Casa Trojes / Arkylab

Casa Trojes / Arkylab - Mais Imagens+ 28

Aguascalientes, México
  • Arquitetos: Arkylab; Arkylab
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oscar Hernández
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Construlita, Helvex
  • Colaboradores: Mauricio Rubalcava, Analucía Alvarez, Cynthia López, Luis Silva, Alessa de Alba, Ana Paula Chambón,Tania Jiménez and Judith García
  • Projeto Estrutural: Eng. José Ángel Ortiz Lozano.
  • Arquiteto Responsável: Luis Morán
  • Cidade: Aguascalientes
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Oscar Hernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto que busca responder de uma forma sintética e contundente aos desafios e abordagens que foram solicitados pelos usuários, que buscavam uma economia de recursos materiais e humanos que permitisse sua construção em apenas uma etapa. A edificação está localizada num terreno de 10m x 30m (300m²) entre paredes, próximo a casas de também 300m². A frente voltada para a rua está orientada para leste, o que possibilitou desenvolver um esquema geral em forma de "H" no eixo mais longo do terreno, com mais aberturas nos espaços comuns, como a sala de estar e os ambientes voltados para sul e oeste. Tais orientações são as com melhor incidência solar na cidade de Aguascalientes.

© Oscar Hernández

Da rua, a garagem para dois carros está coberta apenas pelo volume do ambiente principal, compartilhando um acesso de pedestres que dá acesso ao principal vestíbulo da casa, guiado por uma placa de aço corrugado. O hall de entrada é protegido por uma parede flutuante de madeira que gera a privacidade necessária para o interior da casa. A partir do vestíbulo é possível perceber a continuidade espacial para o andar térreo que contém a área social e de serviço, ou acessar os andares superiores, onde os ambientes privados estão localizados, por uma escada de altura dupla.

Plantas

Após continuar pelo corredor central, logo após a enorme parede de concreto num ambiente de de pé-direito duplo, descobre-se a área de estar-jantar com grandes aberturas para norte e leste, maximizando suas condições espaciais e possibilitando, a sul, que o jardim seja articulado com o interior e, a norte, conectado com um pátio de contemplação. Esta comunicação espacial permite a ventilação cruzada e uma relação visual entre a sala de estar no mezanino no pavimento superior. Através de uma abertura a sul e uma grande rede, cortes dramáticos da luz do sol produzem um nível especial de privacidade e proteção.

© Oscar Hernández

A ponte que atravessa o piso superior de pé-direito duplo serve como uma articulação entre a sala de estar e os quartos duplos, que partilham um banheiro. Enquanto isso, no outro lado está localizado o quarto principal, com um banheiro maior e uma varanda voltada para sudeste, buscando uma relação controlada com o exterior e o jardim.

Diagrama

A volumetria e materialidade da casa parece ter uma personalidade própria, respondendo de forma contundente e clara a relação com o contexto, com as orientações, com uma funcionalidade otimizada e com uma contemporaneidade necessária, entendida como meio de expressão da sua execução. Os materiais revelam-se aparentes em uma combinação de concreto, estuque, treliça, madeira, metal e vidro.

© Oscar Hernández

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Trojes / Arkylab" [Trojes House / Arkylab] 07 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788993/casa-trojes-arkylab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.