Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO

Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 2 de 29Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 3 de 29Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 4 de 29Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 5 de 29Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: EZZO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  930
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 7 de 29
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. As duas casas, vazias durante 20 anos, ficaram conhecidas pelo slogan “aqui podia viver gente” grafitado numa das suas fachadas. O novo proprietário pretendia construir 9 apartamentos para aluguel. Como a antiga estrutura interior já não existia tivemos que adotar decisões radicais que resultassem apropriados para os novos usos. O único que permaneceu das antigas casas foram os muros exteriores que foram conservados e reabilitados. 

Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 9 de 29
© do mal o menos
Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 29 de 29
Diagrama
Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 22 de 29
© do mal o menos

No projeto, em vez de utilizarmos a forma fechada que a fachada antiga parecia sugerir, optamos por criar no seu interior quatro volumes isolados com formas diferenciadas que configuram quatro pequenas torres onde se sobrepõem os apartamentos. Cada apartamento tem cerca de 50m² e consiste em dois pisos divididos por uma sala/cozinha e um quarto com casa de banho. 

Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 12 de 29
© do mal o menos

Ao dissociar os quatro pisos da nova fachada interior dos dois da antiga fachada o projeto conseguiu não destruir a escala da memória urbana. Os dois níveis de janelas existentes escondem agora quatro pisos novos em que a fachada existente passou a funcionar como um filtro entre os apartamentos e a rua bastante movimentada. Suscita-se uma tensão entre uma geometria articulada a partir do objecto existente (a fachada antiga) e um objecto de regras claras, autônomo, que se funde com eles (as novas torres).

Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 19 de 29
© do mal o menos
Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 28 de 29
Planta
Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 5 de 29
© do mal o menos

O acesso aos apartamentos faz-se por uma galeria a céu aberto que conduz a uma escada comum também ela exterior. A pequena escala aporta diversidade nas relações entre os apartamentos, entre os espaços exteriores e o terraço e, também, entre os residentes.

Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 24 de 29
© do mal o menos

Colectivamente os apartamentos convertem-se num único edifício gerando um ambiente que cria espaços para as relações humanas e de interação com a própria cidade. 

Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO - Imagem 3 de 29
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Habitacional Breiner 310 / EZZO" [Breiner 310 Residencial Building / EZZO] 07 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788137/breiner-310-ezzo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.