Zechner & Zechner projetam edifício corporativo em pátio de um edifício histórico de Viena

O escritório vienense Zechner & Zechner foi premiado com o primeiro lugar em um concurso para projetar um edifício corporativo no pátio do histórico edifício Rossau Barracks, no centro da cidade de Viena. A proposta do escritório, intitulada “Floating Double-X,” é inspirada na simetria de seu contexto e adiciona um bloco minimamente invasivo no espaço do pátio existente.

Cortesia de Zechner & Zechner

O desafio do concurso era projetar um novo edifício de escritórios com espaço para 400 funcionários do Ministério da Defesa Nacional e dos Esportes dentro do pátio do Rossauer Barracks. Graças ao status do quartel de um monumento distinto da cidade, a solução exigiu uma abordagem delicada. Zechner & Zechner optou por minimizar as interferências entre o novo e o antigo edifício. 

Cortesia de Zechner & Zechner

Utilizando-se do conceito arquitetônico de "dupla simetria", o novo edifício, em planta, tem a forma de um X duplo, alinhado com os eixos dos edifícios existentes. A fachada é recoberta por um sistema espelhado que reflete as elevações do quartel, criando um complemento visual ao edifício original.

Cortesia de Zechner & Zechner

A estrutura também é imponentemente funcional e ecológica; colunas irregulares e delgadas elevam o edifício 5,5 metros acima do solo, permitindo que os usuários continuem a travessia do pátio de forma livre. Além disso, tecnologias passivas permitem que o projeto atinja os níveis mais altos de eficiência energética e sustentabilidade. Com o emprego destas técnicas, o consumo de energia para calefação, refrigeração e iluminação é minimizada e os pedestres podem fazer uso da sombra criada pelo edifício para escapar do calor em dias quentes de verão.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Zechner & Zechner projetam edifício corporativo em pátio de um edifício histórico de Viena" [Zechner & Zechner Place New Office Building into Vienna Barracks Courtyard] 03 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790577/zechner-and-zechner-place-new-office-building-into-vienna-barracks-courtyard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.