Casa 50m2 / OBBA

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 2 de 23Casa 50m2 / OBBA - Imagem 3 de 23Casa 50m2 / OBBA - Imagem 4 de 23Casa 50m2 / OBBA - Imagem 5 de 23Casa 50m2 / OBBA - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: OBBA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Arquitetos Responsáveis: Sojung Lee, Sangjoon Kwak
  • Equipe De Projeto: Jaeho Kim, Daae Kim, Hojae Lee, Sojae Ahn
  • Construtora: TCM Global
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
Casa 50m2 / OBBA - Imagem 18 de 23
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. De acordo com os dados do senso de 2015, do Instituto de Seul, a superfície média da casa de um recém-casado é de 72,70 m2 e 44,6% dos recém-casados vivem em um edifício de apartamentos e/ou de uso misto comercial/residencial. Dois terços dos casais recém-casados alugam os apartamentos com um regime de depósitos e 49,3% dos casais pagam entre 100 a 200 milhões de KRW. A tipologia padronizada e os preços inflacionados das moradias limitam o parâmetro de escolha, optando por uma casa para um jovem casal.

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 14 de 23
© Kyungsub Shin

Os clientes estavam prontos para se casar. Eles nos pediram uma casa baseada em suas perguntas fundamentais sobre como iniciar uma vida juntos, satisfazendo as necessidades básicas. Queriam uma vida modesta, porém abundante. O projeto surgiu da busca por uma solução realista para os recém-casados, que mudam-se para um domicílio alternativo, distinto a um edifício de apartamentos ou uma moradia de unidades mistas. 

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 20 de 23
Planta baixa - segundo pavimento

O terreno encontra-se em um lugar na entrada de Gaemimaeul, uma das poucas colonias de catadores de lixo que restaram em Seul, Seodaemoon-ku, Hongjaedong. Os muros deste antigo bairro de casebres estão decorados com pinturas em uma tentativa de embelezar a área e isto exala uma misteriosa atmosfera. Dois caminhos adjacentes, de 8 metros de largura, ao lado nordeste e 3 metros de largura ao lado noroeste, se encontram em um angulo e nos dois lados, sudoeste e sudeste, existem estreitas ruelas exclusivas para os pedestres. O local é muito inclinado, com uma diferença de nível de 4 metros.

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 2 de 23
© Kyungsub Shin

Nós nos concentramos em três questões principais. Uma era a de encontrar maneiras para ler e se aproximar das más condições do terreno adquirido pelo cliente dentro do orçamento limitado. A outra foi integrar a casa na paisagem dos murais coloridos que contrastam com o monótono bairro de casebres existente. Por último, a questão era evocar uma pequena, porém abundante, espacialidade dentro do modesto orçamento de construção.

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 17 de 23
© Kyungsub Shin

Era importante preservar e utilizar a condição do local tanto quanto foi possível, para que o processo de construção fosse mais eficaz. A casa é um edifício de dois pavimentos que contem os programas mínimos solicitados pelo cliente. A superfície construída é de menos de 50m2, a área máxima que legalmente não requer um estacionamento.

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 23 de 23
Corte 2

Como o local está rodeado pelas ruas inclinadas ao norte, desenhou-se a entrada do edifício entre o primeiro e segundo pavimento. Para uma circulação e um programa eficiente na casa, colocamos a sala de estar e a cozinha no segundo pavimento, a fim de ter suficiente luz natural e uma grande vista, já que o casal passa a maior parte do tempo nestes espaços. Alguns cômodos privados e o banheiro estão no térreo.

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 10 de 23
© Kyungsub Shin

A casa é pequena, mas todos os cantos são utilizados de maneira eficiente. No ático da residência existe um estúdio ou uma sala de projeção e as escadas que conduzem ao ático funcionam como estantes. Existe uma diferença de nível entre o salão e a cozinha para que a mesa possa se estender e tornar-se uma grande mesa para sala de estar.

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 22 de 23
Corte 1

Nossa cultura de moradia foi ocupada pelo desenvolvimento em grande escala junto a lógica capitalista, que se traduziu em muitas características próprias da cidade. Se buscamos soluções para as restantes e pequenas terras pobres na cidade, é possível antecipar que nossa tipologia de moradia é abundante ao mesmo tempo em que mantém as características locais. 

Casa 50m2 / OBBA - Imagem 12 de 23
© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa 50m2 / OBBA" [50m2 House / OBBA] 17 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785664/casa-50m2-obba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.