Casa Thong / NISHIZAWAARCHITECTS

Casa Thong / NISHIZAWAARCHITECTS - Mais Imagens+ 20

District 7, Vietnã
  • Arquitetos: NISHIZAWAARCHITECTS; NISHIZAWAARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Empreiteira : Trung Long Company
  • Supervisor: Nguyen Van Hanh
  • Arquitetos Encarregados: Shunri Nishizawa, Vu Ngoc Tam Nhi
  • Cidade: District 7
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

"A qualidade de vida observada nos edifícios deve ser provida pela geometria e a forma em que essa se conecta aos seres humanos.". Este foi o primeiro pensamento que tivemos quando nos surgiu a oportunidade de projetar uma residência em Phu My Hung, uma nova área de desenvolvimento urbano ao sul de Saigón. Este projeto poderia ser considerado como outra tentativa de encontrar uma forma de vida contemporânea na tipologia de casas em fila. A ideia era se livrar da forma de vida que tínhamos em casas comuns, onde a escada central junto ao corredor, da acesso aos espaços cobertos por quatro paredes, isolando as pessoas dentro de seu próprio mundo. O cliente é um núcleo familiar composto dos pais e dois filhos com o desejo explícito de ter um lar repleto por elementos naturais e, ao mesmo tempo, capaz de melhorar a conexão espiritual entre cada membro da família.

Corte

Portato, em uma visão geral, a casa é vista como uma composição de cubos de dormitórios privados, enquanto os espaços criados abaixo desses volumes mutáveis transformam-se nas áreas comuns para a família. O acentuado corte garantiu a circulação, privacidade e controle das atividades, o que tornou possível especificar uma função para cada vazio e volume. Assim, consequentemente, uma circulação com uma fita de seda foi usada para conectar todos os espaços e reforçar a relação entre eles. A partir da entrada principal, um estreito corredor coberto introduz as pessoas à sala de estar com um pé direito de cinco metros de altura, com um sistema de porta giratória no extremo da casa. Este sistema se abre ao jardim traseiro e é imediatamente repleto por vento proporcionado pelo túnel. As salas de estar e de jantar expandem-se verticalmente através de um pé direito duplo, o que ajuda a harmonizar os espaços comuns dentro da casa com a impressão de estar ao ar livre. Ao longo da escada reta de aço, gradualmente se pode notar alguns volumes privados flutuantes, tais como a biblioteca, área de hóspedes e o espaço dos filhos. O dormitório principal e o espaço comum privado no quarto pavimento estão conectados pela luz da parte superior e por um piso de pedra que cobre o jardim, o qual foi plantado com espécies autóctones. Os outros cômodos utilitários foram dispostas no pavimento superior. O jardim da cobertura oferece à família um espaço ao ar livre para aproveitar a vida noturna nesta nova área urbana. Do começo ao fim, a escada, como uma coluna vertebral da casa, nos permite adentrar numa aventura sem fim para descobrir diferentes lugares ao longo da casa.

© Hiroyuki Oki

A arquitetura toma proveito de duas frentes: leste e sul. Por um lado, que também é a elevação principal, orienta-se ao sol, do outro, tem-se uma magnífica vista ao parque público da região. Em um diálogo constante com a paisagem circundante, foram propostas grandes aberturas na fachada sul para que fosse possível aproveitar as espetaculares paisagens de enormes plantações dos parques, e ser testemunha da mudança qualitativa sazonal ao longo dos anos. A elevação principal também indica claramente o conceito da geometria, enquanto os volumes estão cobertos, em sua maioria, por uma persiana de madeira para absorver parte do calor solar antes de entrar na casa, o sistema de porta giratória que cobre o segundo vazio do piso, transforma-se em um limite entre dentro e fora da casa. Quando abrem-se todas as portas, a natureza é convidada a fluir para o interior e, eventualmente, a sensação de ar livre é proporcionada a todo o edifício. Reforçando esse conceito, os elementos naturais são sempre convidados a ser parte da casa segundo a demanda do cliente.

© Hiroyuki Oki

Além disso, temos a aplicação da prática do que se especulava com a ideia de imitar o padrão de folhas e operar como um elemento decorativo e, ao mesmo tempo, funcional. Os painéis de madeira ao ar livre, que estão dispostos externamente em forma de tabuleiro de xadrez para expressar o conceito principal de empilhamento e deslocamento de volumes, se mostram frutíferos com o padrão de folhas talhado sobre e através, uma por uma. Por outro lado, as tramas internas podem ser giradas a fim de ajustar a luz natural. O piso de concreto aparente passa a ser mais interessante com o "tapete" gerado pelo padrão de folhas, Além disso, o mobiliário representa outra maneira de aumentar a variedade de padrões no projeto de interiores. A sensação brutal com este detalhe meticuloso de alguma forma pode atingir fortemente os olhos em um sentido estético. 

© Hiroyuki Oki
Planta
© Hiroyuki Oki

A arquitetura oferece uma interpretação de um novo e fresco estilo de vida para famílias jovens na moderna cidade tropical. De outra maneira, se poderia considerar como o ponto de cruzamento entre as vidas moderna e natural, que podem ser perfeitamente compatíveis. 

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Thong / NISHIZAWAARCHITECTS" [Thong House / NISHIZAWAARCHITECTS] 09 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787082/casa-thong-nishizawaarchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.