Les Jumelles / Atelier Pierre Thibault

Les Jumelles / Atelier Pierre Thibault - Mais Imagens+ 15

Lac-Brome, Canadá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi desenhado para um local plano, escassamente arborizado. A casa original construída totalmente em pedra, datava de princípios do século XIX e suas proporções eram equilibradas, mas a ampliação realizada em meados do século XX era um pouco caótica. 

© Alain Laforest

Os clientes possuem quatro filhos e uma grande família agregada. Isto os levou a buscar um espaço que pudesse dar conta de todos os membros. A casa de pedra não poderia satisfazer suas necessidades, por isso uma extensão se fez totalmente necessária. Foram examinados diferentes cenários, como fazendo frequentemente, ao começar o projeto; É possível manter alguns elementos da ampliação existente? Podemos manter as fundações? Devemos construir uma nova extensão? Tivemos que levar em conta todas estas possibilidades para logo apresentá-las aos clientes. 

Corte

Ao esboçar a fachada lateral da casa centenária, nos surgiu a ideia de replicá-la ao lado. Apareceu de maneira intuitiva um perfil idêntico em madeira, como uma cópia contemporânea do volume de pedra ancestral. A repetição do volume simples remete a história do local. As texturas antigas e contemporâneas parecem dialogar, trazendo literalmente a arquitetura vernacular para o presente. 

© Alain Laforest

As linhas da casa existente foram reproduzidas com sobriedade. Os volumes gêmeos estão levemente separados entre si a fim de deixar um espaço para o acesso. Um corredor conecta os dois volumes e se estende até que perfura a ampliação para criar uma grande abertura. No lugar de pedra, as extensões estão completamente cobertas de telhas brancas. 

© Alain Laforest

As habitações das crianças estão no ático da moradia antiga, enquanto o dormitório do principal encontra-se no primeiro nível da nova casa para preservar a intimidade dos pais; a grande claraboia no seu dormitório oferece um lugar para se sentar e contemplar o bosque de pinos mais abaixo do local.

© Alain Laforest

O térreo da casa mais antiga está completamente sem móveis para criar um salão aconchegante e espaçoso. Na nova parte, nos encontramos com a cozinha e o sala de jantar de pé-direito duplo. A cozinha é um elemento fundamental que conecta ambos volumes e se observa um panorama completo das diferentes partes da moradia desde seu grande espaço. A sala de jantar possui dimensões suficientemente generosas que permitem acolher muitos convidados. Este espaço branco e luminoso contrasta com o ambiente acolhedor e íntimo do lar ancestral. Por trás da parede da cozinha, um grande closet serve para armazenar abrigos, botas, chapéus, esquis, etc.

© Alain Laforest

O local mostra uma leve inclinação descendente em direção a parte posterior. Aproveitamos a oportunidade para criar um nível com vistas ao jardim, sob o térreo da cada contemporânea. Inclui-se também uma suite para os convidados e uma sala de estar.

© Alain Laforest

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Les Jumelles / Atelier Pierre Thibault" [Les Jumelles / Atelier Pierre Thibault] 17 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785667/les-jumelles-atelier-pierre-thibault> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.