Encontro Pós-FLIP 2016 recebe autores da feira literária de Paraty em São Paulo

Os autores Francesco Careri e Benjamin Moser, convidados da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) serão os palestrantes do encontro Pós-FLIP 2016, nos dias 05 e 06 de julho, em São Paulo. A ação é resultado da parceria do Sesc São Paulo com a Casa Azul, Escola da Cidade, Folha de S. Paulo e as editoras Companhia das Letras, GGBrasil e Planeta.

Gratuitos e abertos ao público os encontros acontecem no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF), das 10h30 às 12h30. A participação do público se dará mediante a retirada de ingressos, distribuídos com 1 hora de antecedência, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Entrada gratuita limitada à lotação da sala.

No dia 05 haverá ainda caminhada pós-evento, pela região da Bela Vista, e uma roda de conversa organizada pela Vila Itororó Canteiro Aberto.

05/07 (terça-feira)

10h30
O primeiro encontro será com o autor Francesco Careri, autor de Walkscapes - O caminhar como prática estética (Ed. GGBrasil, 2015). Este livro narra uma história da percepção da paisagem através do ato de caminhar: do nomadismo primitivo às vanguardas artísticas do começo do século XX, da Internacional Letrista à Internacional Situacionista, do minimalismo à land art. Francesco Careri revisa algumas das propostas históricas que conceberam o ato de deambular não só como uma ferramenta de configuração da paisagem, mas como uma forma autônoma de arte, um instrumento estético de conhecimento e de modificação física do espaço atravessado, que se transforma em intervenção humana.

O debate será centrado na ‘Prática artística e observação do território urbano’, com mediação da arquiteta e professora da Escola da Cidade, Carol Tonetti.

15h
Após uma pausa para o almoço, os participantes se reencontram no CPF para seguir em uma caminhada até a Vila Itororó Canteiro Aberto, juntamente com Francesco Careri, passando pelo bairro do Bixiga, com uma parada no icônico Teatro Oficina (projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi), e nos baixios dos viadutos à sua frente, terminando no acesso à Vila Itororó, pela Rua Pedroso, número 238. Não é necessária inscrição para esta atividade.

19h
Metropoliz é o nome dado à ocupação existente na Zona Leste de Roma, na qual vivem dezenas de famílias de diferentes locais do mundo. A partir da experiência de Francesco Careri neste projeto, a proposta dessa conversa é lançar outro olhar sobre as tensões entre moradia e cultura que atravessam a história da Vila Itororó. A conversa entre os participantes e o autor será mediada pelo antropólogo Fábio Zuker. Estas atividades do período da tarde são realizadas com o apoio da Vila Itororó. Não é necessária inscrição para esta atividade.

Local: Vila Itororó Canteiro Aberto. Rua Pedroso, número 238. Metrô São Joaquim.

06/07 (quarta-feira)

Para encerrar os Encontros com Autores Pós-FLIP 2016 em São Paulo, o escritor e historiador americano Benjamin Moser vai ao CPF na quarta-feira, dia 6 de julho, às 10h30, para uma fala sobre seu mais recente livro, Autoimperialismo (Editora Planeta, 2016), onde reúne três textos escritos por ele entre 2014 e 2016 que desfazem a visão comumente difundida acerca da arquitetura moderna brasileira e as realizações que dela descendem.

O debate será mediado pela arquiteta e professora da Escola da Cidade, Ligia Nobre.

Sobre os autores:
Francesco Careri (Roma, 1966) é arquiteto e professor do departamento de estudos urbanos, do laboratório de projetos e do curso de artes cívicas da faculdade de arquitetura da Università degli Studi Roma Tre, um curso totalmente peripatético em que se caminha interagindo in situ com os fenômenos urbanos emergentes; desde 2011, é diretor do programa de pós-graduação “Artes arquitetura cidades” da mesma universidade. Foi cofundador, em 1995, do Laboratorio d'Arte Urbana Stalker/Osservatorio Nomade e é autor do livro Constant. New Babylon, una città nomade (Turim, Testo & Immagine, 2001).
Benjamin Moser (Houston, 1976) é o autor de Clarice, biografia de Clarice Lispector publicada nos Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Portugal e Holanda. Como tradutor e editor das obras de Lispector em inglês, universalizou a escritora, trabalho que foi compensado com o primeiro Prêmio Itamaraty de Diplomacia Cultural. Assina uma coluna no New York Times.
As palestras fazem parte da programação Pós-FLIP, com bate-papos e encontros com importantes nomes da literatura mundial presentes na Flip, no CPF Sesc e Sesc Consolação.

Mediação:
Carol Tonetti (São Paulo, 1974) é arquiteta, mestre em Projeto, Espaço e Cultura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e doutoranda no mesmo programa. É professora na Escola da Cidade desde 2004, onde coordena a sequência de disciplinas voltadas aos meios de expressão e desenho. Articula diferentes parcerias e estratégias de ação em projetos com escalas e temporalidades distintas, aproximando arte e arquitetura. Sua produção volta-se tanto para a prática artística, como para projetos arquitetônicos de exposições e espaços transitórios e de edificações. Integra O Grupo Inteiro desde 2015, é curadora e coordenadora do projeto Contracondutas, com Ligia Nobre.

Ligia Nobre (São Paulo, 1973) é pesquisadora, arquiteta e curadora, opera nos cruzamentos entre arte e arquitetura. Mestre pela Architectural Association School of Architecture e doutoranda em Estética e História da Arte, no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA USP). Atuou na curadoria dos projetos MANO FATO MANO, no Centro Cultural São Paulo; X Bienal de Arquitetura de São Paulo; dentre outros. Codirigiu a plataforma exo experimental org e foi pesquisadora e assistente de ensino no ETH Studio Basel - Contemporary City Institute. Integra o Grupo Inteiro. Professora da Escola da Cidade e curadora e coordenadora do projeto Contracondutas, com Carol Tonetti.

Escola da Cidade
A Flip + Sesc São Paulo, por meio do Centro de Pesquisa e Formação e a Escola da Cidade, por meio do Projeto Contracondutas, realizam a apresentação dos dois autores na Festa Literária em São Paulo em uma ação pioneira, que tem como objetivo se repetir em próximas edições. As duas Instituições já mantêm outras ações em conjunto, como a realização das duas últimas edições do Seminário Internacional de Projeto Urbano, um dos eventos mais significativos e celebrados na Escola da Cidade, que recebe convidados nacionais e internacionais de reconhecido prestígio e organiza conferências e debates abertos ao público, estudando com profundidade um tema contemporâneo.

Projeto Contracondutas
O Projeto Contracondutas se origina de uma atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo ao escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema- enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o Projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e impactos nas cidades, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

Flip 2016
Com curadoria de Paulo Werneck, a 14ª edição da Flip, realizada de 29 de Junho a 03 de Julho, homenageia a poeta Ana Cristina Cesar (1952-83), expoente da geração da Poesia Marginal, que nos anos 1970 se firmou distribuindo edições caseiras no Rio de Janeiro, ao largo do mercado editorial e sob o peso da ditadura militar, fundando uma vertente marcante na poesia brasileira contemporânea.

Sesc
O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Foi criado em 1946, por iniciativa do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, que o mantém e administra. Ampliando o compromisso da instituição no campo da cultura, e compreendendo a educação como uma ação permanente, o Sesc implantou em agosto de 2012 o CPF Sesc, que se constitui como um espaço articulado entre produção de conhecimento, formação e difusão. Contribui, assim, para propiciar trânsitos e trocas entre o saber fazer da instituição, os dados, informações e pesquisas existentes, e as temáticas permanentes, transversais e emergentes envolvendo educação e cultura.

ENCONTRO COM AUTORES PÓS-FLIP 2016
• Dia 5 de julho, terça-feira
10h30 - Francesco Careri - Centro de Pesquisa e Formação
15 horas - Caminhada até a Vila Itororó
19 horas – Roda de Conversa com Francesco Careri na Vila Itororó

• Dia 6 de julho, quarta-feira
10h30 - Benjamin Moser - Centro de Pesquisa e Formação

Classificação indicativa: 12 anos.
Ingressos: Grátis - retirada de ingressos 1h antes do início da atividade
Locais:  Centro de Pesquisa e Formação - Rua Dr.Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista. Tel.: 3254-5600
Vila Itororó Canteiro Aberto - Rua Pedroso, número 238. Metrô São Joaquim.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Encontro Pós-FLIP 2016 recebe autores da feira literária de Paraty em São Paulo" 02 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790556/encontro-pos-flip-2016-recebe-autores-da-feira-literaria-de-paraty-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.