Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos

Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos - Mais Imagens+ 14

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: RUA Arquitetos; RUA Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Serge Ferrari
  • Construtora: RJZ Cyrela
  • Coordenação: Roberto Boettger Costa (RUA Arquitetos)
  • Autores: Pedro Évora, Pedro Rivera
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Finotti
Sketch
Sketch

A varanda como partido

O Golfe é um esporte de precisão e equilíbrio, e assim entendemos sua arquitetura. Sua prática ao ar livre, junto à exuberância dos elementos naturais, inspira a criação de espaços próximos à paisagem, iluminados, amplos e ventilados, em contato direto com o seu campo. O golfe é também um esporte cujo convívio entre os jogadores acompanha sua prática antes, durante e após as partidas, redobrando a importância sobre a arquitetura da sua sede social.

© Leonardo Finotti
Plan

Para sediar o Campo Olímpico de Golfe, optamos então por desenhar um edifício organizado como uma confortável varanda, dissolvendo os limites entre a paisagem, o objeto e os usuários. Para isso criamos inicialmente uma praça que articula os volumes do programa à sua volta junto ao campo, coroada por uma grande cobertura que abriga e sombreia o espaço entre interior e exterior, produzindo uma variedade de situações espaciais e ambientais.

Complementarmente, a proposta utiliza elementos tradicionais da arquitetura brasileira para produzir conforto e apaziguar os espaços entreabertos, como para-sóis, brises e cobogós. A produção e o desenho cuidadoso desses espaços intermediários são, portando, parte indissociável desse partido arquitetônico.

© Leonardo Finotti
Section

Implantação

A implantação do conjunto que compõe a sede social se dá a partir de algumas premissas principais: sua relação próxima e direta com o campo e o driving range; a fragmentação dos volumes em favor das visadas à paisagem; a mitigação do impacto das construção sobre o solo e sua vegetação; a disposição da arquitetura pelos eixos de circulação e ao redor da praça.

© Leonardo Finotti
Sketch

A partir da entrada foi traçado um generoso caminho que se eleva e aponta ao campo de golfe, com vista privilegiada. Através desse percurso são implantados sucessivamente a academia de golfe, o conjunto de sanitários e vestiários, a loja e a recepção, culminando na praça conformada pelas partes administrativas e sociais do clube e que tem um dos lados debruçado sobre o campo de golfe. Sobre ela, a cobertura semi-translúcida captura as águas da chuva e promove sombra para o descanso. Um jardim em seu centro serve como extensão do desenho da paisagem ao redor, que também pode ser apreciado a partir do terraço jardim na laje do restaurante, acessado por uma rampa.

© Leonardo Finotti

O fluxo habitual dos praticantes do esporte, composto principalmente pelo agendamento à loja Pro-shop, a passagem pelo vestiário e o retorno ao bar após a partida receberam especial atenção no arranjo do projeto.

A sede da confederação brasileira de golfe foi implantada junto ao campo, na porção norte do terreno de maneira a possuir relativa independência de funcionamento das demais partes da sede social.

© Leonardo Finotti

Os setores de serviço foram implantados conformando um pátio de manobras para operação de máquinas e manejo do campo, de acordo com as diretrizes de eficiência indicadas.

A sede do Clube de Golfe do Rio de Janeiro se afirma através de uma arquitetura generosa, clara, aberta e acolhedora aos atuais e futuros praticantes do esporte.

© Leonardo Finotti
Sketch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos" [Olympic Golf Clubhouse / RUA Arquitetos] 07 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788980/olimpiadas-rio-2016-sede-do-campo-olimpico-de-golfe-rua-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.