em primeiro lugar no concurso nacional para o edifício acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa e recebeu segundo prêmio no concurso para o MIS-PRO, o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org e Vitor Garcez que é arquiteto e urbanista formado pela PUC-Rio com mestrado em artes visuais pela UFRJ. fundador do OCO, seu estúdio em parceria com Juliana Sicuro, onde propõem pensar o espaço como foco do projeto arquitetônico através de um processo experimental e multidisciplinar.

1º LUGAR
Equipe: P234 - Kim Ritter Veit e Tamara Olivo Goularte
Instituição de Ensino: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo/RS

Primeiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Segundo o jurado Caio Dias, é digno de nota no projeto a exploração do tema com refinamento e preocupação estrutural condizente. De acordo com Caio Calafate, "o trabalho promete muitas experiências interessantes através de um grid estrutural regular e da ideia do abrigo, que de fato é revelada no espaço criado". Já Vitor Garcez destacou ser interessante na proposta a criação de um espaço de livre apropriação.

2º LUGAR
Equipe: SOPA - Caio Nepomuceno, João Pedro Pujoni Facury, Thomaz Yuji Baba, Lucas Yosuke Leonel Fukuda 
Instituição de Ensino: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte/MG

Segundo Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

O jurado Caio Dias apontou que a equipe "conseguiu realizar uma proposta criativa através de um tema conhecido, entretanto de forma inusitada e criativa". Caio Calafate acredita que a proposta "tem o mérito de criar um espaço indefinido e aberto" enquanto Vitor Garcez destacou ser interessante na proposta a inserção e uso de formas orgânicas.

3º LUGAR
Equipe: MM2 - Daniela Moro, Gabriel Tomich e Pedro Junger 
Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba/PR

Terceiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

O jurado Caio Calafate destacou que a proposta "usa solução correta da estrutura tubular, que permite a flexibilidade do uso e do espaço. É uma arquitetura silenciosa, que por um lado revela uma poética, mas por outro pouca ousadia e experimentação". Vitor Garcez destacou na proposta "a bela apresentação e uma sutileza na inserção da estrutura".

MENÇÃO HONROSA
Equipe: STEDELIJK - Maiara Luchi Camilotti e Pedro Henrique Magalhães
Instituição de Ensino: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte/MG

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Os jurados ressaltaram a liberdade da forma da proposta e a criação de uma praça para a calçada.

MENÇÃO HONROSA
Equipe: ATELIÊ 57 - Ana Carolina Jucá Moreira Dias, Joana da Silva Pacheco, Julia Estellita Vieira e Isabela Rozental
Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC RIO - Rio de Janeiro/

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Os jurados destacaram que o projeto implanta-se paralelamente ao mar, permitindo permeabilidade entre dentro e fora, entre a experiência de caminhar na praia, estar na praia e visitar o infopoint, gerando um espaço potente em termos de vivência. 

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

O concurso de arquitetura 017 ESCOLA DO SAMBA já está com suas inscrições abertas. É proposto aos estudantes criar um espaço social e cultural dedicado à este estilo musical na região do centro histórico do Rio de Janeiro, objetivando sua perpetuação por meio do ensino e a apresentação deste que é o estilo musical mais característico do Brasil.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Resultados do concurso #016 Projetar.org - Infopoint Olimpíadas" 18 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791441/resultados-do-concurso-number-016-projetarg-infopoint-olimpiadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.