Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group

Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group - Mais Imagens+ 22

  • Ilustração 3 D : Mona Razavi
  • Apresentação: Hooman Faali, Elham Seyfi azad, Amir Mohebi sefat Atousa Shiran, Pooyeh Nouryan
  • Estruturas: Mr. Alayi
  • Elétrica E Mecânica: Mr. Negahban
  • Diretor Executivo: Mohsen Tahmasebi
  • Supervisor Residente: Danial Shamloo
  • Executivo E Conselheiro Das Fachadas Em Vidro: Arisatec Company – Vahid Shahroozi
  • Mobiliário: Harmony Company
  • Arquiteto Responsável: Hooman Balazadeh
  • Equipe De Projeto: Meisam Ehsanian- Mohsen Tahmasebi- Parima Jahangard
  • Gestores: Niusha Mirzayi, Bahram Afsari
  • Cidade: Karaj
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de uma das áreas mais movimentadas da cidade, o Complexo Comercial Valiahdi está localizado em um boulevard de Karaj. Levando em conta o grande número dos pedestres na área, era importante para a equipe de projeto criar uma fachada multi dimensional que respeita o observador de vários ângulos e cria uma conexão íntima entre o edifício e a cidade.

© Deed Studio

Inspirado pela rede viária existente e o contexto urbano, um grid geométrico foi criado e mais tarde, modificado para otimizar os ângulos de visão. Esta geometria gradualmente se transforma de volumes negativos aos positivos no topo e na base, criando dois grandes vazios nestas seções. Estes vazios formam então a entrada principal e as varandas nos dois últimos pavimentos. A nova geometria foi então desenvolvida para criar um módulo repetitivo definindo a fachada externa e os espaços internos. Estes módulos também atuam como diafragmas, controlando a exposição solar do sul.

© Babak Toosipour

A multi dimensionalidade da fachada também cria uma conexão visual dinâmica entre o edifício, a cidade e o observador, para que a percepção deste usuário varie enquanto se move ao redor do edifício. Esta percepção também é afetada pelas variações de luz natural, resultando em uma padronagem dinâmica de luz e sombra na fachada durante o dia.

Detalhe

Inspirado por Orosi da arquitetura tradicional persa, vitrais foram utilizados para desenvolver a ideia da presença dinâmica de luz e sombra e para aumentar a qualidade da atmosfera interna. Além disto, esta técnica auxiliou no controle do calor gerado pela exposição solar excessiva na fachada sul ao capturar a maioria do calor gerado. Colorações nos vitrais foram utilizadas nas camadas internas das duas camadas de vidro, tornando o sistema altamente durável contra as influências externas.

© Babak Toosipour

As duas cores simbólicas da arquitetura tradicional persa são o vermelho tijolo e o turquesa. O antigo bazar em Kashan é um grande exemplo onde existe uma transição gradual do vermelho tijolo nas partes mais inferiores (representando a terra) ao turquesa nos cúpulas (representando o céu). Neste projeto, a mudança entre estas duas cores foi estabelecida baseada nas oscilações da fachada.

© Pooyeh Nouryan

Em algumas partes das superfícies internas, vidros transparentes e semi transparentes foram utilizados em paralelo à fachada envidraçada. Isso permite que a maioria dos espaços intermediários possuam luz natural durante o dia. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Karaj, Alborz, Iran

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Valiahdi / Hooba Design Group" [Valiahdi Office and Commercial Building / Hooba Design Group] 04 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788844/edificio-comercial-valiahdi-hooba-design-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.