Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 2 de 35Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 3 de 35Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 4 de 35Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 5 de 35Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Mais Imagens+ 30

  • Colaboradores: Alliance Française de Port Elizabeth Werk_ Engineers Without Borders Nelson Mandela Metropolitan University
  • Equipe De Projeto: Kevin Kimwelle, Anastasia Rohaut, Pierre Guérin, Camille Sablé, Sylvain Guitard, Simon Galland, Jason Dinant, Maguelonne Gorioux, Nolwenn Gervais, Pauline Richard, Cécile Jaouen, Eglantine Bulka, Eva Fojtu, Andrès Sanchez, Adèle Bertrand
  • Construtoras: Love Story (NGO) & Patricia N. Piyani (Directrice)
  • Topógrafo: LDM Quantity Surveyor
  • Financiador: Williams Hunt via General Motors ChildLife Foundation Crowdfunding via KissKissBankBank
  • Fornecedor: Coca-Cola, Cannibal, Amalooloo, Builders Warehouse Port Elizabeth, Penny Pinchers Port Elizabeth, IBIS, Voltex
  • Edifício Principal: 100 m2
  • Fonte De água: 38 m2
  • Cidade: Port Elizabeth
Mais informaçõesMenos informações
Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 8 de 35
© Joubert Loots

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em Joe Slovo, aos arredores de Port Elizabeth, África do Sul. Joe Slovo é um município recém-criado e apenas parte dele foi beneficiada com o programa de habitação RDP (Programa de Reconstrução e Desenvolvimento, ação lançada pelo Governo Sul-Africano 20 anos atrás). O local onde o projeto está inserido não tem instalações básicas e não há estradas asfaltadas. As construções são principalmente barracos feitos de madeira de segunda linha e chapas de metal corrugado. Não há água, exceto uma torneira a cada dois blocos, e apenas algumas casas têm eletricidade. Alguns anos atrás, notando a falta de serviços dedicados à sua comunidade, uma cidadã local, Patricia N. Piyani fundou uma creche em seu próprio barraco. O estabelecimento rapidamente encheu-se de interessados e ela decidiu construir um edifício dedicado à essa função.

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 32 de 35
Axonométrica em Camadas

A creche existente é pequena em comparação com o número de crianças que hospeda (entre 50 e 80 por dia). Ela também está em uma condição muito ruim, especialmente em termos de impermeabilização. Na verdade, o local é continuamente inundado mesmo com chuvas leves. Considerando isso, Love Story, uma ONG local, envolvida nesta comunidade em particular por um tempo, decidiu lançar um projeto para reconstruir a creche, mas também para adicionar novas instalações, tais como um centro técnico, um centro comunitário e uma horta urbana. O projeto pretende integrar plenamente a comunidade no processo, a ideia é certificar-se que as melhorias são sustentáveis e continuar a trazer uma nova dinâmica em toda a comunidade.

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 6 de 35
© Joubert Loots

A nova creche foi projetada e construída pelo escritório de arquitetura Collectif Saga, em parceria com Indalo e Love Story. Com, em média, o mesmo orçamento de uma casa de RDP (casas construídas pelo governo) o projeto tenta mostrar que através da construção de uma forma diferente, pode designar melhores usos nos espaços, tornando-os maiores e mais flexíveis. Assim, uma casa RDP tem em média 36m2, enquanto o edifício possui 138m2. Isso foi possível, usando principalmente materiais reciclados que foram gratuitos ou de baixo custo e através do estabelecimento de técnicas de construção eficientes.

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 11 de 35
© Joubert Loots
Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 29 de 35
Corte Perspectivado

O segundo objetivo do projeto era tentar desenvolver processos simples e reproduzíveis, o que daria a comunidade as ferramentas e o conhecimento para replicar estes processos para o seu próprio desenvolvimento. Decidimos usar materiais similares ao que eles usam para construção (paletes, chapas de papelão ondulado, pneus etc.). Os materiais foram, em seguida, transformados em um edifício duradouro e sólido com um bom nível arquitetônico. Nós também integramos vários membros da comunidade durante todo o processo, a fim de compartilhar continuamente este conhecimento. Foi uma troca de conhecimentos de duas vias no sentido de que tínhamos muito a aprender com a comunidade que todos os dias constrói e reconstrói usando recursos limitados de seu próprio ambiente. Era importante para nós mostrar que também é possível se divertir com estes materiais baratos e que, como arquitetos, temos que encontrar os meios e as ferramentas para transformar aqueles em objetos únicos e funcionais.

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 26 de 35
© Joubert Loots
Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 30 de 35
Detalhe Axonométrico

O projeto consiste em dois edifícios um de frente para o outro: de um lado, a construção de serviços básicos com oito banheiros e duas pias e, no outro lado, o salão principal. A construção já existente foi conectada ao edifício principal, abrigando uma cozinha e uma sala de armazenamento. Para entender completamente o projeto, é preciso considerar que trata-se de uma creche temporária, para abrigar as crianças enquanto a edificação principal é construída no terreno oposto. O espaço se tornará um workshop dedicado à madeira e trabalhos em metal. A ideia é oferecer um espaço para os muitos pequenos empresários locais que desejam lançar o seu negócio. Eles, então, seriam capazes de compartilhar suas ferramentas e conhecimento, mas também teriam um espaço próprio para trabalhar, com excepção das suas casas. Dito isto, o edifício foi concebido como um salão que pode hospedar vários usos ao longo do tempo. Por enquanto, paredes divisórias podem ser utilizadas a fim de separar as três classes da pré-escola.

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 9 de 35
© Joubert Loots
Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 28 de 35
Corte

Finalmente, tentamos usar nossas habilidades para colocar em movimento e as latentes energias que nos rodeiam. Para envolver as pessoas, o local da construção foi utilizado como um palco experimental de mistura cultural. Essa postura mental, mudou o nosso papel e comportamento como arquitetos, nos movendo em uma nova experiência humana, e novamente redefinindo a nossa visão de arquitetura. Nós tentamos envolver as pessoas tanto quanto podíamos, das empresas aos trabalhadores, incluindo crianças e suas mães, em uma sociedade onde o trabalho feminino é claramente definido. A partir de um envolvimento conjunto no projeto, percebemos como, simplesmente oferecendo a possibilidade de participar neste projeto de desenvolvimento social, as pessoas estavam felizes em se sentirem úteis. De fato, em um país traumatizado como África do Sul, o fatalismo, a desconfiança e falta de compreensão são comuns.

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 24 de 35
© Maguelonne Gorioux
Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 35 de 35
Corte

Nós também organizamos e participamos de alguns eventos diferentes no município e no centro da cidade para acabar com os preconceitos através da partilha de um grande momento juntos. O projeto tornou-se, em seguida, muito maior do que poderíamos ter imaginado, com a creche materializando o processo humano e social. Graças à todas as pessoas, graças à todos aqueles momentos que passamos juntos no local, graças à toda a paixão ocorrendo no local da construção, a apropriação não demorou a aparecer, muito antes da abertura oficial. Mesmo em um projeto tão pequeno quanto esse, a arquitetura tornou-se a vida, e a vida tornou-se arquitetura. Isso é o que experimentamos, é isso o que queremos mostrar agora, isso é o que queremos fazer amanhã.

Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga - Imagem 4 de 35
© Joubert Loots

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Port Elizabeth, África do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Projeto de Desenvolvimento Social / Indalo + Collectif Saga" [Social Development Project / Indalo + Collectif saga] 18 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787589/projeto-de-desenvolvimento-social-indalo-plus-collectif-saga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.