Prosperidad 49 / Taller Plan A

Prosperidad 49 / Taller Plan A - Mais Imagens+ 22

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Taller Plan A; Taller Plan A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1044
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Betanzos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  INTERCERAMIC
  • Equipe De Projeto: David Tellez, Alejandra Aldana, Emmanuel Abaunza
  • Construtora: Raúl Castillo
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Betanzos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho do 'Properidad 49' está baseado nas necessidades básicas, criando uma relação harmônica entre o usuário e a arquitetura do edifício com todo o que é necessário, como iluminação, ventilação, acabamentos, espaços públicos e privados.

Planta Baixa

A fachada está integrada por 3 elementos como o recinto, a fachada integral de vidro e a madeira. O espaço toma uma parte importante do desenho já que confere ritmo no tamanho das aberturas; O portão de madeira cria um jogo visual na relação interior/exterior, não somente para a iluminação como também na vista pelos ambos lados escondendo a estrutura por entre a madeira; a fachada integral de vidro possui um jogo entre transparência e opacidade possibilitando diferentes entradas de luz e vistas.

© Marcos Betanzos

O hall principal conta com acabamentos mais sóbrios, para separar a rua com o interior alterando texturas, iluminação e relação de espaços. Encontramos o estacionamento e a guarita de vigilância para o controle de acesso e como premissa de desenho em geral, temos as circulações verticais tais como escadas e elevador. 

© Marcos Betanzos

A escada principal está feita de concreto e estrutura metálica, cada degrau está feito individualmente em um molde metálico com desenho especial, também deveríamos contar com um elemento que deixasse entrar a luz, o vento, mas não a chuva. Para tanto, desenvolveu-se um muxarabi com peças cerâmicas acomodadas de tal maneira que satisfizesse estas necessidades; isto ajudaria a separar os apartamentos por níveis para que não tenham relação direta um com o outro. 

© Marcos Betanzos

Um elemento importante para Prosperidad 49 foi a parede verde interna, de modo que os 5 apartamentos têm uma visão amigável, incluindo a geometria em L que evitar a permeabilidade visual entre os espaços.

© Marcos Betanzos

Para a grande cidade em que vivemos é muito importante planejar o ambiente. O edifício dispõe de coleta para águas pluviais utilizando-a para irrigação da parede verde e para abastecer o vaso sanitário, evitando a despesa extra com água.

Corte A

Os 2 apartamentos que estão localizados na fachada principal com vistas para a rua prosperidad onde estão os espaços de sala de jantar e dormitório. Os dormitórios principais que estão na parte posterior, possuem uma vista da parede verde para evitar interação com os vizinhos e privatizar a vista à um espaço mais amigável.

© Marcos Betanzos

Na parte interior encontramos 3 apartamentos orientados para que recebam luz natural todo o dia tendo um pé-direito livre de 2.70m para sua máxima captação, com exceção do primeiro apartamento que conta com uma altura de 3.2m já que a planta conta com a flexibilidade para o cliente que queria retirar o forro e deixar o concreto aparente. 

© Marcos Betanzos

Devido a geometria, os apartamentos interiores contam com uma abertura que corre ao longo da cozinha, sala de estar, sala de jantar com vista à parede verde como os dormitórios principais, para não ter uma vista castigada a um muro de concreto ou uma vista do teto do vizinho. Os dormitórios posteriores contam com a vista ao vazio do estacionamento que se colocaram trepadeiras para ter uma vista agradável.

Planta baixa - terraço

No último nível estão os quartos de serviço de cada apartamento, um terraço privado e um terraço comum para todos os apartamentos com uma grande vista da Cidade do México e vista superior a parede verde de 13m de altura.

© Marcos Betanzos

Criar o elemento arquitetônico Prosperidad 49 foi um trabalho em equipe, desde a área de projetos formada por Arq. David Tellez, Arq. Alejandra Aldana e Arq. Emmanuel Abaunza e na área de construção pelo Eng.Raúl Castillo para formar uma mesa de trabalho para resolver desde as necessidades arquitetônicas, tempo de execução, planejamento, cuidado aos detalhes, seleção de acabamentos de primeira qualidade, mão-de-obra, etc.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Prosperidad, Cidade do México, D.F., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Prosperidad 49 / Taller Plan A" [Prosperidad 49 / Taller Plan A] 17 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785666/prosperidad-49-taller-plan-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.