Casa em Toyonaka / Tato Architects

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 2 de 32Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 3 de 32Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 4 de 32Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 5 de 32Casa em Toyonaka / Tato Architects - Mais Imagens+ 27

Toyonaka, Japão
  • Arquiteto Responsável: Yo Shimada Yo Shimada
  • Equipe De Projeto: Yo Shimada, Nobuhiko Sato, Takashi Manda, Taijiro Kato
  • Estrutura: Takashi Manda Structural
  • Construção: Kohatsu co., LTD.
  • Texto: Yo Shimada Yo Shimada
  • Cidade: Toyonaka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 23 de 32
© Shinkenchiku Sha

Abstração dinâmica

É difícil lidar com elementos arquitetônicos, como escadas e corrimãos, que não tem relação direta com a composição arquitetônica principal.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 12 de 32
© Shinkenchiku Sha

Pode ser que seja minha percepção, mas creio que o espaço arquitetônico gradualmente se torna estático quando elementos aditivos são reduzidos para serem percebidos como 'abstratos'. Isso também se aplica nas várias atividades humanas, quando a redução dos objetos parecem negá-los.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 4 de 32
© Shinkenchiku Sha

No projeto busco destacar a composição arquitetônica, como a relação entre lajes, mas ao mesmo tempo elementos secundários também se tornam uma questão ativa.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 30 de 32
Corte Perspectivado

Minha questão era descobrir se seria possível criar um espaço com uma qualidade de, por assim dizer, abstração dinâmica. Permitindo que o espaço acomode melhor o usuário ao fazer com que as atividades e os objetos funcionem como um todo, ao mesmo tempo que tais objetos pareçam estar flutuando no local.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 5 de 32
© Shinkenchiku Sha

Tendo um lote vizinho residual não construído e triangular, e uma área agrícola do outro lado da rua, o terreno era relativamente aberto. O cliente solicitou uma casa na qual eles pudessem viver confortavelmente, com sua privacidade protegida.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 20 de 32
© Shinkenchiku Sha

O terreno é estreito e comprido, com forma irregular e inclinado. A área possuía restrições pela estrita regulamentação de afastamentos de paredes adjacentes e de sombreamento. Dentro destes limites, decidimos pensar em como mitigar o efeito destas normas e estreitar o terreno através da implementação de beirais e plataformas niveladas para estender os limites da residência.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 13 de 32
© Shinkenchiku Sha

O volume resultou em dois pavimentos acima do chão e um pavimento subsolo. A parte acima do solo foi cortada em sete camadas, deslocada, empilhada e eliminada para criar uma aparência plissada do exterior. Esta manipulação é semelhante à Casa em Matsunoki, que estava sendo projetada aproximadamente no mesmo período.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 29 de 32
Corte

Na Casa de Matsunoki, materiais diferentes foram utilizados para articular os espaços, mas nesta residência, todos são revestidos com FRPso branco, que permite maior profundidade no plissado exterior. Desta forma, nós tentamos fazer relação com o espaço externo e, ao mesmo tempo, proteger o interior.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 9 de 32
© Shinkenchiku Sha

Os volumes deslocados funcionam como varandas, beirais e janelas para o exterior, enquanto as diferenças de nível se convertem em espaços para mesas, patamares e prateleiras para o interior. As janelas criadas enquadram a visão de arbustos e telhados da vizinhança.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 21 de 32
© Shinkenchiku Sha

Desta forma, buscamos atingir uma abstração dinâmica, na qual o projeto arquitetônico, as propriedades dos moradores, a paisagem circundante e os volumes empilhados deslocados funcionam como uma coisa só.

Casa em Toyonaka / Tato Architects - Imagem 2 de 32
© Shinkenchiku Sha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Toyonaka / Tato Architects" [House in Toyonaka / Tato Architects] 16 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789401/house-in-toyonaka-tato-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.