Inscrições abertas para o 2° semestre da pós-graduação na Escola da Cidade

O curso de pós-graduação lato sensu ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’, da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2016.

Esta especialização lato sensu se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano, por meio da Arquitetura.

O curso está dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho. Neste segundo semestre os países estudados serão Portugal e Cuba – no primeiro semestre foram estudados Brasil e Venezuela. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. O objetivo é promover o estudo de outros países continuamente e de forma rotativa. Após seis anos do curso, será a primeira vez que um país fora da América será tema de pesquisa. Portugal, como parte formadora da cultura americana, será convidado o convidado deste semestre. A intenção é de ampliar essa participação nos anos seguintes com Espanha e países africanos lusófonos.

Cada módulo está organizado em três partes: História e Cultura, Arquitetura e Arte e Ateliê de Projeto, quando os alunos desenvolvem um projeto no país em estudo. Em cada uma destas fases há a participação de professores convidados dos países a serem investigados. Para concluir a graduação é necessário, no entanto, cursar ao todo quatro módulos.

Para o módulo Portugal já estão confirmadas as participações dos arquitetos portugueses Sérgio Fernandez, Alexandre Alves Costa, Ana Vaz Milheiro, Jorge Figueira e João Mendes Ribeiro.

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).

A professora de história, Marianna Al Assal, o geógrafo, Marcelo Ribeiro e o critico de arte, Felipe Chaimovich são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.


As aulas da especialização acontecem às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h30. Há, ainda, três aulas por módulo, às quartas-feiras, no mesmo horário, e uma aula por módulo aos sábados pela manhã. Para concluir o curso é necessários cursar quatro módulos.

As aulas deste segundo semestre têm início dia 01 de agosto e as inscrições estão abertas até 29 de julho de 2016, pelo site www.escoladacidade.edu.br ou na secretaria da Escola da Cidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3258-8108 das 15h às 19h, ou pelo e-mail posgraduacao@escoladacidade.edu.br.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para o 2° semestre da pós-graduação na Escola da Cidade" 24 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790034/inscricoes-abertas-para-o-2-degrees-semestre-da-pos-graduacao-na-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.