O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Holanda
  5. +31ARCHITECTS
  6. 2015
  7. Watervilla / +31ARCHITECTS

Watervilla / +31ARCHITECTS

  • 12:00 - 14 Maio, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Watervilla / +31ARCHITECTS
Watervilla / +31ARCHITECTS, © Ewout Huibers
© Ewout Huibers

© Ewout Huibers © Ewout Huibers © Ewout Huibers © Ewout Huibers + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Amsterdã, Holanda
  • Equipe de Projeto

    Jasper Suasso de Lima de Prado e Jorrit Houwert
  • Área

    200.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Viver sobre a água têm se tornado cada vez mais popular nos Países Baixos. 

Essa iniciativa está se tornando tão popular não somente porque as pessoas sentem-se atraídas pelo entorno, mas também pelo foco do governo e urbanistas em cooperar com os novos problemas em relação à água. A maior parte dos Países Baixos encontra-se abaixo do nível do mar e para proteger a terra contra as inundações, foram construídos diques. Atualmente, os problemas têm aumentado devido à mudança climática; os grandes rios que adentram a Holanda trazem mais água cada ano e a precipitação está aumentando, o que aumenta, também, o índice de inundação.

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

Uma das soluções para as inundações não é a construção de diques, mas sim regular e fazer grandes bacias externas. Por um lado, é possível criar bons empreendimentos urbanos na água e ao mesmo tempo criar um amortecedor para os tempos de chuva. A única restrição para o desenvolvimento urbano é que seja flutuante, do contrário, as bacias não podem ter uma função de amortecimento. 

Corte
Corte

No geral, existem dois princípios básicos para fazer construções flutuantes. O primeiro é o princípio do barco pontão; constrói-se uma plataforma sólida que é mais leve do que a água. O segundo princípio baseia-se nas embarcações à vela; trata-se de uma caixa de concreto oco que está aberta na parte superior. Devido ao ar que está na caixa aberta, pode flutuar. 

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

O primeiro princípio tem a vantagem de que é possível ser utilizado em águas pouco profundas, em comparação com a caixa de concreto que tem menos estabilidade e deve ser muito leve. A caixa de concreto possui a vantagem de que seu espaço interior pode ser utilizado como parte do edifício. Ambas construções flutuantes estão conectadas ao cais com ligações flexíveis, por isso, a construção pode ser elevada com a água durante as mudanças de maré. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Quando for necessário, o sistema flutuante pode ser deslocado a outro lugar com pouco esforço e sem deixar nenhuma cicatriz no meio ambiente. No lugar dele, uma nova casa pode ser colocada e da maneira mais sustentável e duradoura possível.

As casas flutuantes mostradas por +31architects baseiam-se na caixa de concreto oca.

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

Watervilla

Os clientes do + 31ARCHITECTS inspiraram-se e se encantaram com o desenho da moderna "Watervilla the Omval" que foi desenhada abaixo do nível do rio Amstel. Também queriam construir uma Watervilla moderna que se caracterizasse na beira da água por uma fachada de vidro como uma moldura. 

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

Nesta watervilla as grandes portas de correr, feitas em vidro, foram colocadas na beira da água criando uma vista sem obstáculos sobre o rio Amstel desde a sala e cozinha. Para ampliar a interação com o exterior e a água, um terraço flutuante está amarrado ao londo de toda a estrutura. O piso estende-se do interior ao exterior não somente com a mesma cor, mas também com a mesma altura. Isto não faz somente com que a sala pareça maior, também confere a fachada de vidro uma moldura agradável quando é vista desde a água. A quase ausência total de uma barreira física entre a sala e o terraço convida as pessoas a tomarem um refrescante mergulho no rio Amstel. 

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

Descendo a escada com degraus flutuantes, é possível entrar no sótão onde estão os dormitórios e banheiros. A escada é colocada dentro de um grande vazio. Ao lado de uma grande janela posiciona-se o vazio para garantir uma explosão de luz no sótão. Para este projeto, foram feitos muitos detalhes inteligentes. Por exemplo, no passeio marítimo existem três grandes telas protetoras do sol que estão completamente integradas na borda da cobertura plana. Com somente um clique, as telas solares deslizam automaticamente para fora em um efeito de resfriamento. 

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

A fim de dar profundidade a fachada, no lado do cais existe um padrão sutil de orifícios na fachada. No painel perfurado aparece o número da casa. Durante o dia, os orifícios são pontos escuros, enquanto que a noite, estão iluminados por uma grande faixa de LED que é colocada por trás da fachada. Durante a noite, a Watervilla transforma-se em uma criação tipo Star Wars. 

© Ewout Huibers
© Ewout Huibers

A fachada de vidro na forma de uma moldura, oferece grandes veias na águas, porém, em ocasiões também cria uma certa visão da vida dos residentes. Para os barcos que passam, é como se o filme emoldurado fosse uma pequena demostração da realidade íntima. 

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
+31ARCHITECTS
Escritório
Cita: "Watervilla / +31ARCHITECTS" [Watervilla / +31ARCHITECTS] 14 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787286/watervilla-plus-31architects> ISSN 0719-8906