O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Irã
  5. Hooba Design Group
  6. Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group

Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group

Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group
Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group, © Parham Taghioff
© Parham Taghioff

© Parham Taghioff © Pooyeh Nouryan © Babak Toosipour © Parham Taghioff + 27

  • Ilustração 3D

    Mona Razavi
  • Apresentação

    Hooman Faali, Elham Seyfi azad, Amir Mohebi sefat Atousa Shiran, Pooyeh Nouryan
  • Estruturas

    Mr. Alayi
  • Elétrica e Mecânica

    Mr. Negahban
  • Diretor Executivo

    Mohsen Tahmasebi
  • Supervisor Residente

    Danial Shamloo
  • Executivo e conselheiro das fachadas em vidro

    Arisatec Company – Vahid Shahroozi
  • Mobiliário

    Harmony Company
  • Mais informações Menos informações
© Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de uma das áreas mais movimentadas da cidade, o Complexo Comercial Valiahdi está localizado em um boulevard de Karaj. Levando em conta o grande número dos pedestres na área, era importante para a equipe de projeto criar uma fachada multi dimensional que respeita o observador de vários ângulos e cria uma conexão íntima entre o edifício e a cidade. 

© Deed Studio
© Deed Studio

Inspirado pela rede viária existente e o contexto urbano, um grid geométrico foi criado e mais tarde, modificado para otimizar os ângulos de visão. Esta geometria gradualmente se transforma de volumes negativos aos positivos no topo e na base, criando dois grandes vazios nestas seções. Estes vazios formam então a entrada principal e as varandas nos dois últimos pavimentos. A nova geometria foi então desenvolvida para criar um módulo repetitivo definindo a fachada externa e os espaços internos. Estes módulos também atuam como diafragmas, controlando a exposição solar do sul.

© Babak Toosipour
© Babak Toosipour

A multi dimensionalidade da fachada também cria uma conexão visual dinâmica entre o edifício, a cidade e o observador, para que a percepção deste usuário varie enquanto se move ao redor do edifício. Esta percepção também é afetada pelas variações de luz natural, resultando em uma padronagem dinâmica de luz e sombra na fachada durante o dia.

Detalhe
Detalhe

Inspirado por Orosi da arquitetura tradicional persa, vitrais foram utilizados para desenvolver a ideia da presença dinâmica de luz e sombra e para aumentar a qualidade da atmosfera interna. Além disto, esta técnica auxiliou no controle do calor gerado pela exposição solar excessiva na fachada sul ao capturar a maioria do calor gerado. Colorações nos vitrais foram utilizadas nas camadas internas das duas camadas de vidro, tornando o sistema altamente durável contra as influências externas.

© Babak Toosipour
© Babak Toosipour

As duas cores simbólicas da arquitetura tradicional persa são o vermelho tijolo e o turquesa. O antigo bazar em Kashan é um grande exemplo onde existe uma transição gradual do vermelho tijolo nas partes mais inferiores (representando a terra) ao turquesa nos cúpulas (representando o céu). Neste projeto, a mudança entre estas duas cores foi estabelecida baseada nas oscilações da fachada.

© Pooyeh Nouryan
© Pooyeh Nouryan

Em algumas partes das superfícies internas, vidros transparentes e semi transparentes foram utilizados em paralelo à fachada envidraçada. Isso permite que a maioria dos espaços intermediários possuam luz natural durante o dia. 

Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group, © Parham Taghioff
© Parham Taghioff

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group" [Valiahdi Office and Commercial Building / Hooba Design Group] 04 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788844/edificio-comercial-valiahdi-hooba-design-group> ISSN 0719-8906