O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. Colômbia
  5. Plan:b arquitectos
  6. 2015
  7. Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos

Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos

Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos
Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos, © Alejandro Arango
© Alejandro Arango

© Alejandro Arango © Alejandro Arango © Alejandro Arango © Alejandro Arango + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Puerto Triunfo, Puerto Triunfo, Antioquia, Colômbia
  • Gestão de projeto

    Felipe Mesa, Federico Mesa
  • Equipe de trabalho

    Carlos Blanco, Clara Restrepo
  • Área

    1144.24 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este parque educativo faz parte de uma nova rede de edifícios públicos de pequeno porte que foram planejados pela Prefeitura de Antioquia, distribuídos em oitenta de seus municípios. Esta nova rede é, na verdade, um amplo projeto educativo de caráter público em coordenação com as comunidades municipais, e pretende levar educação de qualidade a diversas regiões do estado. Todos os parques educativos possuem programas similares e um espaço público singular. Este tipo de projeto planejado pela Prefeitura de Antioquia permitiu realizar um trabalho colaborativo entre grupos de representantes do município, do governo e os arquitetos. Através de simples reuniões a comunidade expressou seus desejos e necessidades a respeito do projeto educativo e arquitetônico por meio de textos e desenhos.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Puerto Triunfo é um município localizado às margens do Rio Cauca, na região oeste de Antioquia, a uma altura de 150 metros acima do nível do mar, que possui um ecossistema de floresta úmida tropical. Sua população é formada por agricultores, vaqueiros, pescadores e comerciantes, e sua mancha urbana consiste em uma trama regular e plana de quadras baixas, dispostas ao longo do rio, com um parque central, amplo e repleto de árvores. O lote destinado ao parque educativo localiza-se na esquina de uma quadra periférica, porém próxima ao Parque, e conectada à Casa da Cultura. Em alguns terrenos baldios ao redor do parque, evidencia-se como a vegetação tropical vai absorvendo as construções abandonadas, tornando-as agradáveis e diversas. Os desenhos e demandas da comunidade concentram-se no desejo de ter um edifício com salas flexíveis, espaços amplos, frescos, e com uma manutenção simples. Tais solicitações foram articuladas com as características urbanas do lote, e com o programa educativo definido pela municipalidade.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango
Vista
Vista
© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Este edifício pretende contemplar a quadra e participar da trama urbana existente, e, por isso, é um edifício regular e compacto. Sua estrutura em concreto reforçado atua de maneira simultânea como suporte, fachada, controle bioclimático e espaço para o crescimento de vegetação nativa. Pilares inclinados e vigas foram dispostos principalmente no perímetro, tornando os espaços internos os mas flexíveis possível. Os fechamentos verticais foram construídos com telas metálicas e paredes perfuradas que permitem a máxima ventilação cruzada. No primeiro pavimento há um espaço múltiplo e flexível, e no segundo salas modulares. Os dois pavimentos são conectados por meio de uma rampa paralela à facada principal em dois patamares. Este é um edifício resistente ao clima tropical e permeável, construído com materiais econômicos e técnicas locais.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Plan:b arquitectos
Escritório
Cita: "Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos" [Mi Yuma Educational Park / Plan:b arquitectos] 11 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791150/parque-educativo-mi-yuma-plan-b-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.