O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Colômbia
  5. López Montoya Arquitectos
  6. 2014
  7. Casa de Ar & Vidro / López Montoya Arquitectos

Casa de Ar & Vidro / López Montoya Arquitectos

Casa de Ar & Vidro / López Montoya Arquitectos
Casa de Ar & Vidro / López Montoya Arquitectos, © Sergio Gómez
© Sergio Gómez

© Sergio Gómez © Sergio Gómez © Sergio Gómez © Sergio Gómez + 29

  • Arquitetos Colaboradores

    Daniela Díaz Mejía
  • Estagiário

    Jorge Puerta Yépes
  • Desenho e cálculo estrutural

    Estructuras y Sísmicas S.A.S. Ingeniero Civil Néstor Fredy Carvajal
  • Estudo geotécnico

    Consulcivil S.A.S. Ingeniero Civil Alejandro Velásquez Álvarez
  • Construção

    Constructiva Arquitectura S.A.S. Arquitecta Gloria Patricia Múnera Pineda
  • Mais informações Menos informações
© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a meia ladeira, sobre as colinas orientais de Medellín, a Casa de Ar & Vidro se assenta delicadamente sobre um pequeno promontório, ao qual se acede desde uma via que chega até a garagem, onde uma escada rompe o volume para gerar uma abertura que permite a entrada de luz e entreve o pátio, acentuando a sensação de leveza.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

Dois prismas retangulares precisos, prolixos e frisados por uma ponte de vidro que os articula em torno de um espelho d'água e um pátio triangular animado pela presença de um eucalipto. Cada um deles é formalizado mediante dois concretos forjados, um que levita a oitenta centímetros do nível do solo e o plano de cobertura, suportado por quatro pilares metálicos perfurados que salvam vãos de 17 metros. Os forjados são trabalhados com cofragem de madeira que texturam o material, gerando um aspecto cálido no interior dos espaços. A estrutura formal da casa poderia ser definida como um espaço de ar "apertado" pelas pranchas de concreto e pausado entre o vidro, para construir espaços de circulação.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez
Isométrica 2
Isométrica 2

Uma paleta sóbria de poucos materiais define toda a residência, concreto branco aparente e feito in loco, madeira, travertino e vidro, resolvem alguns pisos, paredes, forros e estrutura, acentuando a simplicidade formal e tectônica buscada.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez
Sección 2
Sección 2
© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

A residência incorpora um manejo bioclimático atingido a partir de uma deliberada incursão de ar frio e uma programada abertura de claraboias nos forjados da cobertura, que permitem a aeração natural de todos os espaços.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa de Ar & Vidro / López Montoya Arquitectos" [Casa de Aire & Vidrio / López Montoya Arquitectos] 23 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785990/casa-de-ar-and-vidro-lopez-montoya-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.