Edificio Fray León / Jorge Figueroa + Asociados

© Pablo Blanco

Edificio Fray León / Jorge Figueroa + Asociados - Mais Imagens+ 18

  • Eng Calculista : José Jimenez
  • Topografia: Ángel Espinoza
  • Proprietário: Inmobiliaria Fernández Wood
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Fray León é um pequeno conjunto de 9 apartamentos localizado no setor de San Damián, na comuna de Las Condes; Santiago do Chile.

A proposta arquitetônica consiste em quebrar um corpo em fragmentos pequenos que gerem volumes e corpos únicos e identificáveis, sem repetir, praticamente sem modular. Se trabalha a forma de maneira a gerar identidade e pertencimento. Cada apartamento tem sua particularidade e sua característica.

Corte B

O mais relevante da proposta é o espaço público e de acesso que se gera através de uma grande praça seca e que reúne os dois núcleos de circulação vertical. Esta praça é formada por planos de muros soltos, separados da estrutura principal do edifício e separados da área claramente "habitável", criando um pé direito duplo que protege e da uma sensação de maior intimidade ao interior dos apartamentos.

© Pablo Blanco

Estes muros criam um espaço escultórico, uma praça significativa, uma área de contemplação muito pouco habitual neste tipo de projeto.

© Pablo Blanco

Pátios de luz ultrapassam o corpo edificado em toda a altura do edifício até chegar ao subterrâneo, nos estacionamentos, levando vegetação, luz e ar a um espaço tradicionalmente escuro e inóspito. O mesmo ocorre nos espaços de circulações públicos entre as escadas e elevadores e apartamentos, que rodeiam as áreas de pátios internos e de jardins verticais.

Os apartamentos do primeiro andar dão diretamente em amplos jardins de uso exclusivo e os do terceiro andar, sobem através de uma escada e um espaço de pé direito duplo para a cobertura onde se encontra um grande terraço jardim.

Estacionamento

Na fachada foram combinados elementos de concreto armado aparente e reboco branco, destacando-se grades que filtram a luz para o interior.

© Pablo Blanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edificio Fray León / Jorge Figueroa + Asociados" [Edificio Fray León / Jorge Figueroa + Asociados] 28 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786543/edificio-fray-leon-slash-jorge-figueroa-plus-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.