O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. México
  5. Taller Plan A
  6. Prosperidad 49 / Taller Plan A

Prosperidad 49 / Taller Plan A

  • 21:00 - 17 Abril, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Prosperidad 49 / Taller Plan A
Prosperidad 49 / Taller Plan A, © Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

© Marcos Betanzos © Marcos Betanzos © Marcos Betanzos © Marcos Betanzos + 27

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho do 'Properidad 49' está baseado nas necessidades básicas, criando uma relação harmônica entre o usuário e a arquitetura do edifício com todo o que é necessário, como iluminação, ventilação, acabamentos, espaços públicos e privados.

Planta Baixa
Planta Baixa

A fachada está integrada por 3 elementos como o recinto, a fachada integral de vidro e a madeira. O espaço toma uma parte importante do desenho já que confere ritmo no tamanho das aberturas; O portão de madeira cria um jogo visual na relação interior/exterior, não somente para a iluminação como também na vista pelos ambos lados escondendo a estrutura por entre a madeira; a fachada integral de vidro possui um jogo entre transparência e opacidade possibilitando diferentes entradas de luz e vistas.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

O hall principal conta com acabamentos mais sóbrios, para separar a rua com o interior alterando texturas, iluminação e relação de espaços. Encontramos o estacionamento e a guarita de vigilância para o controle de acesso e como premissa de desenho em geral, temos as circulações verticais tais como escadas e elevador. 

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

A escada principal está feita de concreto e estrutura metálica, cada degrau está feito individualmente em um molde metálico com desenho especial, também deveríamos contar com um elemento que deixasse entrar a luz, o vento, mas não a chuva. Para tanto, desenvolveu-se um muxarabi com peças cerâmicas acomodadas de tal maneira que satisfizesse estas necessidades; isto ajudaria a separar os apartamentos por níveis para que não tenham relação direta um com o outro. 

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Um elemento importante para Prosperidad 49 foi a parede verde interna, de modo que os 5 apartamentos têm uma visão amigável, incluindo a geometria em L que evitar a permeabilidade visual entre os espaços.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Para a grande cidade em que vivemos é muito importante planejar o ambiente. O edifício dispõe de coleta para águas pluviais utilizando-a para irrigação da parede verde e para abastecer o vaso sanitário, evitando a despesa extra com água.

Corte A
Corte A

Os 2 apartamentos que estão localizados na fachada principal com vistas para a rua prosperidad onde estão os espaços de sala de jantar e dormitório. Os dormitórios principais que estão na parte posterior, possuem uma vista da parede verde para evitar interação com os vizinhos e privatizar a vista à um espaço mais amigável.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Na parte interior encontramos 3 apartamentos orientados para que recebam luz natural todo o dia tendo um pé-direito livre de 2.70m para sua máxima captação, com exceção do primeiro apartamento que conta com uma altura de 3.2m já que a planta conta com a flexibilidade para o cliente que queria retirar o forro e deixar o concreto aparente. 

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Devido a geometria, os apartamentos interiores contam com uma abertura que corre ao longo da cozinha, sala de estar, sala de jantar com vista à parede verde como os dormitórios principais, para não ter uma vista castigada a um muro de concreto ou uma vista do teto do vizinho. Os dormitórios posteriores contam com a vista ao vazio do estacionamento que se colocaram trepadeiras para ter uma vista agradável.

Planta baixa - terraço
Planta baixa - terraço

No último nível estão os quartos de serviço de cada apartamento, um terraço privado e um terraço comum para todos os apartamentos com uma grande vista da Cidade do México e vista superior a parede verde de 13m de altura.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Criar o elemento arquitetônico Prosperidad 49 foi um trabalho em equipe, desde a área de projetos formada por Arq. David Tellez, Arq. Alejandra Aldana e Arq. Emmanuel Abaunza e na área de construção pelo Eng.Raúl Castillo para formar uma mesa de trabalho para resolver desde as necessidades arquitetônicas, tempo de execução, planejamento, cuidado aos detalhes, seleção de acabamentos de primeira qualidade, mão-de-obra, etc.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Taller Plan A
Escritório
Cita: "Prosperidad 49 / Taller Plan A" [Prosperidad 49 / Taller Plan A] 17 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785666/prosperidad-49-taller-plan-a> ISSN 0719-8906