O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Studio [+] Valéria Gontijo
  6. 2015
  7. Casa Cubos / Studio [+] Valéria Gontijo

Casa Cubos / Studio [+] Valéria Gontijo

Casa Cubos / Studio [+] Valéria Gontijo
Casa Cubos / Studio [+] Valéria Gontijo, © manufatura creative
© manufatura creative

© manufatura creative © manufatura creative © manufatura creative © manufatura creative + 38

  • Arquitetos

  • Localização

    Brasília, Brasil
  • Arquitetura

    Studio [+] Valéria Gontijo
  • Área

    1150.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Autora

    Valéria Gontijo
  • Co-Autoras

    Isabela Moura e Isabela Valença
  • Paisagismo

    Ana Paula Róseo
  • Cálculo estrutural

    Situare Engenharia
  • Execução e gerenciamento de obra

    Multiambiental Engenharia
  • Iluminação

    Lumini
  • Mais informações Menos informações
© manufatura creative
© manufatura creative

Descrição enviada pela equipe de projeto. Todo o processo de concepção da Casa Cubos começou com a necessidade de uma fachada cega, respeitando a privacidade que os moradores buscavam. Mas, em contraponto a condição inicial, foi proposto que, da volumetria básica e monolítica, fossem retirados volumes criando uma espécie de jogo de cheios e vazios. Surgindo então, os cubos, elementos marcados por extensos painéis de madeira emoldurados por chapas de aço.

A escolha do concreto aparente foi aceita desde o começo, agregando toda a plástica que o projeto necessitava. Uma casa, prática, funcional, atemporal e que pudesse ser inserida no contexto de uma cidade jovem e modernista como Brasília. O casal e seus dois filhos aceitaram o desafio de toda a execução como realização de um sonho.

© manufatura creative
© manufatura creative

Madeira, concreto, aço – uma trilogia que marcou as fachadas, revestimentos e elementos em todo o projeto. Além do aspecto brutalista e moderno que o partido buscava. Foi importante aproveitar o “peso” do concreto para alcançarmos os planos cegos das fachadas, mas, ao mesmo tempo os grandes vãos dos espaços foram possíveis pelo uso de estruturas metálicas aliadas ao concreto armado e protendido.

© manufatura creative
© manufatura creative

Para o casal era importante uma integração única entre living, jantar e gourmet. Para isso, foram adotadas grandes portas de vidro que pudessem ser recolhidas entre paredes, garantindo a formação de um espaço único, quando necessário. Ainda no térreo, um cinema para 12 lugares atendeu a paixão pela 7ª arte da família, que adora receber amigos.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Já o pavimento superior foi concebido respeitando a privacidade de cada quarto, que se unem pela varanda principal com largura de 2m. Para garantir a ventilação e iluminação naturais, claraboias e pergolados foram empregados, bem como o uso de venezianas de madeira, que possibilitam a ventilação dos espaços sem perder a privacidade. O piso segue único em todos os ambientes (madeira cumaru), trazendo aconchego ao uso em larga escala do concreto.

Isométrica
Isométrica

O paisagismo (concebido pelo escritório da paisagista Ana Paula Róseo) e todo o projeto luminotécnico (Lumini), foram feitos em parceria com o Studio de arquitetura que visa sempre a integração de todas as etapas da obra a fim de manter uma unidade em todo o resultado final.

© manufatura creative
© manufatura creative

Enfim, como resultado, uma arquitetura de linhas retas, sem excessos. Jamais pensamos em casas e obras exuberantes. Já dizia Mies van der Rohe: "Menos é mais"! E, sabendo que todo cliente é único, escutá-los com toda a atenção merecida, facilita nosso trabalho e a realização de um sonho de um projeto que possa ser de fato executado.

© manufatura creative
© manufatura creative

Além de tudo, Brasília é, sem dúvidas, estimulante para a prática de nossa profissão. A arquitetura moderna da cidade representa toda a exploração das possibilidades construtivas da época, o que também procuramos transpor aos projetos. Estamos sempre em busca dessa evolução, trabalhando a estrutura das obras, os grandes vãos, eliminando o desnecessário. Com foco que o importante é criar projetos compatíveis e cuidadosos com essa arquitetura pura da cidade.

© manufatura creative
© manufatura creative
Cita: "Casa Cubos / Studio [+] Valéria Gontijo" [Cubes House / Studio [+] Valéria Gontijo] 24 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790148/casa-cubos-studio-plus-valeria-gontijo> ISSN 0719-8906