Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Enrique Mora Alvarado
  6. 2014
  7. Casa Convento / Enrique Mora Alvarado

Casa Convento / Enrique Mora Alvarado

Casa Convento / Enrique Mora Alvarado
Casa Convento / Enrique Mora Alvarado, Cortesia de Enrique Mora Alvarado
Cortesia de Enrique Mora Alvarado

Cortesia de Enrique Mora Alvarado Cortesia de Enrique Mora Alvarado Cortesia de Enrique Mora Alvarado Cortesia de Enrique Mora Alvarado + 26

  • Construção

    Enrique Mora Alvarado
  • Edição de Fotos

    Vicente Gaibor del Pino
  • Cliente

    Luzmilla Giler

TERRENO

A casa está localizada em Convento, área rural na costa equatoriana com um belo entorno natural onde existem grandes bosques de bambu, um pequeno riacho e duas montanhas - um cenário perfeito para o projeto e para gerar o vínculo com a paisagem que os proprietários queriam.

Corte
Corte

CONDICIONANTES

Como muitos dos projetos de arquitetura, o orçamento foi um limitante importante. O projeto não poderia custar mais do que $15,000, razão pela qual foi fundamental o uso de recursos locais e o tratamento de material in loco. A mão de obra local desconhecia o processo construtivo com bambu, então os membros da família foram capacitados para colaborar, que também aplicaram seus conhecimentos empíricos na construção. Outro limitante foi a distância da obra, que fica em uma região afastada, o que exigiu do arquiteto praticidade e linguagem clara no processo construtivo. 

Cortesia de Enrique Mora Alvarado
Cortesia de Enrique Mora Alvarado

CONSTRUÇÃO

Para a execução do projeto, foram utilizados aproximadamente 900 bambus e 8 troncos de árvores de "laurel” para estrutura secundária e paredes de recobrimento, extraídos do terreno onde está a casa. No processo de extração do material, onde participaram a família e os trabalhadores locais, foram experimentadas diferentes técnicas de corte e cura de bambu, permitindo que tais técnicas possam ser aplicadas no futuro pela população local.

Planta Baixa
Planta Baixa

PROGRAMA

A casa incorpora elementos tradicionais das construções e do litoral equatoriano para estabelecer um diálogo entre a arquitetura vernacular e a contemporânea. Está separada do solo para permitir circulação de ar e para que não fosse afetada em caso de inundações. É um programa simples que conta com três quartos, área social e de serviço (copa+cozinha+sala+banheiro) conectadas através de um espaço social intermediário que se abre completamente para o entorno, permitindo que a vegetação se introduza e atravesse a casa. Neste espaço foram incorporadas redes, jardim suspenso que lembra a "hera" do campo e um jardim térreo para demarcar o acesso principal.

Nos fundos da casa está a cozinha externa onde está o fogão a lenha para manter a tradição da cozinha manabita, além de isolar a fumaça produzida no ato de cozinhar. No quarto da avó está uma varanda que permite a conexão visual com um bosque de bambu, contínuo à casa. Um sistema de portas e janelas dobráveis é utilizado para permitir diversas configurações de abertura dependendo do nível de privacidade, uso, hora e nível de relação interior e exterior que os usuários da casa necessitavam, gerando um espaço dinâmico e em constante mudança.

Axonométrico Explodido
Axonométrico Explodido

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Enrique Mora Alvarado
Escritório
Cita: "Casa Convento / Enrique Mora Alvarado" [Convento House / Enrique Mora Alvarado] 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790333/casa-convento-enrique-mora-alvarado> ISSN 0719-8906