Repossi Place Vendome / OMA

Repossi Place Vendome / OMA - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: OMA; OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cymat Technologies Ltd., Goppion
  • Arquiteto Local: DATA Architectes
  • Engenharia Estrutural: Batiserf 
  • Instalações: BET Louis Choulet
  • Vitrines De Parede E Mecânicas: Goppion
  • Vitrines Autonômas: Sice-Previt 
  • Desenho De Espelhos: Sabine Marcelis Studio
  • Parceria: Ippolito Pestellini Laparelli
  • Equipe: Antonio Barone, Paul Cornet, Leonardos Katsaros, Francesca Lantieri, Kate Lee, Francesco Moncada, Silvia Sandor
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© OMA. Diagrama Place Vendome

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta para os 90 m² de Repossi Place Vendome divide a loja em três espaços distintos contextuais: rua, galeria e salão de beleza. Baseados na ideia de que a coleção de joias será experimentada e vivida em três distintas velocidades de compra - rápido, lento e muito lento - cada pavimento responde aos diferentes ritmos.

© Cyrille Weiner, Cortesy of Repossi

O piso térreo é o espaço mais público. Funciona como uma extensão da rua proporcionando uma experiência rápida de loja. O primeiro pavimento é uma galeria, o nível em que a coleção inteira da Repossi é exibida. O subsolo é um salão de beleza. O espaço mais íntimo da boutique, onde está o serviço personalizado para clientes e permite uma exploração paciente de peças especiais.

© OMA. conceito da loja
© OMA. conceito do projeto
© OMA. conceito da experiência

A ideia subjacente para o projeto foi a síntese entre arquitetura e exibição, usando todo o espaço como um cenário para a produção de Repossi. Foram utilizados materiais não convencionais, enfatizando esta relação e se afastando da joalheria típica. Foram desenvolvidos espelhos coloridos especiais em colaboração com a designer holandesa Sabine Marcelis, estes apresentam diversos graus de reflexões e refrações de cor. O revestimento de alumínio - simples e espuma - dobra o volume da escada e amplia cada pavimento.

© Cyrille Weiner, Cortesy of Repossi

O movimento é um componente integral do projeto. A parede no térreo é concebida como uma grande vitrine giratória com três lados alternos: um espelho bronze, um espelho tradicional e um sistema de visualização. Desenvolvida em colaboração com a marca italiana Goppion, a instalação cinética é vitrine e arquitetura ao mesmo tempo, transformando o espaço conforme se adapta às distintas funções. Se as joias não são visualizadas, o térreo se transforma num vazio puro, deixando o espaço livre para ilimitadas ocupações. No concorrido contexto de vendas de Place Vendome, propor um "vazio" é uma forma de luxo.

© OMA. vitrine - primeiro pavimento

A escada, de imponente presença na loja, foi projetada pela superposição de dois sistemas verticais: uma massa sólida escavada que se estende entre o térreo e o subsolo, e um fio de luz suspenso que flutua entre o térreo e o primeiro nível.

© Cyrille Weiner, Cortesy of Repossi

Sem a necessidade de responder às exigências tradicionais de exibição de joias, a nova loja cria um ambiente imersivo, onde a joia é sutilmente incorporada em um vazio arquitetônico.

© Frans Parthesius
© Frans Parthesius
© Frans Parthesius

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Repossi Place Vendome / OMA" [Repossi Place Vendome / OMA] 07 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790895/repossi-place-vendome-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.