O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Arkylab
  6. 2015
  7. Casa Trojes / Arkylab

Casa Trojes / Arkylab

  • 21:00 - 7 Junho, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Casa Trojes / Arkylab
Casa Trojes / Arkylab, © Oscar Hernández
© Oscar Hernández

© Oscar Hernández © Oscar Hernández © Oscar Hernández © Oscar Hernández + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Aguascalientes, México
  • Arquiteto Responsável

    Luis Morán
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Mauricio Rubalcava, Analucía Alvarez, Cynthia López, Luis Silva, Alessa de Alba, Ana Paula Chambón,Tania Jiménez and Judith García
  • Projeto Estrutural

    Eng. José Ángel Ortiz Lozano.
  • Mais informações Menos informações
© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto que busca responder de uma forma sintética e contundente aos desafios e abordagens que foram solicitados pelos usuários, que buscavam uma economia de recursos materiais e humanos que permitisse sua construção em apenas uma etapa. A edificação está localizada num terreno de 10m x 30m (300m²) entre paredes, próximo a casas de também 300m². A frente voltada para a rua está orientada para leste, o que possibilitou desenvolver um esquema geral em forma de "H" no eixo mais longo do terreno, com mais aberturas nos espaços comuns, como a sala de estar e os ambientes voltados para sul e oeste. Tais orientações são as com melhor incidência solar na cidade de Aguascalientes.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Da rua, a garagem para dois carros está coberta apenas pelo volume do ambiente principal, compartilhando um acesso de pedestres que dá acesso ao principal vestíbulo da casa, guiado por uma placa de aço corrugado. O hall de entrada é protegido por uma parede flutuante de madeira que gera a privacidade necessária para o interior da casa. A partir do vestíbulo é possível perceber a continuidade espacial para o andar térreo que contém a área social e de serviço, ou acessar os andares superiores, onde os ambientes privados estão localizados, por uma escada de altura dupla.

Plantas
Plantas

Após continuar pelo corredor central, logo após a enorme parede de concreto num ambiente de de pé-direito duplo, descobre-se a área de estar-jantar com grandes aberturas para norte e leste, maximizando suas condições espaciais e possibilitando, a sul, que o jardim seja articulado com o interior e, a norte, conectado com um pátio de contemplação. Esta comunicação espacial permite a ventilação cruzada e uma relação visual entre a sala de estar no mezanino no pavimento superior. Através de uma abertura a sul e uma grande rede, cortes dramáticos da luz do sol produzem um nível especial de privacidade e proteção.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

A ponte que atravessa o piso superior de pé-direito duplo serve como uma articulação entre a sala de estar e os quartos duplos, que partilham um banheiro. Enquanto isso, no outro lado está localizado o quarto principal, com um banheiro maior e uma varanda voltada para sudeste, buscando uma relação controlada com o exterior e o jardim.

Diagrama
Diagrama

A volumetria e materialidade da casa parece ter uma personalidade própria, respondendo de forma contundente e clara a relação com o contexto, com as orientações, com uma funcionalidade otimizada e com uma contemporaneidade necessária, entendida como meio de expressão da sua execução. Os materiais revelam-se aparentes em uma combinação de concreto, estuque, treliça, madeira, metal e vidro.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández
Cita: "Casa Trojes / Arkylab" [Trojes House / Arkylab] 07 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788993/casa-trojes-arkylab> ISSN 0719-8906