O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Comunitário
  4. Colômbia
  5. EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín
  6. 2015
  7. UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín

UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín

UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín
UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín, © Alejandro Arango
© Alejandro Arango

© Víctor García © Julian E.Gómez © Víctor García © Julian E.Gómez + 44

  • Arquitetos Colaboradores

    Victor Hugo Garcia Restrepo, Gustavo Andres Ramirez Mejia,Ana Carolina Restrepo Acosta, Juan Pablo Ramos Gaviria, Catalina Ochoa Rodriguez, Jorge Ramirez, Julián Camilo Yepes, Julián Esteban Gómez Carvajal
  • Aquipe de Trabalho EDU

    Cesar Augusto Hernandez Correa, Margarita Maria Ángel Bernal
  • Promoção

    Prefeitura de Medellín – INDER
  • Cliente

    INDER (instituto de Deportes y Recreación) Alcaldía de Medellín
  • Consultoria Projeto Técnico

    Empresa CONCAVAS Ingenieria
  • Conselheiro Paisagístico e Ambiental

    Mauricio Jaramillo Vasquez + ARBOREA
  • Conselheiro Bioclimático

    Empresa PVG
  • Conselheiro Acústico

    Empresa ACUSTEC
  • Diretora Social

    Gloria Estela Lopez
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Unidades de Vida Articulada, UVA, são transformações urbanas nos bairros de Medellin, destinadas ao encontro cidadão, o fomento ao esporte, a recreação, a cultura e a participação comunitária, sob os conceitos de:

Articular programas, projetos e cidade:
Equipamentos que promovam o equilíbrio em serviços para o bairro e à cidade, arquiteturas de escala de bairro que se integram.

Reciclagens de espaços existentes e em desuso: 
Reativar espaços urbanos restringidos em espaço público efetivo para o encontro cidadão.

Espaços para desfrutar com os cinco sentidos:
Arquiteturas que interajam com o cidadão, que geram experiências através de seu percurso e que materializam os sonhos das pessoas.

Planta Cobertura Fachada Corte BB Entorno + 44

A UVA de El Paraíso é um centro de atividades esportivas recreativas e culturais, concebida como um imenso clube de bairro em um dos distritos de maior desenvolvimento em Medellin. Sua localização responde à consolidação de um projeto estratégico de centralidades urbanas, que vinculados através do Rio La Cabuyala como eixo ambiental e a Biblioteca Parque San Antonio de Prado como um equipamento cultural existente, são a oferta de serviços de uma comunidade rural e de expansão de habitações, com uma alta demanda em atividades culturais, musicais e esportivas.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Este projeto nasce do desenho participativo com a comunidade através de uma construção coletiva de ideias e imaginários onde o cidadão é o protagonista, metodologias que enriqueceram o desenho com propostas orientadas com espaços para esportes extremos e atividades culturais como a divulgação de projetos musicais e danças, gerando com isso o sentido de pertencimento apropriação e sustentabilidade. 

Axonométrico
Axonométrico

Este edifício é um exercício rigoroso de localização onde o programa arquitetônico se fraciona em quatro volumes que giram em torno de uma quadra existente que se transformou. Esta quadra é o centro integrador que articula todos os programas, uma distribuição precisa como um ato de respeito à conservação de várias árvores de grande importância paisagística e a dois cursos d'água que atravessam o terreno. Desde o urbanismo, a plataforma existente se estende em direção a um grande terraço público que abraça a quadra como cenário principal.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango
© Julian E.Gómez
© Julian E.Gómez

Medellin é uma cidade com pouquíssimos lotes para a geração de novos espaços e equipamentos públicos, um desafio que nos levou a projetar edifícios que são parques em suas coberturas, otimizando o máximo a área destinada aos espaços para o encontro cidadão. Por sua condição geográfica, estas coberturas se convertem em balcões perfeitos para a cidade, e no caso da UVA, abrigam os desejos manifestados pela comunidade em diversas atividades dinamizam a vida urbana do entorno, como ginásio ao ar livre, pista de skate, parquinho infantil, uma praça para eventos comunitários e um espaço interativo com a água, um espaço 100% público efetivo e acessível. 

Existe uma oferta de serviços à comunidade de diferentes atividades de treinamento e formação, salas de ensaio para música, sala master de gravação, centro esportivo, ginásio, auditório, salas de danças, ludoteca e uma quadra de grama sintética que também é um cenário para eventos. É um edifício de concreto aparente, composto por uma série de elementos de proteção solar verticais de cores quentes escolhidas pela comunidade, que são por sua vez parte da estratégia bioclimática para a proteção solar do edifício.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín" [UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín] 08 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788974/uva-el-paraiso-edu-empresa-de-desarrollo-urbano-de-medellin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.