Casa Nogueira / Riesco+Rivera arquitectos

© Aryeh Kornfeld
Las Condes, Chile

Casa Nogueira  / Riesco+Rivera arquitectos - Mais Imagens+ 22

  • Colaborador: Francisco Adriasola C.
  • Construtora: TDR
  • área Do Terreno: 1.277,88 m²
  • área Construída: 139,8 m² + terraços
  • Autores: Francisca Rivera Palma, Jose Riesco Urrejola
  • Cidade: Las Condes
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistia num programa simples. Um espaço para as distintas atividades públicas da casa: estar, trabalhar, comer e circular. Além de integrar neste espaço uma área de exposição de obras pré-colombinas, independente da cozinha, dormitórios e banheiros.

Planta 2

A principal dificuldade estava em conceber um espaço de qualidade para o proprietário, que estava acostumado a viver em grandes áreas e agora buscava por uma casa individual para um novo período de sua vida.

© Aryeh Kornfeld

O terreno era um antigo terreno com casas e parque existente, que foi subdividido entre os filhos, deixando uma parte na qual deveria ser implantada a nova residência, o acesso e estacionamentos do conjunto. Tocando o mínimo possível as árvores e vegetação existente.

© Aryeh Kornfeld

Esta condições somadas às vistas e isolamento, definiam claramente as relações com exterior. As quais estavam condicionadas e definidas. A face sul e oeste deveriam ser fechadas. Por regulação a primeira e pelos estacionamentos a segunda.

© Aryeh Kornfeld

Para seguir mantendo a relação com o parque, optou-se por um segundo nível que conectado através de uma rampa, busca prever um futuro incerto e permite um fácil acesso à biblioteca. 

Corte 1

A casa se configura como dois retângulos girados nos diferentes níveis que se conectam através de um pé-direito duplo e a rampa, buscando recolher as principais vistas e assolações. Este giro gera espaços intermediários, que permitem privacidade aos distintos usos e expor as figuras pré-colombinas, concentrando num mesmo espaço a totalidade do espaço público requerido. Exteriormente através destas quebras e paredes, construíram-se cinco pátios de distintas qualidades, gerando aberturas e fechamentos que condicionam a relação com o exterior e a paisagem existente.

© Aryeh Kornfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nogueira / Riesco+Rivera arquitectos" [Casa Noguera / Riesco+Rivera arquitectos] 07 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786996/casa-nogueira-riesco-plus-rivera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.