O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Estados Unidos
  5. Diller Scofidio + Renfro
  6. Museu de Arte da UC Berkeley & Arquivo de Filmes Pacific / Diller Scofidio + Renfro

Museu de Arte da UC Berkeley & Arquivo de Filmes Pacific / Diller Scofidio + Renfro

  • 13:00 - 29 Junho, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Museu de Arte da UC Berkeley & Arquivo de Filmes Pacific / Diller Scofidio + Renfro
Museu de Arte da UC Berkeley & Arquivo de Filmes Pacific / Diller Scofidio + Renfro, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan © Iwan Baan + 15

Museu de Arte da UC Berkeley & Arquivo de Filmes Pacific / Diller Scofidio + Renfro, © Iwan Baan
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício foi projetado por Diller Scofidio + Renfro, escritório conhecido por projetos como o parque elevado High Line em Nova York; o museu The Broad, em Los Angeles; e o Instituto de Arte Contemporânea, em Boston. Localizado no cruzamento das ruas Oxford e Center, bem em frente ao campus da UC Berkeley, o novo BAMPFA irá fornecer espaços exemplares para exposições e exibições de filmes, e acesso às coleções históricas e contemporâneas do BAMPFA de arte e cinema. O novo edifício servirá como o centro de artes visuais da Universidade e um destino para amantes da arte e de cinema - alunos, residentes locais e visitantes de todo o mundo.

O novo BAMPFA integra o estilo Art Deco da antiga fábrica de impressão da UC Berkeley, de 4460 metros quadrados com uma nova estrutura de 3252 metros quadrados. O edifício terá um total de 7710,95 metros quadrados, com 2323 metros quadrados de espaço de galeria.

Implantação
Implantação

Os visitantes poderão desfrutar de duas salas de cinema (com 232 e 33 lugares, respectivamente), um anfiteatro para performances, quatro centros de estudos para a arte e cinema, uma sala de leitura, um laboratório de arte, um café e uma tela de LED numa praça ao ar livre. Com a apresentação de mais de quatrocentas exibições de filmes e até vinte exposições de arte por ano, bem como uma extensa agenda de programas públicos e performances, o BAMPFA será a âncora do distrito de artes do centro de Berkeley.

As versáteis galerias de exposição irão acomodar uma gama enciclopédica de obras de arte. A sala de cinema principal está equipada com projeção do mais alto nível para todos os formatos populares - incluindo DCP, 35mm e 16mm - acústica altamente sofisticada, e um sistema de som de classe mundial da Meyer Sound.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Arquitetura

O BAMPFA selecionou o escritório de design interdisciplinar mundialmente conhecido Diller Scofidio + Renfro para o projeto devido à sua capacidade única de conectar instituições a contextos urbanos e públicos, e por seu sucesso comprovado em integrar reutilização adaptativa de estruturas históricas com um design novo e dramático nas principais iniciativas culturais urbanas. O projeto do DS + R apoia a missão do BAMPFA e aumenta a sua capacidade de fornecer à comunidade experiências de arte e cinema excepcionais. "O novo lar para o BAMPFA vai alavancar sua localização entre o centro de Berkeley e o campus UC, fornecendo acesso visual e físico sem precedentes de seus programas tanto para os visitantes quanto transeuntes casuais", afirma Charles Renfro, sócio do DS + R. "O BAMPFA vai se tornar um novo centro social e cultural para toda a região."

© Iwan Baan
© Iwan Baan

"O projeto mescla o antigo e o novo para criar uma interface permeável entre a instituição e o público", Renfro continua. "O corpo flexível da nova estrutura, envolto entre os edifícios ortogonais dos anos 1930 e seus cantos agudos, cria uma dramática espinha pública que começa como um café em balanço marcando a entrada do edifício, e culmina em um teatro na outra extremidade do terreno. A forma escultural do volume do teatro reinterpreta o estilo Art Deco do prédio de imprensa da década de 1930 numa linguagem contemporânea de superfícies paralelas e aço inoxidável formado com precisão. "Enquanto isso, o telhado original do edifício, em dente de serra e virado para norte, é mantido, fornecendo luz indireta natural para as galerias de arte. No final da Rua Addison, a nova estrutura é integrada com uma grande tela de LED numa praça ao ar livre para projeções públicas.

Corte
Corte
Planta Térreo
Planta Térreo
Corte
Corte

Atributos Especiais

O mestre marceneiro Paul Discoe fabricou elementos de marcenaria que adicionam um calor natural para o edifício. 

© Iwan Baan
© Iwan Baan

O artesão construiu os acentos em patamares do espaço de performance, o balcão de admissões, e o balcão e as prateleiras da loja do BAMPFA usando madeira recuperada dos pinheiros das Ilhas Canárias que foram removidas do terreno antes da construção.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Janelas ao longo da fachada da Rua Center do antigo edifício da imprensa foram ampliadas, permitindo que os transeuntes olhem para dentro do prédio e vejam a Parede de Arte, uma superfície interior de 18,28m x 7,62m com vista para o espaço de atuação em vários níveis. O BAMPFA encomendará criações de artistas de todo o mundo para murais temporários nesta parede monumental duas vezes por ano. Para a abertura, o artista chinês Qiu Zhijie produzirá uma obra inspirada no jardim literati chinês.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Babette, o popular café do BAMPFA, se projeta sobre a Rua Center, oferecendo vistas deslumbrantes em direção à Golden Gate e às colinas de Berkeley; ele também oferece vislumbres das galerias e do espaço de atuação. Um novo atributo do café será um lounge noturno, Swig's, que complementará o que Babette oferece, com um menu especial de comida e bebida. O café pode ser acessado sem pagar ingresso.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Diller Scofidio + Renfro
Escritório
Cita: "Museu de Arte da UC Berkeley & Arquivo de Filmes Pacific / Diller Scofidio + Renfro" [UC Berkeley Art Museum & Pacific Film Archive / Diller Scofidio + Renfro] 29 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790334/uc-berkeley-art-museum-and-pacific-film-archive-diller-scofidio-plus-renfro> ISSN 0719-8906