Centro Biznesu / PORT

Centro Biznesu / PORT - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: PORT; PORT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1225
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:S.Zajączkowski
  • Cliente: Fundacja Rozwoju Śląska oraz Wspierania Inicjatyw Lokalnych
  • Empreiteira: Adamietz
  • Estrutura De Concreto: Baumar
  • Arquitetos Encarregados: Józef Franczok, Marcin Kolanus
  • Equipe De Projeto: Józef Franczok, Marcin Kolanus, Artur Nitribitt, Anna Janota
  • Cidade: Opole
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© S.Zajączkowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. As ideias mais valiosas não são criadas na mesa do escritório, mas muito longe dela. São necessários inspiração, ar e coincidências. O objetivo do projeto era criar um espaço agradável. Uma boa qualidade de espaço de trabalho é um dos fatores que permitem que a vida seja bem vivida. Quando somos felizes no ambiente de trabalho, os efeitos positivos refletem no cotidiano de todos. Não queremos utilizar o termo "tempo livre", como o horário após o trabalho, já que não estamos de acordo com a ideia de que o tempo que se passa trabalhando é o tempo sem liberdade. Todos devemos trabalhar com satisfação e prazer em relação às nossas atividades.

© S.Zajączkowski

Processo

A diferença entre níveis de até 4 metros, a via de trânsito intenso ao lado, o maior estacionamento do centro comercial da cidade, o cemitério vizinho e demandas muito específicas de função, são os fatores que influenciaram no projeto.

© S.Zajączkowski

A implantação do edifício no terreno e sua forma são correspondentes. O volume encontra-se perpendicular à rua Wrocławska de forma a gerar uma barreira acústica. Abre-se visualmente ao jardim interno elevado, coroado por árvores de oeste e até o centro da cidade no leste. Assim, o sol do sul, desfavorável para a função de escritório, limita-se diante da forma das janelas, que permitem captar a luz que vem do norte de forma dispersa. Além disso, o edifício torna-se eficiente em termos de energia.  

Planta

A cor branca na fachada destaca as luzes e sombras nos nichos das janelas. Com o sol em movimento, observa-se como estas desaparecem e tomam forma.

© S.Zajączkowski

A possibilidade de ampliar o edifício foi uma das demandas dos investidores, o que poderá ser feito por adição. Neste caso, ambas as partes similares criam um pátio interno.

© S.Zajączkowski

Edifício

Primeiro pavimento - hall de entrada;
Segundo pavimento - centro de conferências;
Terceiro e quarto pavimento - centro de negócios e escritórios;

A localização do hall permite utilizar a topografia para gerar uma entrada fácil e confortável. O vazio por cima do acesso, chegando a uma altura equivalente a três pavimentos, conecta diferentes funções em cada um deles. Sobre o nível do solo, encontra-se uma combinação de vazios e sólidos que criam uma atmosfera, introduzindo ar livre e construindo o caráter do local.

© S.Zajączkowski

O pavimento de conferências é formado por um amplo hall de entrada e três salas com diferentes tamanhos. A primeira comporta mais de 50 pessoas e as duas últimas são mais reduzidas. O espaço comum se abre e da oportunidade de entrar no jardim recreativo.

Diagrama

Os espaços de escritório de divisão regular incluem funções adicionais, como salas de reunião, saldas de consulta e áreas de recreação na porção oeste. Estas podem ser utilizadas para reuniões, descanso e curtos encontros informais. O programa recreativos e as salas de reuniões se abrem às árvores do jardim. Os escritórios estão localizados com vista para a cidade, equipados por grandes janelas que permitem a entrada de luz, ar e ampliando campo visual do espaço.

© S.Zajączkowski

Interior

A obra divide-se funcionalmente em duas partes segundo sua formalidade: mais formais com seus locais de trabalho, e outros, menos formais, pensados para ações recreativas. O relaxamento e recuperação de forças encontram-se pelo lado do jardim, todo construído no sentido de otimizar o tempo de trabalho e aumentar a eficácia.

© S.Zajączkowski

A área interna combina a precisão exata das paredes brancas com a rigidez do concreto, e permite reconhecer e compreender a estrutura do edifício. Cria-se, também, duas áreas: uma de trabalho, e outra técnica. Em algumas áreas recreativas, as cores vibrantes como amarelo e laranja, trazem vivacidade e encarregam-se de fornecer energia ao interior. As vistas ao jardim completam a composição. O edifício não se sobrecarrega de cores com um propósito:evitar a cacofonia de cores e ornamentos. Fatores excessivos não são cômodos para o trabalho. Era nosso objetivo criar um edifício que não seja outro ruído visual para seus usuários, o que é muito comum em áreas urbanas.

© S.Zajączkowski

Terreno

Os jardins carregam duas características muito diferentes, um levantado sobre o primeiro pavimento, é complemento do hall de entrada para a parte de conferências, esta elevação cria isolamento na concorrida via. O outro jardim forma-se de forma similar à interna. Há árvores, arbustos de frutas, e grama, todas as espécies para trazer um ambiente mais natural no centro da cidade , e para criar um espaço fácil de usar. Neste caso, também, representa um difusor intermediário entre edifício e rua.

© S.Zajączkowski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Opole, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Biznesu / PORT" [Centrum Biznesu / PORT] 26 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788180/centro-biznesu-port> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.