Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 2 de 26Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 3 de 26Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 4 de 26Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 5 de 26Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Mais Imagens+ 21

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 15 de 26
© Paul Ott

ÖWG construiu uma casa de repouso para 49 moradores em um terreno com muitas árvores, próximo ao mosteiro Goss, em Leoben, Áustria.

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 7 de 26
© Paul Ott

O edifício de três pavimentos com um porão semi-enterrado foi construído como uma estrutura de concreto sólida, com elementos de estrutura de madeira e atinge uma alocação de espaço diferente em cada pavimento: o térreo abriga as zonas públicas e semi-públicas, as áreas de cozinha e serviços, administração, depósitos, rouparia, terapia, salas para seminários, uma capela, e salas de consulta usadas pelo Österreichische Krebshilfe Steiermark.

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 26 de 26
Corte Longitudinal

No térreo, há também um café que dá acesso ao jardim de inverno fechado, que se estende a toda a altura do edifício. As portas de correr permitem diferentes configurações espaciais para eventos ou festas.

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 12 de 26
© Paul Ott

O primeiro pavimento acomoda duas zonas residenciais apropriadas para pacientes com demência. Cada zona pode abrigar até doze residentes, acomodados em dormitórios individuais com áreas para refeições e terraços conectados. Uma varanda adicional fora da parte sul do edifício oferece um espaço externo protegido para a recreação.

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 5 de 26
© Paul Ott

O segundo pavimento contém uma nova ala para 25 residentes, uma área comum para refeições e lazer e um terraço virado a sul, com quase 150 metros quadrados. Nos dois pavimentos superiores, duas varandas que estão posicionados perpendicularmente complementam uma rede de percursos na área do jardim de inverno, proporcionando uma percepção espacial vertical no interior do edifício.

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 20 de 26
Planta - 1o Pavimento

Um parâmetro importante do projeto foi a iluminação e as vistas panorâmicas, que também podem ser vistas a partir do exterior. Tivemos o cuidado de evitar espaços escuros, que necessitassem de iluminação artificial, e trouxemos a luz natural a todo o edifício através do jardim de inverno, dos terraços e das aberturas estrategicamente posicionadas nas circulações.

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 11 de 26
© Paul Ott

O layout criado para o edifício permitiu uma projeção mínima sobre o terreno. O resultado são áreas ao ar livre, protegidas e integradas. Cada pavimento é independente e reflete um desenho lúdico nas fachadas.

A aparência variada, porém tranquila, é transmitida por uma combinação de elementos estruturais sólidos e elementos de madeira nas fachadas e no térreo. O interior é dominado por madeira e superfícies de cor clara. Toda a capela foi forrado com madeira clara, enquanto uma tela de ripas fornece uma luz natural suave, contribuindo para a atmosfera contemplativa no interior.

Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten - Imagem 3 de 26
© Paul Ott

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leoben, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lar de Repouso e Cuidados Especiais / Dietger Wissounig Architekten" [Nursing and Retirement Home / Dietger Wissounig Architekten] 28 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788077/lar-de-repouso-e-cuidados-especiais-dietger-wissounig-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.