Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen

Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen - Mais Imagens+ 15

© LI Minfei

Descrição enviada pela equipe de projeto. O laboratório (Sustainable Lifestyle Lab) foi criado pelo centro de pesquisa científica do Instituto de Artes e Desenho Sustentável, na Universidade de Tsinghuae, e pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário Participativo. A moradia modular é composta por seis contêineres sobre os quais foram aplicadas uma filosofia verde, saudável e de baixa emissão de carbono, de acordo com a vida diária, para que mais pessoas entendam e possam participar dela.  

Descrição do desenho

Material

Devido a algumas restrições, o tempo de construção deveria ser muito curto e a moradia deveria ser reciclável e eficiente. Por isso escolhemos uma moradia modular baseada em contêineres. A estrutura de caixa, portas, janelas, coberturas, pisos e paredes pode ser pré-fabricada na indústria. 

© LI Minfei

Processo construtivo

A moradia modulada por contêineres estabeleceu um completo sistema de produção. Os valores pré-determinados e a construção podem ser completados pelo fabricante. Cada contêiner requer aproximadamente meia hora para ser erguido. Assim, o próximo passo é instalar as junções impermeáveis entre eles. Por fim, se procede a instalação das escadas e das portas interiores. O desenho interior, a instalação de equipamentos energéticos e a vegetação são completados pelo proprietário. Os seis contêineres são feitos com um custo de 180,000 yuan, enquanto sua cota de modificação, transporte e instalação é de 38,000 yuan, conformando um total de 218,000 yuan. 

Processo Construtivo

Espaço e função

A moradia é composta por seis contêineres (6055mm*2435mm*2790mm), empregando o desenho modular: cada caixa no seu interior é uma unidade espacial padrão com diferentes funções. A diferente combinação dos seus padrões formais varia com a área das funções determinadas. A moradia inclui três dormitórios, um depósito, um espaço de exibição, uma cozinha e banheiro. O contêiner de entrada é vertical o que o diferencia dos outros cinco, formando um pátio.

Planta Baixa

Preocupação com entorno

O custo da produção de um módulo-contêiner é muito baixo, além de ser reutilizável, com baixas emissões de carbono e eficientemente energético. Pode ser transportado convenientemente a um preço bastante pequeno. Sua construção é rápida e simples e seus recursos economizados, com menor poluição pelo pó e ruído. 

© LI Minfei

Sistema de desenho eco-cíclico: coleta de águas cinzas, tratamento e reutilização, sistema de regeneração de águas: coleta dos rejeitos da cozinha e orgânicos, tratamento e reutilização com base em um biodigestor de gás; utilização da energia do vento e a água da chuva; agricultura orgânica.

Solução do Sistema Integrado

Promoção da Comunidade Participativa 

O cliente viverá nesta casa por dois à três anos para corrigir constantemente o desenho da função e o sistema energético, manter verdes as plantas, gerar soluções compreensíveis para uma edificação sustentável e finalmente, explorar a possibilidade de construir uma Comunidade Participativa que se ajusta aos resultados do experimento.

Processo construtivo espontâneo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen" [Lettuce House / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen] 23 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785972/lettuce-house-he-ding-wang-wei-kong-lingchen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.