Paisagem Flexível / GOA Architects

Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 2 de 37Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 3 de 37Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 4 de 37Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 5 de 37Paisagem Flexível / GOA Architects - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: GOA Architects: Wang Yibo, Huang Weile, Zhu Xudong
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante o período de 21/08/2015 até 10/09/2015, houve uma série de atividades culturais públicas chamadas "Campo de Gravidade - interconexões entre a arquitetura e a cultura pública" que ocorreram na praça do Templo Jing'an, que é o terreno mais próspero de Xangai. E a instalação arquitetônica "Paisagem Flexível", artística e prática, ganhou vida.

Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 5 de 37
© LYU Hengzhong, Shen Bo

A praça do templo Jing'an está relativamente sete metros mais baixo que a rua West Nanjing, por isso a instalação é concebida como um conjunto de paisagem aberta neste terreno, e é vista como um bonsai da cidade, como um perfil suave e leve. Duas cristas em forma de arco são apresentadas como se as montanhas da bacia respondessem habilmente à praça aberta e à saída do metrô cheia de gente.

Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 31 de 37
Cortesia de GOA

Como não é permitida nenhuma intervenção no solo de pedra da praça, nenhum elemento da instalação poderia ser fixado ao piso. Além disso, deveria ser levado em conta os danos que podem ser gerados por tifões comuns na zona. Assim, os arquitetos optaram por 50 peças lineares de madeira de bambu, com 20 metros de largura formando um corpo flutuante.

Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 7 de 37
© LYU Hengzhong, Shen Bo

No mês de agosto em Xangai, a temperatura é escaldante, e este "arco-montanha" proporciona espaço para abundantes atividades públicas na praça com os dois espaços à sombra. Enquanto isso, a intervenção melhora a impressão visual do bonsai de paisagem urbana. Sob o sol do verão, em ocasiões apareceu um arco-íris em cima da montanha, gerando um efeito relaxante nas pessoas.

Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 10 de 37
Cortesia de GOA

O bambu é característico da China. A "madeira de bambu" está feita de fibra com a avançada tecnologia de colagem quente, tem suas características de alta resistência e durabilidade, fazendo com que as pessoas se sintam num ambiente natural e familiar, um sentido de pertença cultural.

Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 3 de 37
© LYU Hengzhong, Shen Bo

A instalação em si é uma obra de arte, assim como um espaço para outras atividades. Uma série de eventos públicos sucederam esta "Paisagem Bonsai", como um campo experimental de teatro, exposições, mercado, parque infantil. Inspira a vitalidade e a criatividade da cidade, e mostra seu espírito aberto através de uma forma arquitetônica.

Paisagem Flexível / GOA Architects - Imagem 8 de 37
© LYU Hengzhong, Shen Bo

Originalmente publicado em Maio 11, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Paisagem Flexível / GOA Architects" [Flexible Landscape / GOA Architects] 07 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787210/paisagem-flexivel-goa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.