Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene

Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene

Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 2 de 17Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 3 de 17Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 4 de 17Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 5 de 17Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Mais Imagens+ 12

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bella Luce, Deca, Docol, Fademac, Franke, Portobello, Primalinea
Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 2 de 17
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o princípio, os proprietários demonstraram sua preferência por um ambiente limpo, organizado e fluido, de forma que o imóvel padrão, entregue pela construtora, se transformasse em um cenário que refletisse suas personalidades.

As referências visuais trazidas pela família, que remetiam a sua origem nipônica, se tornaram o ponto de partida para o projeto. Formas simples, iluminação sutil, materiais naturais e reinterpretações de elementos da arquitetura japonesa foram as escolhas para compor o novo cenário.

Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 10 de 17
© Haruo Mikami

O terceiro quarto da planta original, cedeu lugar para um escritório reversível, ligado a sala de estar. A integração do antigo ambiente criou maior amplitude, ventilação e iluminação natural para a nova sala, que se tornou o coração da casa.

Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 12 de 17
Planta Baixa

No ponto focal do projeto, uma caixa em madeira Freijó envolve a sala de jantar e se torna o elemento de acolhimento em meio ao concreto presente no espaço. Ao redor da caixa, o essencial se harmoniza e ganha sentido, como em um Bentô japonês.

Separada por painéis corrediços, a cozinha pode ser integrada de acordo com a necessidade. Com os painéis abertos , a fluidez entre os ambientes é reforçado pela continuidade do piso.

Ao se fechar, as portas de ferro e vidro translúcido mantém a privacidade e permitem a passagem de luz, criando uma atmosfera meditativa.

Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 15 de 17
Elevação
Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 16 de 17
Elevação

A mesma linguagem se estende para os demais ambientes, onde o concreto, a madeira e o monocromatismo tomam suas formas mais simples e essenciais para traduzir a alma dos moradores.

Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene - Imagem 6 de 17
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília, Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Bentô / Studio Clarice Semerene" 09 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791057/apartamento-bento-semerene-arquitetura-interior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.