Apartamento Mostardeiro / Arquitetura Nacional

Apartamento Mostardeiro / Arquitetura Nacional

© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi+ 30

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Eliane, Portobello, Arno Esperafico, Artesian
  • Obra De Arte (John Lennon):Alexandre De Nadal
  • Empreiteiro:Jorge Cândido
  • Autores:Paula Otto, Eduardo Maurmann, Elen Balvedi Maurmann
  • Cidade:Porto Alegre
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma de um apartamento modernista dos anos 60, em uma das avenidas mais tradicionais de Porto Alegre, foi o desafio deste projeto. O apartamento estava totalmente descaracterizado após anos de intervenções (camadas de pisos e revestimentos sobrepostos ao longo do tempo). A proposta do escritório Arquitetura Nacional foi restaurar as características originais – piso de parquê e esquadrias (quando possível) e reinventar o que não havia mais como recuperar – banheiro e cozinha. Também se manteve os armários embutidos originais, característica que não se encontra mais nos apartamentos contemporâneos.

Isométrica - Demolir e Construir
Isométrica - Demolir e Construir
Planta - Layout
Planta - Layout

A antiga dependência de serviço, que estava totalmente subutilizada, foi aberta para a sala. A cozinha também foi conectada à área social e a antiga pia voltada para a parede foi convertida em ilha. O banheiro gigante (todo de azulejos azuis) estava bastante descaracterizado e foi dividido em dois, criando um banheiro funcional para o dia a dia e um lavabo, voltado para a sala.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A decoração reflete o estilo e a personalidade dos moradores: o casal, um publicitário e uma arquiteta, tem uma coleção de móveis e objetos de design que são herança de família ou que foram arrematados em viagens e antiquários. Esses muitos objetos permeiam a casa toda e, com a ajuda da paleta de cores escolhida, criam um espaço harmônico, fluido e visualmente rico. Os livros – elementos de valor sentimental muito grande – ganham destaque especial em prateleiras junto à mesa de jantar.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Neste projeto em especial, não houve a preocupação em criar muitos móveis sob medida: a ideia foi criar um pano de fundo neutro (paredes brancas, piso de parquê quer permeia todo os espaços sociais, inclusive a cozinha) para receber esses móveis e objetos soltos, criando maior flexibilidade dos espaços. A ideia é de uma casa preparada para se reinventar ao longo dos anos, sem precisar passar por mudanças muito drásticas.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Mostardeiro / Arquitetura Nacional" 08 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789085/apartamento-mostardeiro-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.