Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Cadeira
© Leonardo Finotti
Rio de Janeiro, Brasil

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - VigaOlimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Imagem 3 de 27Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - VigaOlimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Imagem 5 de 27Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Mais Imagens+ 22

  • Modalidade Olímpica: Hóquei Sobre Grama
  • Área Construída: 4.000,00 m²
  • Área De Intervenção: 74.000,00 m²
  • Capacidade De Público: 11.900
  • Assentos Permanentes: 2.500
  • Assentos Temporários: 9.400
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Jardim
via Divulgação Ministério do Esporte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama do Parque Olímpico de Deodoro é composto por duas arenas, um campo de aquecimento e um edifício que comporta vestiários, centro médico e setor administrativo e cuja marquise cria uma ligação entre as arenas.

Site Plan
Diagram (Portuguese)

A principal arena tem 2.500 lugares permanentes e 5.300 temporários totalizando 7.800 assentos. O fundo da arquibancada fixa, que ficará de legado, está voltado para o acesso principal da área Norte do Parque Olímpico de Deodoro e seu desenho, impactante, partiu dessa situação particular. Já a segunda arena não possui arquibancadas fixas e terá capacidade para 4.100 pessoas.

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Viga
© Leonardo Finotti

Um dos maiores desafios do projeto foi implantar os campos das arenas, que têm quase a dimensão de um campo de futebol cada (91,4 metros de comprimento por 55 metros de largura), além de um campo de aquecimento com metade do tamanho das arenas (45,7m x 55m), em um lote com divisas muito irregulares com poucos acessos e com uma área pré-definida esguia. O campo de aquecimento está localizado entre as arenas.

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Imagem 3 de 27
via Divulgação Ministério do Esporte

Havia ainda a necessidade de as arenas serem posicionadas na orientação solar correta (Norte-Sul) e proporcionar espaços para uma série de equipamentos temporários de apoio como arquibancadas, tendas de alimentação e acessos para as áreas de operações dos Jogos.

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Imagem 5 de 27
© Leonardo Finotti

A execução dos campos exigiu precisão: sob a superfície esportiva de grama sintética estão duas camadas de asfalto, sendo uma base com espessura de 35 mm (com tolerância de +-3mm em 3m) e uma sub-base de 35mm (com tolerância de +-6mm em 3m), e uma camada de shockpad, material de borracha que absorve impactos. Tudo isso para garantir que a bola de 235 mm de circunferência role pelo campo sem saltos.

Floor Plan

Os campos dispõem de grama sintética azul royal, padronização iniciada na Olimpíada de Londres, em 2012, com o intuito de tornar o esporte mais atrativo, além de promover melhor contraste com a bola.

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Cerca
© Leonardo Finotti

Tanto as arenas quanto o campo de aquecimento são descobertos e contam com iluminação de grande envergadura para atender ao nível de iluminação exigida pelas novas tecnologias de transmissão televisiva, 4K e 3D. O sistema tem potência de mais de 2 mil lux e postes de cerca de 40m de altura.

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Cerca
© Leonardo Finotti

Como legado serão mantidas as áreas essenciais para treinamento e formação de atletas, como as duas arenas, o campo de aquecimento, parte da arquibancada e a marquise com vestiários, local para depósitos e escritório da Confederação Brasileira Hóquei. Está previsto que os pisos externos sejam parcialmente demolidos para dar lugar a mais áreas verdes.

Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados - Viga
© Leonardo Finotti

Parque Olímpico de Deodoro Rio 2016 / Vigliecca & Associados

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Olimpíadas Rio 2016: Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama / Vigliecca & Associados" 10 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787142/centro-olimpico-de-hoquei-sobre-grama-vigliecca-and-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.