O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. China
  5. HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen
  6. 2014
  7. Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen

Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen

  • 11:00 - 23 Abril, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen
Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen, © LI Minfei
© LI Minfei

© LI Minfei © LI Minfei © LI Minfei © LI Minfei + 20

© LI Minfei
© LI Minfei

Descrição enviada pela equipe de projeto. O laboratório (Sustainable Lifestyle Lab) foi criado pelo centro de pesquisa científica do Instituto de Artes e Desenho Sustentável, na Universidade de Tsinghuae, e pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário Participativo. A moradia modular é composta por seis contêineres sobre os quais foram aplicadas uma filosofia verde, saudável e de baixa emissão de carbono, de acordo com a vida diária, para que mais pessoas entendam e possam participar dela.  

Descrição do desenho
Descrição do desenho

Material

Devido a algumas restrições, o tempo de construção deveria ser muito curto e a moradia deveria ser reciclável e eficiente. Por isso escolhemos uma moradia modular baseada em contêineres. A estrutura de caixa, portas, janelas, coberturas, pisos e paredes pode ser pré-fabricada na indústria. 

© LI Minfei
© LI Minfei

Processo construtivo

A moradia modulada por contêineres estabeleceu um completo sistema de produção. Os valores pré-determinados e a construção podem ser completados pelo fabricante. Cada contêiner requer aproximadamente meia hora para ser erguido. Assim, o próximo passo é instalar as junções impermeáveis entre eles. Por fim, se procede a instalação das escadas e das portas interiores. O desenho interior, a instalação de equipamentos energéticos e a vegetação são completados pelo proprietário. Os seis contêineres são feitos com um custo de 180,000 yuan, enquanto sua cota de modificação, transporte e instalação é de 38,000 yuan, conformando um total de 218,000 yuan. 

Processo Construtivo
Processo Construtivo

Espaço e função

A moradia é composta por seis contêineres (6055mm*2435mm*2790mm), empregando o desenho modular: cada caixa no seu interior é uma unidade espacial padrão com diferentes funções. A diferente combinação dos seus padrões formais varia com a área das funções determinadas. A moradia inclui três dormitórios, um depósito, um espaço de exibição, uma cozinha e banheiro. O contêiner de entrada é vertical o que o diferencia dos outros cinco, formando um pátio.

Planta Baixa
Planta Baixa

Preocupação com entorno

O custo da produção de um módulo-contêiner é muito baixo, além de ser reutilizável, com baixas emissões de carbono e eficientemente energético. Pode ser transportado convenientemente a um preço bastante pequeno. Sua construção é rápida e simples e seus recursos economizados, com menor poluição pelo pó e ruído. 

© LI Minfei
© LI Minfei

Sistema de desenho eco-cíclico: coleta de águas cinzas, tratamento e reutilização, sistema de regeneração de águas: coleta dos rejeitos da cozinha e orgânicos, tratamento e reutilização com base em um biodigestor de gás; utilização da energia do vento e a água da chuva; agricultura orgânica.

Solução do Sistema Integrado
Solução do Sistema Integrado

Promoção da Comunidade Participativa 

O cliente viverá nesta casa por dois à três anos para corrigir constantemente o desenho da função e o sistema energético, manter verdes as plantas, gerar soluções compreensíveis para uma edificação sustentável e finalmente, explorar a possibilidade de construir uma Comunidade Participativa que se ajusta aos resultados do experimento.

Processo construtivo espontâneo
Processo construtivo espontâneo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen" [Lettuce House / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen] 23 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785972/lettuce-house-he-ding-wang-wei-kong-lingchen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.