Casa Hollway / Daniel Marshall Architects

Auckland, Nova Zelândia

Casa Hollway / Daniel Marshall Architects - Mais Imagens+ 11

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno é uma larga faixa de uma rua suburbana em Mellons Bay, que possui uma vista sobre um penhasco de pedra de onde se observa as ilhas do golfo. O local se mistura com o piso da rua, adaptando-se a um curso natural de água de manancial que corre por dois terços do terreno.

© Simon Devitt

Condições prévias

Uma casa retangular existente, da década de 1960, de dois andares, estava localizada no local, atravessando-o e bloqueando qualquer transição visual entre a rua e o mar. A casa estava em um péssimo estado, em grande parte devido a falta de diálogo e proteção a respeito do curso d'água que cruzada sob ela. Havia sido mal projetada, ignorava a paisagem, além de estar em um surpreendente nível de abandono. 

© Simon Devitt

Desenho

A nova casa foi desenhada para um interessante casal com 2 filhos grandes. Apesar da atrativa orla marítima do local, recuou-se o projeto da borda, evitando o gesto extremo, para deixar livre a paisagem e seu compromisso com o mar. 

© Simon Devitt

Conceitualmente, a casa consta de dois elementos oblíquos e transpassáveis, um sobre o outro, que se mantém em êxtase por um elemento de conexão que atravessa o corte da 'paisagem reconstruída'. A localização e a geometria derivaram de uma investigação paramétrica do local em términos de fluxo de água, desde o caminho ao mar. Isto se articula por uma série de caraterísticas da água que ao descer, através do pátio, no centro da casa, e se conecta a corrente de água natural inferior. 

Planta baixa - térreo

Considerações ambientais

1)  Reutilização adaptativa. Grande parte da casa original foi reciclada e reutilizada no local. As tábuas de madeira foram utilizadas na construção, as vigas de aço e o revestimento de pedra do sótão original, no paisagismo. Um carvalho que estava no local foi cortado e sua madeira utilizada nos móveis da cozinha;

© Simon Devitt

2)  Coleta da água da chuva: a água pluvial é recolhida e armazenada em um tanque de 3.500 litros sob a casa - utilizando a área do porão da moradia original; 

3)  Energia solar: a energia solar é utilizada para aquecer a água da moradia;

© Simon Devitt

4)  Isolamento: a carpinteira utiliza os perfis alemães feitos de madeira Accoya (madeira de pinos tratada sem químicos). 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hollway / Daniel Marshall Architects" [Hollway House / Daniel Marshall Architects] 19 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785784/casa-hollway-daniel-marshall-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.