Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos

Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 2 de 13Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 3 de 13Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 4 de 13Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 5 de 13Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Mais Imagens+ 8

Cascais, Portugal
  • Arquitetos: Fragmentos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Pierinelli
Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 8 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno tem um formato triangular e a casa distribui-se em “L”, formando pátios e terraços voltados a Sul e a Poente para zonas de Pinhal e Golf dos Oitavos/Quinta da Marinha. Cada um dos lados do “L” desempenha uma função de habitação distinta, uso privado (no lado paralelo à rua) e uso social (no lado perpendicular à rua).

Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 2 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 11 de 13
Planta 0

A entrada principal é feita na intersecção, marcada por uma reentrância na fachada e por um plano (perpendicular) com revestimento a “Laminan” Negro. A entrada de serviço é a Norte, não visível da Rua. As exigências do projeto foram decisivas: Era imperioso minimizar o prazo de instalação e as necessidades de manutenção futura. A instalação do “Corian” foi a solução para todo o Piso 0. Assim, as fachadas foram totalmente revestidas ou em “Corian” em “Aço-Corten” (Piso 1), ou “Laminan” (entrada).

Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 7 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

A fachada voltada para a Rua (a Nascente) é praticamente “cega” e funciona como uma grande parede de proteção visual para o interior do lote, e da casa, permitindo privacidade em toda a casa voltada a Sul e Sudoeste (lado do Sol e da vista, do jardim e da piscina). Esta fachada é caracterizada por um longo envidraçado (em baixo) junto ao espelho de água.

Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 5 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Foi criada uma ponte de vidro (ponte em rampa) entre a sala de jantar e a sala de estar para iluminar a circulação do piso inferior.

Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 13 de 13
Corte

As pérgulas exteriores, em todas as fachadas Sul e Poente, são em estrutura de aço e cobertura em ripado de madeira de IPÊ. No Piso 0, estes terraços e estas pérgulas ladeiam e enquadram a piscina em tons de areia.

Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 10 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Os arranjos exteriores foram pensados para se poder circular em redor de toda a casa, rampeado, sempre acessível.

Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos - Imagem 6 de 13
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quinta Da Marinha / Fragmentos" [House Quinta Da Marinha / Fragmentos] 26 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790233/casa-quinta-da-marinha-fragmentos-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.