Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos

 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 2 de 32 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 3 de 32 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 4 de 32 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 5 de 32 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  225
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A. Moreira Cadete, CIN, CLIMAR, PADIMAT
  • Equipe: Renata Vieira, Ana Caracol, Ruben Mateus, João Nery Morais, André Barreiros Silva
  • Construtor: Manuel Gonçalves & Marques LDA.
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 8 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia intervencionada localiza-se no bairro do Restelo, mais precisamente na vertente ocidental, numa zona constituída por moradias geminadas que datam dos anos 50, justamente ao lado da Rua Comercial do Restelo.

 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 11 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

A linha principal da intervenção consistiu na ampliação da moradia sobre o logradouro a tardoz, redesenhando-se o alçado tardoz por completo. 

 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 6 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Como forma de contra-ponto ao alçado principal, de desenho tradicional, desenhou-se um alçado tardoz constituído por uma série de largos vãos e portadas compostas por um padrão inspirado na azulejaria tradicional portuguesa. Este padrão funciona como uma pele que filtra a luz e serve de proteção. Na água tardoz do telhado abriram-se 3 mansardas.

 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 14 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Ao nível do R/C libertou-se toda a área disponível de forma obter um grande espaço aberto que reúne hall de entrada, sala e cozinha. Um volume fechado, todo revestido num ripado branco, dissimula uma zona de armários, i.s. social e arrumos. Este corpo central funciona também como separador dos espaços envolventes.

 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 4 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

As escadas entre R/C e 1º andar, de tiro, foram encostadas à empena esquerda de forma a otimizar os espaços de estar e criar um corredor central no piso superior.

Corte
Corte

No primeiro piso localizam-se os quartos sendo um deles, uma suite. De forma a conciliar a existência de uma suite com o espaço disponível optou-se por colocar a bancada com o lavatório aberta sobre o quarto, funcionando também como aparador. Atrás de um conjunto envidraçado, composto pelo espelho e duas portas de vidro, não só se ocultou a zona de duche e sanita como se diluíram os limites do quarto, obtendo-se a sensação de um espaço maior.

 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 10 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

No sótão criou-se uma instalação sanitária e aproveitou-se o restante espaço para escritório e um recanto para um quarto, usufruindo assim das três novas mansardas sobre o jardim a tardoz.

 Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 9 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: " Casa Restelo / João Tiago Aguiar Arquitectos" [ Restelo House / João Tiago Aguiar Arquitectos] 02 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787638/casa-restelo-joao-tiago-aguiar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.