Duoc Puente Alto / Sabbagh Arquitectos

Duoc Puente Alto / Sabbagh Arquitectos - Mais Imagens+ 33

Santiago, Chile
  • Arquitetos: Sabbagh Arquitectos; Sabbagh Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Cbb ReadyMix, GLASSTECH
© Francisca Polanco A.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se de um edifício educacional para o Duoc na comuna de Puente Alto, Santiago, destinado a cursos técnicos de Mecânica Automotriz, Informática, Construção e Saúde. A obra localiza-se no bairro popular e periférico mais densamente povoado da cidade.

A natureza dos cursos do Duoc requer permanência dos alunos na sede, durante a maior parte do dia, demandando espaço que, além de resolver o programa educacional, acolha seus necessidades recreativas, de apoio acadêmico e de extensão.

© Francisca Polanco A.

O terreno, alongado no sentido leste-oeste, condicionou um partido geral em função de dois volumes de quatro e seis pavimentos que assumem o sentido longitudinal do terreno.

Estes volumes conformam um pátio central envidraçado que segue em direção ao oeste sobre uma base que contém o programa das oficinas. Ao leste há um terceiro volume edificado, como um pórtico, que define o acesso.

© Francisca Polanco A.

Um perímetro de pátios rodeia o edifício em diferentes níveis iluminando e ventilando naturalmente os espaços.

O pátio central, acessado pelas escadas em ambos extremos, protegido pela cobertura envidraçada, procura criar um trânsito permanente, dotando de fluidez o espaço e deixando aberta a conexão para uma futura ampliação.

© Francisca Polanco A.

A cobertura envidraçada, projetada como um elemento suspenso, cumpre um papel articulador entre os edifícios de diferentes alturas que conformam o pátio central.

Dada a orientação do edifício, surgiu a necessidade de proteger a incidência do sol ao norte. Este devia garantir a iluminação natural e a transparência característica de todos os projetos desenvolvidos para o Duoc.

© Francisca Polanco A.

Projetou-se uma treliça utilizando tubo perfurado adaptado ao desenho e aos requerimentos do projeto.

A treliça foi instalada acentuado as áreas de incidência solar e sem obstruir a visão, explorando um desenho que rompesse a linearidade e repetição típica das soluções de treliça, constituindo-se um tema essencial na definição do projeto e sua imagem.

© Francisca Polanco A.

A utilização sutil de elementos geradores de espaços como treliças, brises, coberturas envidraçadas e desníveis permitiram que o projeto gerasse espaços diversos que acolhem os distintos requerimentos e necessidades dos alunos dentro de uma concepção arquitetônica unitária.

O projeto foi construído sobre a base de sistemas rígidos de concreto armado, permitindo espaços flexíveis que acolheram com facilidade o programa. Os materiais de revestimento foram escolhidos por sua extrema simplicidade e fácil montagem, conseguindo, com isso, dotar o edifício com uma sensação de acolhimento funcional para as aspirações educativas e formativas da Fundação Duoc.

© Francisca Polanco A.

Materiais

Nesta obra, destaca-se o uso da madeira seca aplainada MSD Estrutural da Arauco e brise tubular da Hunter Douglas.

© Francisca Polanco A.

A ficha com a descrição destes revestimentos, que inclui suas descrições técnicas, características, forma de instalação, cores e informação adicional, pode ser encontrada na seção de materiais do ArchDaily.

© Francisca Polanco A.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Concha y Toro 1340, Puente Alto, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Duoc Puente Alto / Sabbagh Arquitectos" [Duoc Puente Alto / Sabbagh Arquitectos] 04 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788839/duoc-puente-alto-sabbagh-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.