O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Escola da Cidade promove aula aberta com José de Souza Martins

Escola da Cidade promove aula aberta com José de Souza Martins

  • 18:00 - 31 Maio, 2016
Escola da Cidade promove aula aberta com José de Souza Martins
Escola da Cidade promove aula aberta com José de Souza Martins

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 01 de junho, às 18h, o sociólogo José de Souza Martins, para a aula aberta “A terceira escravidão no Brasil”.

Continuando os encontros da série Contracondutas, o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade recebe o sociólogo e professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) para uma conversa sobre o trabalho escravo contemporâneo, estudado profundamente por Martins desde os anos 1990.

A atividade acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE O CONVIDADO
José de Souza Martins é sociólogo. Foi membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário das Nações Unidas contra as Formas Contemporâneas de Escravidão, entre 1996 e 2007. Entre 2001 e 2002, foi representante ‘pro-bono’ na comissão interministerial que preparou o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e do Trabalho Escravo. Formado pela FFLCH-USP, onde fez sua carreira acadêmica, foi aluno de Florestan Fernandes, Ruy Coelho e Egon Schaden, entre outros. Entre 1993 e 1994, ocupou, na Inglaterra, a prestigiosa Cátedra Simón Bolívar da Universidade de Cambridge. A cátedra fora ocupada, até então, por apenas dois outros professores brasileiros: Celso Furtado e Fernando Henrique Cardoso. Nesse mesmo período, Martins foi eleito fellow do Trinity Hall. Foi também professor visitante em diversas universidades pelo mundo. Há cerca de dez anos é colaborador regular do jornal paulistano ‘O Estado de São Paulo’.

A obra escrita de Martins é extensa e composta por cerca de 40 livros próprios, quatro livros como organizador e um sem número de artigos, ensaios e textos diversos. Por três vezes Martins venceu o prêmio Jabuti na categoria “Ciências Humanas”. Entre os livros que escreveu e publicou, destacam-se “Henri Lefebvre e o retorno à dialética”, “O cativeiro da terra”, “A sociabilidade do homem simples”, “Fronteira – a degradação do outro nos confins do humano”, “A sociedade vista do abismo – novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais” e “Do PT das lutas sociais ao PT do poder”. No ano passado publicou “Linchamentos – a justiça popular no Brasil”, primeira parte de um extenso estudo sobre o tema.

SOBRE O SEMINÁRIO
O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18 horas. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola (www.escoladacidade.edu.br). Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS
O projeto Contracondutas se origina de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) endereçado a uma construtora brasileira (OAS), flagrada empregando trabalho análogo a escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Por decisão do Ministério Público do Trabalho de Guarulhos, a Associação Escola da Cidade foi encarregada de elaborar um projeto que problematizasse a questão das grandes obras de infraestrutura, da migração e do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea e o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e de suas repercussões na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

Os encontros da série Contracondutas, no Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade, já receberam Margareth Rago e Luiz Felipe de Alencastro. A série se estenderá até o final deste semestre, com Karina Leitão e Paulo Arantes.

SERVIÇO
Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
José de Souza Martins - "A terceira escravidão no Brasil”
• Data: 01/06/16 (quarta-feira)
• Horário: 18 horas
• Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
• Informações: www.escoladacidade.edu.br / seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove aula aberta com José de Souza Martins" 31 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788572/escola-da-cidade-promove-aula-aberta-com-jose-de-souza-martins> ISSN 0719-8906