O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escritórios
  4. Emirados Árabes Unidos
  5. ibda design
  6. 2015
  7. Hai D3 / ibda design

Hai D3 / ibda design

  • 17:00 - 11 Julho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Hai D3 / ibda design
Hai D3 / ibda design, Cortesia de Hai D3
Cortesia de Hai D3

Cortesia de Hai D3 Cortesia de Hai D3 Cortesia de Hai D3 Cortesia de Hai D3 + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Dubai - Dubai - Emirados Árabes Unidos
  • Arquitetos Responsáveis

    Wael Al Awar e Kenichi Teramoto
  • Equipe de Projeto

    Yuka Takeuchi, Sho Ikeya, Takeshi Harikai, Takuma Fujisaki, Makoto Udagawa, Lloyd Fontilla
  • Área

    1877.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
Cortesia de Hai D3
Cortesia de Hai D3

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hai d3 é um conceito criado como espaço de incubação para o desenvolvimento de taletos criativos locais emergentes no centro de EUA, o 'Design District' de Dubai. Esta é para ser uma instalação temporária com um programa de cinco anos de uso e com tempo de construção de oito meses. O complexo está pensado para receber uma variedade de eventos, exposições, trabalhos colaborativos e mostras para fomentar o crescimento dos diferentes campos de arte e design no Oriente Médio. 

Cortesia de Hai D3
Cortesia de Hai D3

A estrutura foi desenhada como um bairro, evidenciando o fato de que o master plan de todo ode Dubai estava destinado a incentivar uma comunidade de artistas da região. Inspirado na eficiência do planejamento urbano tradicional do bairro árabe, as linhas gerais do projeto foram dispostas para criar espaços abertos que são trabalhados através de 'bolsões' ajardinados que servem como pátios para cada um dos edifícios do complexos. Estes pátios não somente complementam a natureza industrial da arquitetura, mas também promovem atividades e, em consequência, a vitalidade do local. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Estes edifícios são formados com o uso de contêineres reciclados de 12 metros de comprimento, toda a transformação é feita manualmente com uma consideração cuidadosa em preservar sua forma crua industrial. A aplicação destes contêineres de transporte permite uma construção rápida e uma desmontagem que abre possibilidades para re-fabricar a arquitetura se for necessário. Seus desenhos diferentes de empilhamento e composição foram projetados para responder diretamente o programa. Galerias de arte, um ateliê, uma biblioteca, espaços de venda, assim como uma cafeteria e salas de culto foram introduzidos nos edifícios, dispostos em função do uso da instalação. Também foram criados edifícios anexos, agregando contêineres de 6 metros para serviços, banheiros e armazenamento, assim como uma peça de acesso. Um elemento que não somente acolhe as pessoas do bairro, mas também serve como espaço multiuso para que os artistas possam utilizar para projeções de filmes, reuniões ou oficinas ao ar livre. 

Cortesia de Hai D3
Cortesia de Hai D3

Sustentabilidade foi a chave no desenvolvimento da obra, levando em conta iniciativas de construção ecológica da região. Resfriamento passivo, através de contêineres implementados como 'túneis de vento', distribuídos por todo o local. Estas torres eólicas promovem a ventilação natural através da captura de fortes correntes de ventos que os canalizam até os pátios. Além disso, a iluminação passiva é empregada nos edifícios com o uso de janelas do chão ao teto e luzes laterais, já que, a abundância de luz solar é intrínseca em Dubai. Os vãos também emolduram tanto a paisagem do lugar como o horizonte construído da cidade. 

Corte
Corte

Este projeto, com o uso de formas limpas e simples, e vistas singelas porém acolhedoras, oferece aos seus usuários uma plataforma de flexibilidade que acolhe o dinamismo do seu trabalho sendo utilizada como um meio de impulsionar a indústria criativa do Oriente Médio.

Cortesia de Hai D3
Cortesia de Hai D3

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
ibda design
Escritório
Cita: "Hai D3 / ibda design" [Hai D3 / ibda design] 11 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791117/hai-d3-ibda-design> ISSN 0719-8906