O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. ARROKABE Arquitectos
  6. 2015
  7. Casa do Medio / ARROKABE Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa do Medio / ARROKABE Arquitectos

Casa do Medio / ARROKABE Arquitectos
Casa do Medio / ARROKABE Arquitectos, © Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

© Luis Díaz Díaz © Luis Díaz Díaz © Luis Díaz Díaz © Luis Díaz Díaz + 34

  • Arquitetos

  • Localização

    Santiago de Compostela, Espanha
  • Autores

    Óscar Andrés Quintela, Iván Andrés Quintela
  • Área

    444.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A rua do Medio é uma via estritamente residencial, paralela à rua de San Pedro, entrada do Caminho Francês à cidade histórica, e principal artéria do bairro de mesmo nome, um bairro que, hoje em dia, é referência dentro da cidade por sua diversidade social e funcional.

Casa do Medio / ARROKABE Arquitectos, © Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

O conjunto que foi objeto de reforma é composto por uma construção entre empenas de três pavimentos e subsolo. Sobre a estrutura tradicional, encontra-se sobreposta a fachada traseira, um elemento adicionado de forma descontextualizada que aumenta a superfície fechada do primeiro pavimento e permite a existência de uma varanda no segundo.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

A construção, há anos desocupada, não reunia as mesmas condições de habitabilidade. Problemas na cobertura da casa provocaram a entrada contínua de água que, finalmente, provocou o colapso parcial dos forjados de piso, arruinando o restante. A extensão de concreto armado na fachada traseira também apresentava problemas estruturais graves, além de uma configuração arquitetônica inadequada.

Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento
Corte
Corte

A proposta contempla espaços para um casal com três filhos jovens. Os diferentes cômodos do programa proposto foram ajustados ao volume existente. Conservou-se o sistema estrutural vertical de muros de contenção e propôs-se uma reconstrução da estrutura horizontal com um forjado misto de concreto e esquadrias de madeira apoiadas sobre as paredes.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

Recuperou-se a volumetria do anexo da fachada traseira com uma trama e fechamentos de madeira feitos da forma tradicional por montantes e travessas sobre as quais se apoiam os forjados de piso e tábuas com partes envidraçadas e opacas.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

A nova escada ocupa a posição original da escada existente e vai afinando a medida que sobe pela abertura, a qual se faz mais ampla que o necessário para facilitar a entrada de luz natural zenital nos diferentes pavimentos. Esta estratificação tem sua correspondência no novo elemento agregado à fachada traseira, do qual se produz a relação com o jardim: espaço externo coberto, galeria-corredor e terraço.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

O alpendre foi recuperado aproveitado os pés direitos de granito e reconstruindo uma cobertura baseada no sistema da estrutura original. A nova peça foi planejada com um espaço externo coberto com cômodos de serviço e armazenamento, resolvidos com fechamentos leves de madeira.

© Luis Díaz Díaz
© Luis Díaz Díaz

No pátio interno projeta-se um jardim inspirado nos parterres existentes e apoiando-se nos traços das diversas paredes. Pretendíamos, assim, que a residência contasse com um entorno vegetal próprio, variado e mutável, que estabelecesse uma relação sensorial mais intensa entre interior e exterior.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
ARROKABE Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa do Medio / ARROKABE Arquitectos" [Casa do Medio / ARROKABE Arquitectos] 18 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787692/casa-do-medio-arrokabe-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.