O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalações Temporárias
  4. Itália
  5. Kéré Architecture
  6. 2016
  7. Vila Pátio / Kéré Architecture

Vila Pátio / Kéré Architecture

  • 05:00 - 15 Maio, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Vila Pátio / Kéré Architecture
© Giovanni Desandre
© Giovanni Desandre

© Giovanni Desandre © Piercarlo Quecchia © Giovanni Desandre Cortesia de Kéré Architecture + 18

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diébédo Francis Kéré criou um pavilhão de pedra e madeira rodeado por vegetações silvestres no Palazzo Litta, um palácio histórico em Milão. 

Vila Pátio / Kéré Architecture, © Giovanni Desandre
© Giovanni Desandre

Utilizando como base a dinâmica social e espacial de um povoado típico da África, a Vila Pátio pretende estabelecer caminhos de encontro social entre os visitantes. A definição deste terreno comunal é uma plataforma elevada, rodeada por uma cobertura de gramíneas nativas da Itália. No alto da plataforma existem três refúgios abertos e circulares de pedra, cuja conformação e materialidade dualmente expressam um sentido de transparência e massividade. Na parte superior, uma cobertura suspensa de bambu protege e confere sombra à comunidade abaixo. 

Cortesia de Kéré Architecture
Cortesia de Kéré Architecture

A instalação conta com a primeira cadeira desenhada por Kéré. Chamada ZIBA, a peça faz referência aos tradicionais bancos africanos que possuem a forma de troncos maciços esculpidos com ferramentas feitas à mão. O banco ZIBA, de cedro perfumado, reinterpreta este processo utilizando uma avançada tecnologia digital. O nome do banco se refere à uma expressão lúdica de  Burkina Faso que desestimula a ociosidade. A peça foi desenhada por Kéré para Riva 1920, a marca italiana especializada em móveis de madeira maciça. 

© Piercarlo Quecchia
© Piercarlo Quecchia
Planta Baixa
Planta Baixa
Cortesia de Kéré Architecture
Cortesia de Kéré Architecture

A empresa italiana Casone produziu a parte de alvenaria do pavilhão, que transmite uma sensação de leveza e transparência. "Em busca da expressão ideal do material, a estreita colaboração entre Casone e Diébédo Francis Kéré pretende reinterpretar o método de construção mais primitivo, empilhando pedras, de maneria inovadora e audaz", disse a equipe. Seis variedades de pedra foram utilizadas no pavilhão, estabelecendo conexões entre a materialidade e o artesanato, tanto do palácio histórico quanto da paisagem urbana circuncidante. O reconhecido escritório de paisagismo, Euro Ambiente, proporciona gramíneas silvestres no pavilhão, que crescem de forma espontânea ao longo dos rios italianos, junto com os talos de bambu. 

© Piercarlo Quecchia
© Piercarlo Quecchia

Utilizando 500 metros quadrados, o pátio encontra-se no coração do Palácio de estilo barroco, Litta. Anteriormente propriedade de uma das famílias nobres de Milão, o palácio serviu durante muito tempo como um lugar importante para eventos culturais e políticos. Grandes festas para figuras como Napoleão Bonaparte e Margarita Teresa da Espanha aconteceram ali. "Eu gosto muito do poder da arquitetura do Palácio Litta, o acolhedor pátio e as amplas habitações, onde em cada canto existe uma surpresa", disse Kéré. "Este é um excelente cenário para mostra o desenho contemporâneo".

Fachada
Fachada

A Vila Pátio é a peça central da exposição "Uma questão de percepção: Tradição e Tecnologia", que explora como as tradições do homemade vão ao encontro da tecnologia moderna. O espetáculo foi organizado pela publicação belga DAMn° Magazine e o organizador de eventos Mosca Partners. A exposição foi parte da Fuorisalone 2016.

© Giovanni Desandre
© Giovanni Desandre

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Kéré Architecture
Escritório
Cita: "Vila Pátio / Kéré Architecture" [Courtyard Village / Kéré Architecture] 15 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787427/vila-patio-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.