Casa Pátio / Abin Design Studio

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 2 de 29Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 3 de 29Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 4 de 29Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 5 de 29Casa Pátio / Abin Design Studio - Mais Imagens+ 24

Bengaluru, Índia
Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 6 de 29
© Tina Nandi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nós conhecemos nosso cliente, o Sr. TG Sathyanarayanan, quando ele vivia na Tailândia. Ele morou fora do seu país durante muitos anos e assim, tornou-se uma pessoa com um estilo de vida moderno. Quando decidiu voltar para a Índia, nós propusemos um conceito para sua casa - que seria sua "raiz" se conectando ao solo. Seu apreço para o mesmo revelou-nos o seu ethos indiano. Suas necessidades e desejos apresentaram-se em uma interessante mistura de tradição e ambiente moderno. Desde então, não houve volta. Eram seus requisitos modestos, e sua confiança em nós - ilimitada, que nos deu liberdade no desenho. O Vaastu foi um fator importante para ele, e foi levado em consideração desde o início.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 16 de 29
© Ravi Kanade

O local é parte de uma comunidade habitacional desenvolvida na periferia de Bangalore. A cidade tem um clima muito agradável, quase o ano todo, que nós tentamos trazer para a casa, através da luz natural e ventilação. Por seus arredores serem bastante tranquilos, a vida da obra precisava vir da própria casa. Incorporar o edifício foi essencial e importante para o projeto.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 9 de 29
© Ravi Kanade

Um pátio foi planejado como ponto focal da casa e nós construímos todos os outros espaços em torno dele. Um volume mais alto foi planejado ao sul do pátio para garantir um espaço protegido, acessível e aberto. O lado norte do pátio tinha uma massa ligeiramente menor com uma laje alongada exposta em virtude das varandas e terraços. Este equilíbrio os dois volumes criou uma forma simples, moderna, interessante - coerente com a nossa filosofia para o lar. As duas massas de ambos os lados da quadra estão conectadas com apenas uma passagem estreita. Esta passarela iluminada é completamente vitrificada de um lado e tem uma parede de brises verticais na outra. Ela possui vista de ambos os lados e dá continuidade ininterrupta aos verdes e massas de água através desta passagem para dentro da casa, entrelaçando os espaços interiores com a paisagem.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 21 de 29
Planta baixa - térreo

"Um edifício está completo somente quando as pessoas começam a viver nele", mas o movimento de luz e sombra através da casa começou a dar vida e calor para a ela, acolhendo os seus usuários.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 19 de 29
© Tina Nandi

O fluxo livre de espaços para dentro e para fora da natureza é o ponto alto da casa. No interior, os espaços olham através do corte de água ao grande volume da área de jantar possibilitando o vislumbre do dormitório principal no primeiro andar. Os espaços interiores e exteriores estão perfeitamente conectados através de verdes e azuis, por meio de pedra e vidro e em diferentes níveis. Um deles é parte da casa em sua totalidade como as bordas de espaços díspares tão sutilmente turvas. Em meio ao ar livre, com vegetação luxuriante, esta transparência entre os espaços, as múltiplas varandas e pátios ajudam a apreciar o belo clima de Bangalore.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 18 de 29
© Tina Nandi

O paisagismo foi projetado para parecer orgânico e inerente ao local. Como as árvores crescem e a construção se transforma, construído e não-construído vão se tornando cada vez mais indistinguíveis e graciosos. Montanhas suaves, gramados e árvores em uma variedade de escalas, cores e aromas convidam para as atividades ao ar livre. Além disso, os corpos d'água com seus lírios e peixes são imaginados para serem repletos de movimento discreto. A pequena cascata de água no canto noroeste fornece a frescura do som da água que vem sutilmente à distância. As texturas, nas várias dimensões perceptíveis, criam um ambiente íntimo e requintado para a família.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 15 de 29
© Tina Nandi

O desenho da escada desenvolveu-se a partir do conceito de conectar o solo. A escadaria possui uma base de granito sólido com degraus talhados, enquanto o resto é suspenso em virtude do seu design minimalista - uma combinação única de sólido e leveza- dando lugar a uma escada verdadeiramente contemporânea. Isso é definido em uma tela de aletas verticais finas que formam a claraboia acima. O design moderno e tradicional de pedra, com base nas suas raízes criam combinação vívida. Um corrimão vermelho ousado e esculturas expressivas alimentam o drama do ambiente. Para quem está fora, a vista sobre o corpo de água é enigmática como os brises que revelam vislumbres do interior, fazendo com que se queria olhar duas vezes!

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 3 de 29
© Ravi Kanade

Nós ficamos muito satisfeitos em empregar materiais localmente disponíveis como o granito Sadarahalli usando-o em vários acabamentos e combinações por toda a casa.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 20 de 29
Planta baixa - primeiro pavimento

O hall de entrada foi destinado a fundir-se com a sala de estar demarcada somente através de uma tela translúcida. Mas, quando nos deparamos com uma porta antiga bonita, sabíamos que era a peça certa para ele. Foi maravilhosamente simbólica na entrada e deu o equilíbrio certo de tradição que estávamos procurando a fim de  refletir a filosofia inerente do nosso cliente. A porta foi emparelhada lindamente com um sino antigo que pendia bem ao lado da porta de madeira muito contemporânea.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 5 de 29
© Tina Nandi

Junto com a porta antiga também utilizamos um pilar de madeira delicadamente esculpido com proporções fascinantes. Foi fixado sobre uma base de granito e esculpido em um alinhamento fora do centro na sala de jantar ao longo do corredor. Junto com a mesa de jantar de madeira sólida, o banco conferiu calor e personalidade ao espaço, juntamente com a modernidade das cadeiras de acrílico transparente e o candelabro que complementa os gestos tradicionais.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 7 de 29
© Tina Nandi

Os interiores e peças de mobiliário foram planejados para serem simples. O preto espelhado é combinado com mesas de madeira esculpidas à mão, elegantes mesas de canto com tapetes de inspiração folclórica, sofás minimalistas com almofadas da arte gráfica de impressa. A combinação destes elementos foi feita especialmente para o nosso cliente, devido aos seus antecedentes e estilo de vida, para abranger um equilíbrio ideal entre a modernidade e a tradição.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 13 de 29
© Tina Nandi

Painéis em MDF impressos foram usados em muitos locais. A partir da grande cópia da árvore para os padrões de Ikat menores, utilizamos uma variedade de painéis para animar as simples peças do mobiliário.

Casa Pátio / Abin Design Studio - Imagem 11 de 29
© Tina Nandi

A elegância do design desta casa reside na sua simplicidade. A liberdade que tivemos ao projetar foi incrível. Como arquitetos muitas vezes nos desanimamos com praticidade, porém aprendemos a lutar para contornar isso e o consultor estrutural brilhante do projeto, nesse caso, fez nossos sonhos extremamente reais! Todo o processo de concepção e construção desta humilde casa repercutiu em nós uma filosofia de projeto ousada.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / Abin Design Studio" [Courtyard House / Abin Design Studio] 29 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786432/casa-patio-abin-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.