O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Tato Architects
  6. 2015
  7. Casa em Toyonaka / Tato Architects

Casa em Toyonaka / Tato Architects

  • 11:00 - 16 Junho, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa em Toyonaka / Tato Architects
Casa em Toyonaka / Tato Architects, © Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

© Shinkenchiku Sha © Shinkenchiku Sha © Shinkenchiku Sha © Shinkenchiku Sha + 32

  • Equipe de projeto

    Yo Shimada, Nobuhiko Sato, Takashi Manda, Taijiro Kato
  • Estrutura

    Takashi Manda Structural
  • Construção

    Kohatsu co., LTD.
  • Texto

    Yo Shimada Yo Shimada
  • Mais informações Menos informações
© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

Abstração dinâmica

É difícil lidar com elementos arquitetônicos, como escadas e corrimãos, que não tem relação direta com a composição arquitetônica principal.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

Pode ser que seja minha percepção, mas creio que o espaço arquitetônico gradualmente se torna estático quando elementos aditivos são reduzidos para serem percebidos como 'abstratos'. Isso também se aplica nas várias atividades humanas, quando a redução dos objetos parecem negá-los.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

No projeto busco destacar a composição arquitetônica, como a relação entre lajes, mas ao mesmo tempo elementos secundários também se tornam uma questão ativa.

Corte Perspectivado
Corte Perspectivado

Minha questão era descobrir se seria possível criar um espaço com uma qualidade de, por assim dizer, abstração dinâmica. Permitindo que o espaço acomode melhor o usuário ao fazer com que as atividades e os objetos funcionem como um todo, ao mesmo tempo que tais objetos pareçam estar flutuando no local.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

Tendo um lote vizinho residual não construído e triangular, e uma área agrícola do outro lado da rua, o terreno era relativamente aberto. O cliente solicitou uma casa na qual eles pudessem viver confortavelmente, com sua privacidade protegida.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

O terreno é estreito e comprido, com forma irregular e inclinado. A área possuía restrições pela estrita regulamentação de afastamentos de paredes adjacentes e de sombreamento. Dentro destes limites, decidimos pensar em como mitigar o efeito destas normas e estreitar o terreno através da implementação de beirais e plataformas niveladas para estender os limites da residência.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

O volume resultou em dois pavimentos acima do chão e um pavimento subsolo. A parte acima do solo foi cortada em sete camadas, deslocada, empilhada e eliminada para criar uma aparência plissada do exterior. Esta manipulação é semelhante à Casa em Matsunoki, que estava sendo projetada aproximadamente no mesmo período.

Corte
Corte

Na Casa de Matsunoki, materiais diferentes foram utilizados para articular os espaços, mas nesta residência, todos são revestidos com FRPso branco, que permite maior profundidade no plissado exterior. Desta forma, nós tentamos fazer relação com o espaço externo e, ao mesmo tempo, proteger o interior.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

Os volumes deslocados funcionam como varandas, beirais e janelas para o exterior, enquanto as diferenças de nível se convertem em espaços para mesas, patamares e prateleiras para o interior. As janelas criadas enquadram a visão de arbustos e telhados da vizinhança.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

Desta forma, buscamos atingir uma abstração dinâmica, na qual o projeto arquitetônico, as propriedades dos moradores, a paisagem circundante e os volumes empilhados deslocados funcionam como uma coisa só.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Tato Architects
Escritório
Cita: "Casa em Toyonaka / Tato Architects" [House in Toyonaka / Tato Architects] 16 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789401/house-in-toyonaka-tato-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.