Escola da Cidade promove aula aberta com o filósofo Paulo Arantes

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 15 de junho, às 18 horas, o filósofo e professor universitário Paulo Arantes, para a aula aberta “Sobre a era da emergência em que vivemos”.

Encerrando o primeiro ciclo de encontros da série Contracondutas, o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade recebe Paulo Arantes para uma conversa sobre o mundo contemporâneo em seus aspectos de tensão social, conflito, militarização e corrosão política generalizada, um conjunto de dimensões ao qual Arantes vem dando o nome de “Era da Emergência”. A fala de Arantes será baseada em seu mais recente livro, “O novo tempo do mundo” (Boitempo, 2014).

A atividade acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE O CONVIDADO
Paulo Arantes é filósofo e doutor em filosofia pela Universitè de Paris X – Nanterre. É professor aposentado do departamento de filosofia da USP, onde ensinou por quatro décadas. Entre artigos, ensaios e textos críticos diversos, publicou os livros “Hegel, a ordem do tempo” (Polis, 1981), “Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas” (Brasiliense, 1982, com Otilia Arantes), “O sentimento da dialética” (Paz e Terra, 1992), “Um departamento francês de ultramar” (Paz e Terra, 1994), “Ressentimento da dialética” (Paz e Terra, 1996), “O fio da meada” (Paz e Terra, 1996) e “O sentido da formação” (Paz e Terra, 1997, também com Otilia Arantes). Mais recentemente, publicou “Zero à esquerda” (Conrad, 2004), “Extinção” (Boitempo, 2007) e “O novo tempo do mundo” (Boitempo, 2014).

SOBRE O SEMINÁRIO
O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola (www.escoladacidade.edu.br). Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS
O Projeto Contracondutas se origina de uma atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo ao escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema-enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o Projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

Os encontros da série Contracondutas, no Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade, já receberam Margareth Rago, Luiz Felipe de Alencastro, José de Souza Martins e Karina Leitão. A fala de Paulo Arantes conclui este primeiro ciclo. A série será retomada em meados de outubro.

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Paulo Arantes - “Sobre a era da emergência em que vivemos”
• Data: 15/06/16 (quarta-feira)
• Horário: 18 horas
• Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
• Informações: www.escoladacidade.edu.br / seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove aula aberta com o filósofo Paulo Arantes" 15 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789456/escola-da-cidade-promove-aula-aberta-com-o-filosofo-paulo-arantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.