Casa Carrara / Studio [+] Valéria Gontijo

Casa Carrara / Studio [+] Valéria Gontijo

Casa Carrara / Studio [+] Valéria Gontijo - Mais Imagens+ 19

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Studio [+] Valéria Gontijo; Studio [+] Valéria Gontijo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  615
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Rubens Gori, Talentus Esquadrias, Vallori, kitchens
  • Co Autoras: Isabela Moura, Isabela Valença e Luiza Landim
  • Paisagismo: Ana Paula Róseo
  • Estrutura: Eduardo Bicudo de Castro Azambuja
  • Execução E Gerenciamento De Obra: RM Construção e Consultoria
  • Luminotécnico: Rafael Kok Bertolucci – Companhia de Iluminação
  • Autora: Valéria Gontijo
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© manufatura creative

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa Carrara, localizada em uma cidade modernista, Brasília, tomou essa questão como determinante na definição do partido e escolha de materiais. Aliada, também, ao bom senso estético que os clientes sempre buscavam, afinal, todo o espaço e arquitetura concebidos deveriam ser desenhados para serem ocupados por sonhos, pessoas e seus objetos.

© manufatura creative

Nasce, então, um projeto residencial para um casal e seus dois filhos, que amavam cimento, concreto e madeira. Desse sonho, a casa tomo sua forma com uma volumetria clara, limpa e objetiva, sempre com a intenção de ter espaços integrados, aliando funcionalidade ao modernismo que a cidade e o cotidiano da família exigiam.

© manufatura creative

O programa baseia-se em uma casa intimista no pavimento superior, com todos os quartos dando para uma extensa varanda descoberta / um grande solarium, como área contemplativa. Nada além de bons espaços para cada habitante.

© manufatura creative

Já na parte inferior, todos os cômodos são interligados por portas e painéis que delimitam os espaços sem demarcar áreas isoladas. Sala, home, cozinha, varanda e espaço gourmet se conectam pela transparência da casa, mesmo que com painéis de concreto ou madeira. O uso do mesmo piso auxilia toda essa leitura do grande plano.

Isométrica

A cozinha integra-se com a sala de jantar por meio de portas tipo camarão, seguindo o mesmo acabamento do grande painel ripado (madeira cumaru) que esconde a escada de acesso aos quartos. Sempre buscando uma circulação íntima e direta. O mesmo piso de sala e espaço gourmet criam amplitude e integração nos espaços.

© manufatura creative

A fachada cega estrutura-se com fulget aparente e pinturas de concreto. Mantendo a linguagem cinza e brutalista da arquitetura proposta. Para o portão frontal (fechamento) foram usados vergalhões de obra como painéis, marcando os materiais essenciais ao projeto: cimento, aço e madeira.

© manufatura creative

O jardim foi executado pelo escritório da Ana Paula Róseo junto com a própria cliente, que ama arquitetura e sempre participou e ajudou na concepção do projeto.

© manufatura creative

Piscina em pedra hijau, marcando as experiências vividas pela cliente em suas viagens ao continente asiático. Deck em madeira desidratada, sem aplicação de verniz.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Carrara / Studio [+] Valéria Gontijo" [Carrara House / Studio [+] Valéria Gontijo] 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789973/casa-carrara-studio-plus-valeria-gontijo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.