Residência para Charis / Biome Environmental Solutions

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 2 de 22Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 3 de 22Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 4 de 22Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 5 de 22Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Mais Imagens+ 17

Bengaluru, Índia
  • Equipe De Projeto: Chitra Vishwanath, Anurag Tamhankar
  • Consultoria: Mesha Structural Consultants
  • Construção: Naveen KB, K. Ravi and team
  • Cidade: Bengaluru
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 5 de 22
© Vivek Muthuramalingam

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada nos arredores de Bangalore, na borda de um jardim em torno de um parque junto à um lago. Como o terreno é de esquina, a casa é projetada para que seja vista de ambas as laterais. A medida que se caminha ao seu redor a edificação revela suas características, paredes perfuradas com janelas de diferentes tamanhos e cores, coberturas inclinadas em ângulos peculiares. 

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 11 de 22
© Vivek Muthuramalingam

Embora localizado próximo a um lago ao norte, não é exatamente uma vista muito agradável nos níveis mais baixos, uma vez que ali também está uma grande boca de lobo para excesso de água da chuva.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 13 de 22
Planta Térreo

O programa exigia que a casa tivesse dois espaços de estar - uma ala para hóspedes auto suficiente e a casa para a família. As áreas para os hóspedes possuem um quarto grande com banheiro acessível, uma sala de estar e uma pequena cozinha. A ala da família conta com três banheiros, estar, jantar e cozinha. Conectando as duas alas está um grande pátio interno com uma palmeira existente no terreno.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 10 de 22
© Gautam Vishwanath

Todas as áreas comuns de ambas as alas se abrem para este pátio que recebe espécies de plantas consideradas indígenas, enquanto os quartos desfrutam de um cenário espetacular do lago contra o céu poente. A porta principal se abre para este pátio que também se torna semi aberto à sala de estar. O pátio é dividido em dois com uma varanda que os conecta, onde está um balanço e espaço suficiente para acomodar outras cadeiras de forma livre. A varanda está por sobre o tanque de armazenamento de água da chuva.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 8 de 22
© Vivek Muthuramalingam

Na unidade principal, a área de estar e de jantar tem cobertura em forma de três cúpulas. O sol de Bangalore não é muito forte durante a maior parte do ano e o mais adequado é que a luz natural venha de cima ao invés de vir pelas fachadas laterais. As abóbadas criam aberturas superiores com gradios nas extremidades norte e sul, levemente sombreados. Isto é alcançado ao fazer as duas aberturas em tamanhos diferentes. Duas aberturas menores se separam de uma cúpula maior são feitas em argila oca.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 14 de 22
Planta Primeiro Pavimento

Estas aberturas superiores são janelas de vidros fixos. Um pequeno ambiente está escondido entre a cozinha, sala de jantar e quarto, e conta com uma pia embutida feita em granito e uma torneira, também em granito, com acionamento em um pedal.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 6 de 22
© Vivek Muthuramalingam

O quarto principal possui as janelas padronizadas no oeste, e um assento de janela que permite a entrada da brisa fresca do jardim. O forro deste quarto foi deixado ser revestimento e com um motivo inspirado em MC Escher. O banheiro acoplado é uma combinação de preto e branco com uma pia feita de granito esculpido a mão.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 21 de 22
Corte CC

O pavimento superior da casa é dedicado às crianças, com uma área para brincadeiras e um terraço estendido na cobertura jardim.

A unidade de hóspedes na lateral leste do terreno possui uma rampa suave desde a entrada à porta principal garantindo acesso sem barreiras ao longo de todo o térreo da casa. Grande quantidade de abertura e interiores completamente brancos garantem que todos os espaços são amplamente claros e bem ventilados.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 7 de 22
© Vivek Muthuramalingam

Como o escritório trabalha com a terra como material de construção, gostamos de experimentar maneiras diferentes de construir com ela. Para seu uso comercial esta experimentação necessita de patrocínios - Charis foi nosso parceiro neste projeto. Nesta casa utilizamos fundação de terra batida, paredes de adobe e métodos de biotecnologia do solo para tratamento das águas cinzas - todas uma primeira vez para o escritório.

Residência para Charis / Biome Environmental Solutions - Imagem 2 de 22
© Gautam Vishwanath

As fundações receberam camadas de plástico coletado nos arredores e a terra escavada foi compactada para as fundações até o térreo. O adore estabilizado foi utilizado principalmente na ala de hóspedes, o que representou um grande aprendizado ao confirmar que este tipo de material pode possuir a mesma resistência estrutural que tijolos cerâmicos, mas são um método a ser adotado onde as dependências e habilidades necessárias em utilizar uma máquina podem ser evitados, e utilizando portanto o uso da terra como um material construtivo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência para Charis / Biome Environmental Solutions" [Residence for Charis / Biome Environmental Solutions] 08 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785079/residencia-para-charis-biome-environmental-solutions> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.