Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa D&C / Diego Alcântara

Casa D&C / Diego Alcântara

© Mak Cezar © Mak Cezar © Mak Cezar © Mak Cezar + 30

Casas  · 
Uberlândia, Brasil
  • Arquitetos: Diego Alcântara
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 216.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015
  • Fotógrafo Fotografias: Mak Cezar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Lighting: Interpam, Stones and granites
  • Engenharia

    GeD engineering (Structural); Peter Cristaldo (Hydraulic); Guilherme Vieta (Electric);
  • Acompanhamento e Execução

    Diego Alcântara Arquitetura e Construção
  • Maquete

    Lego Architecture Studio
Mais informações Menos informações
© Mak Cezar
© Mak Cezar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito prevalecente no projeto surgiu reunindo elementos que proporcionam bem estar e conforto a família, destacando referencias individuais e culturais do casal luso brasileiro.

© Mak Cezar
© Mak Cezar

O brutalismo do concreto aparente proporciona proteção e segurança, nesse caso uma laje única xilogravada com a memória dos sarrafos usados na forma. A praticidade do piso em concreto polido estendendo-se sob as áreas de convivência contrasta com a austeridade do tijolo aparente pintado na cor branca combinado com os nostálgicos cobogós.

© Mak Cezar
© Mak Cezar

As vigas invertidas possibilitaram uma laje inferior única e plana, deixando os vãos livres para serem vencidos pelas esquadrias de cedro feitas sob medida. A madeira traz conforto térmico e acústico, empregada nos painéis de jequitibá separando longitudinalmente os ambientes de convivência dos ambientes de repouso. Adotada da mesma forma na fachada principal, oculta a porta de mesmo material e possibilita um acesso mais reservado.

© Mak Cezar
© Mak Cezar

Por estar localizada em uma região de clima quente os quartos foram orientados a sudeste, impossibilitando o aquecimento excessivo durante a tarde. As paredes duplas de tijolo aparente seguem orientação solar norte e oeste enquanto a laje maciça impermeabilizada coberta com jardim e partes com argila expandida, proporciona beirais sobre as esquadrias protegendo-as de insolação direta.

© Mak Cezar
© Mak Cezar

O paisagismo é natural, com plantas e árvores já desenvolvidas distribuídas aleatoriamente, inclusive de forma grosseira, assemelhando-se a jardins comuns nos quintais das avós.

Planta Baixa
Planta Baixa

Contudo, o passeio cumpre forma ortogonal feitos com pedras de arenito rosa comuns na região, circundando todos ambientes externos.

© Mak Cezar
© Mak Cezar

Porém, a maior dificuldade em projetar a própria residência é nunca estar satisfeito com o resultado, sempre indagando que algo poderia ser feito diferente. Arquitetar para si é uma autocrítica constante.

© Mak Cezar
© Mak Cezar

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa D&C / Diego Alcântara" [D&C House / Diego Alcântara] 14 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789419/casa-d-and-c-diego-alcantara> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.