O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Coreia do Sul
  5. OBBA
  6. 2015
  7. Casa 50m2 / OBBA

Casa 50m2 / OBBA

  • 09:00 - 17 Abril, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa 50m2 / OBBA
Casa 50m2 / OBBA, © Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

© Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin + 23

  • Arquitetos

  • Localização

  • Arquitetos Responsáveis

    Sojung Lee, Sangjoon Kwak
  • Área

    50.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. De acordo com os dados do senso de 2015, do Instituto de Seul, a superfície média da casa de um recém-casado é de 72,70 m2 e 44,6% dos recém-casados vivem em um edifício de apartamentos e/ou de uso misto comercial/residencial. Dois terços dos casais recém-casados alugam os apartamentos com um regime de depósitos e 49,3% dos casais pagam entre 100 a 200 milhões de KRW. A tipologia padronizada e os preços inflacionados das moradias limitam o parâmetro de escolha, optando por uma casa para um jovem casal.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Os clientes estavam prontos para se casar. Eles nos pediram uma casa baseada em suas perguntas fundamentais sobre como iniciar uma vida juntos, satisfazendo as necessidades básicas. Queriam uma vida modesta, porém abundante. O projeto surgiu da busca por uma solução realista para os recém-casados, que mudam-se para um domicílio alternativo, distinto a um edifício de apartamentos ou uma moradia de unidades mistas. 

Planta baixa - segundo pavimento
Planta baixa - segundo pavimento

O terreno encontra-se em um lugar na entrada de Gaemimaeul, uma das poucas colonias de catadores de lixo que restaram em Seul, Seodaemoon-ku, Hongjaedong. Os muros deste antigo bairro de casebres estão decorados com pinturas em uma tentativa de embelezar a área e isto exala uma misteriosa atmosfera. Dois caminhos adjacentes, de 8 metros de largura, ao lado nordeste e 3 metros de largura ao lado noroeste, se encontram em um angulo e nos dois lados, sudoeste e sudeste, existem estreitas ruelas exclusivas para os pedestres. O local é muito inclinado, com uma diferença de nível de 4 metros.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Nós nos concentramos em três questões principais. Uma era a de encontrar maneiras para ler e se aproximar das más condições do terreno adquirido pelo cliente dentro do orçamento limitado. A outra foi integrar a casa na paisagem dos murais coloridos que contrastam com o monótono bairro de casebres existente. Por último, a questão era evocar uma pequena, porém abundante, espacialidade dentro do modesto orçamento de construção.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Era importante preservar e utilizar a condição do local tanto quanto foi possível, para que o processo de construção fosse mais eficaz. A casa é um edifício de dois pavimentos que contem os programas mínimos solicitados pelo cliente. A superfície construída é de menos de 50m2, a área máxima que legalmente não requer um estacionamento.

Corte 2
Corte 2

Como o local está rodeado pelas ruas inclinadas ao norte, desenhou-se a entrada do edifício entre o primeiro e segundo pavimento. Para uma circulação e um programa eficiente na casa, colocamos a sala de estar e a cozinha no segundo pavimento, a fim de ter suficiente luz natural e uma grande vista, já que o casal passa a maior parte do tempo nestes espaços. Alguns cômodos privados e o banheiro estão no térreo.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

A casa é pequena, mas todos os cantos são utilizados de maneira eficiente. No ático da residência existe um estúdio ou uma sala de projeção e as escadas que conduzem ao ático funcionam como estantes. Existe uma diferença de nível entre o salão e a cozinha para que a mesa possa se estender e tornar-se uma grande mesa para sala de estar.

Corte 1
Corte 1

Nossa cultura de moradia foi ocupada pelo desenvolvimento em grande escala junto a lógica capitalista, que se traduziu em muitas características próprias da cidade. Se buscamos soluções para as restantes e pequenas terras pobres na cidade, é possível antecipar que nossa tipologia de moradia é abundante ao mesmo tempo em que mantém as características locais. 

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin
Cita: "Casa 50m2 / OBBA" [50m2 House / OBBA] 17 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785664/casa-50m2-obba> ISSN 0719-8906