O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. 24.7 arquitetura design
  6. 2012
  7. Casa dos Caseiros / 24.7 arquitetura design

Casa dos Caseiros / 24.7 arquitetura design

Casa dos Caseiros / 24.7 arquitetura design
Casa dos Caseiros / 24.7 arquitetura design, © Pedro Kok
© Pedro Kok

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok + 17

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa dos caseiros surge de uma tentativa de atender uma encomenda privada de um projeto de habitação de interesse social a ser construído em steel frame e em grande escala, em algumas cidades do estado do Rio de Janeiro.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Após a não concretização deste plano pelo contratante, resolvemos adaptar o projeto para construção tradicional em blocos de concreto estrutural, sistema construtivo modular e de grande domínio por parte dos empreiteiros e construtores brasileiros. Passado alguns meses, surgiu a oportunidade de construirmos uma unidade deste projeto para abrigar a casa dos caseiros  de uma propriedade em um bairro rural da cidade de Campinas.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Partimos então para uma construção experimental, onde o custo da obra não poderia superar os R$50.000,00, ou seja, algo em torno de R$700,00/m2. O objetivo: abrigar uma família de caseiros com dois filhos.

Inicialmente, determinamos que a casa teria metragem de 70m2, suficientes para proporcionar mais qualidade de vida aos usuários (O Governo Federal tem entregue casas com aproximados 40m2 no programa Minha Casa Minha Vida).

Diagrama
Diagrama

A casa se resolve de forma muito simples, ao mesmo tempo que consegue  garantir uma eficiente iluminação e ventilação natural nas áreas social e de serviço. Um pátio localizado de forma estratégica ao redor da cozinha, escritório e sala, traz luz e renovação do ar aos ambientes de maior permanência da casa. O pátio é a garantia de que mesmo com a casa geminada ao lado, o projeto não careceria dos recursos naturais necessários à salubridade dos moradores. 

Além de cozinha, sala, pátio social e pátio de serviços, o projeto pode se adaptar a diferentes configurações internas:

3 quartos + wc + escritório ou
1 suíte + 2 quartos + wc.

Duas importantes decisões foram tomadas a fim de reduzir os custos da obra: Eliminar a laje e o reboco externo e interno da casa. Em troca, uma textura de rolo, aplicada diretamente sobre o bloco e um sistema de forro de pvc juntamente com um telhado de fibrocimento fizeram a função ainda que de modo provisório do telhado sanduíche e laje. A localização do terreno com muitas copas de árvores ao redor, contribuem para que não haja aquecimento excessivo no interior da edificação.

Plantas
Plantas

A casa pensada para implantação de forma geminada, visa o resgate do convívio externo e do estímulo a interação entre os moradores de um mesmo bairro. Um requadro na fachada principal cria um extenso banco de alvenaria no recuo da calçada, configurando uma situação favorável ao convite de permanência. É quase uma tentativa de resgatar aquela cena das cidades do interior onde as pessoas colocavam as cadeiras na calçada e deixavam o tempo passar, olhando os filhos brincando na rua, quando essa era ainda palco de diversão entre as crianças.

Diagrama
Diagrama

Estimulados pelo notável aumento da qualidade de vida dos moradores no novo lar e pela dificuldade de acesso da população de baixa renda para contratação de um arquiteto que projete lares mais funcionais aliados a uma melhor estética, resolvemos transformar o projeto da “Casa dos Caseiros” em um projeto OPEN SOURCE. Disponibilizamos o projeto (aqui) de forma gratuita em nosso site, como forma de democratização de ideias a serem consumidas, melhoradas e adaptadas pelas comunidades.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Acreditamos que a ideia de uma rede de bons exemplos projetuais passam a injetar no mercado maneiras de transpor barreiras econômicas e de distanciamento entre a figura do arquiteto e do cliente final. Carecemos de novas tipologias e melhores inserções urbanas, mais próximas as redes de oportunidade das cidades. Não obstante, é de fundamental importância que se tenham políticas públicas de incentivo a realização de concursos para concepção de novos e bons projetos para a construção de melhores cidades e talvez o mais difícil: Concretização dos projetos e não o seu engavetamento por parte dos órgãos públicos.

© Pedro Kok
© Pedro Kok

É importante frisar que adaptações devem ser pensadas principalmente em relação as diferentes zonas bioclimáticas dos diferentes estados brasileiros, sistemas construtivos, topografia normas e regulamentações das cidades a serem implantados. 

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
24.7 arquitetura design
Escritório
Cita: "Casa dos Caseiros / 24.7 arquitetura design" [Casa dos Caseiros / 24.7 arquitetura design] 16 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789570/casa-dos-caseiros-2-arquitetura-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.