O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Polideportivo
  4. Brasil
  5. RUA Arquitetos
  6. 2015
  7. Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos

Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos

Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos
Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil
  • Autores

    Pedro Évora, Pedro Rivera
  • Área

    6400.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    © Leonardo Finotti
    © Leonardo Finotti
    Sketch
    Sketch
    Sketch
    Sketch

    A varanda como partido

    O Golfe é um esporte de precisão e equilíbrio, e assim entendemos sua arquitetura. Sua prática ao ar livre, junto à exuberância dos elementos naturais, inspira a criação de espaços próximos à paisagem, iluminados, amplos e ventilados, em contato direto com o seu campo. O golfe é também um esporte cujo convívio entre os jogadores acompanha sua prática antes, durante e após as partidas, redobrando a importância sobre a arquitetura da sua sede social.

    © Leonardo Finotti
    © Leonardo Finotti
    Plan
    Plan

    Para sediar o Campo Olímpico de Golfe, optamos então por desenhar um edifício organizado como uma confortável varanda, dissolvendo os limites entre a paisagem, o objeto e os usuários. Para isso criamos inicialmente uma praça que articula os volumes do programa à sua volta junto ao campo, coroada por uma grande cobertura que abriga e sombreia o espaço entre interior e exterior, produzindo uma variedade de situações espaciais e ambientais.

    Complementarmente, a proposta utiliza elementos tradicionais da arquitetura brasileira para produzir conforto e apaziguar os espaços entreabertos, como para-sóis, brises e cobogós. A produção e o desenho cuidadoso desses espaços intermediários são, portando, parte indissociável desse partido arquitetônico.

    © Leonardo Finotti
    © Leonardo Finotti
    Section
    Section

    Implantação

    A implantação do conjunto que compõe a sede social se dá a partir de algumas premissas principais: sua relação próxima e direta com o campo e o driving range; a fragmentação dos volumes em favor das visadas à paisagem; a mitigação do impacto das construção sobre o solo e sua vegetação; a disposição da arquitetura pelos eixos de circulação e ao redor da praça.

    © Leonardo Finotti
    © Leonardo Finotti
    Sketch
    Sketch

    A partir da entrada foi traçado um generoso caminho que se eleva e aponta ao campo de golfe, com vista privilegiada. Através desse percurso são implantados sucessivamente a academia de golfe, o conjunto de sanitários e vestiários, a loja e a recepção, culminando na praça conformada pelas partes administrativas e sociais do clube e que tem um dos lados debruçado sobre o campo de golfe. Sobre ela, a cobertura semi-translúcida captura as águas da chuva e promove sombra para o descanso. Um jardim em seu centro serve como extensão do desenho da paisagem ao redor, que também pode ser apreciado a partir do terraço jardim na laje do restaurante, acessado por uma rampa.

    © Leonardo Finotti
    © Leonardo Finotti

    O fluxo habitual dos praticantes do esporte, composto principalmente pelo agendamento à loja Pro-shop, a passagem pelo vestiário e o retorno ao bar após a partida receberam especial atenção no arranjo do projeto.

    A sede da confederação brasileira de golfe foi implantada junto ao campo, na porção norte do terreno de maneira a possuir relativa independência de funcionamento das demais partes da sede social.

    © Leonardo Finotti
    © Leonardo Finotti

    Os setores de serviço foram implantados conformando um pátio de manobras para operação de máquinas e manejo do campo, de acordo com as diretrizes de eficiência indicadas.

    A sede do Clube de Golfe do Rio de Janeiro se afirma através de uma arquitetura generosa, clara, aberta e acolhedora aos atuais e futuros praticantes do esporte.

    © Leonardo Finotti
    © Leonardo Finotti
    Sketch
    Sketch
    Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Olimpíadas Rio 2016: Sede do Campo Olímpico de Golfe / RUA Arquitetos" [Olympic Golf Clubhouse / RUA Arquitetos] 07 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788980/olimpiadas-rio-2016-sede-do-campo-olimpico-de-golfe-rua-arquitetos> ISSN 0719-8906